Para ajudá-lo com as lições de RH que se aproximam do ano novo, pedimos aos CEOs e líderes da área de RH esta pergunta para obter suas melhores recomendações. Desde se inclinar para o trabalho remoto até usar a regra 80/20, existem vários ensinamentos que podem ajudar a melhorar sua estratégia de RH.
Aqui estão 11 lições para melhorar sua estratégia de gestão de talentos em 2023:
- Priorize o reconhecimento dos funcionários
- Promover justiça e equidade
- Alinhar estratégias de talentos com metas de negócios
- Planeje taxas de rotatividade sustentadas
- Invista em aprendizado e desenvolvimento
- Recrute excelentes candidatos rapidamente
- Capacite seus funcionários
- Comprometa-se a melhorar sua equipe
- Foque na experiência do funcionário
- Incline-se para o trabalho remoto
- Ofereça uma abordagem inclusiva
Priorize o reconhecimento dos funcionários
Uma lição valiosa que aprendi nos últimos dois anos é que, com a mudança para o trabalho remoto e híbrido, o reconhecimento e a valorização dos funcionários se tornaram primordiais.
Em configurações remotas, é muito mais provável que as conquistas passem despercebidas e não sejam apreciadas. Os gerentes são incrivelmente escassos e, quando os funcionários não estão fisicamente presentes, é fácil esquecer de cumprimentar alguém. Isso é particularmente perigoso, visto que a falta de reconhecimento é uma das razões mais comuns pelas quais um funcionário deixa uma empresa.
É por isso que fiz do reconhecimento e valorização dos funcionários um foco importante em 2023. Adotamos um programa de reconhecimento de colegas e até adicionamos um novo canal Slack para quando os parabéns chegarem. Basicamente, meu objetivo é fazer tudo ao meu alcance para garantir que os funcionários sejam reconhecidos por suas realizações.
John RossCEO, Insight de preparação de teste
Promover justiça e equidade
A justiça e a equidade são muito mais importantes do que a diversidade na contratação e a remuneração justa. Os funcionários modernos se sentem mais capacitados para exigir justiça no local de trabalho, e estamos empenhados em examiná-la em todas as mudanças que fazemos nas estratégias de gestão de talentos.
Quer estejamos garantindo que nossos funcionários tenham oportunidades iguais de trabalho flexível, abordando benefícios que se aplicam apenas a funcionários com filhos ou comparando a remuneração de novas contratações para estabelecer padrões de equipe, devemos manter a justiça em mente. Como o local de trabalho muda rapidamente, é ainda mais crucial entender como a aplicação e a percepção de justiça afetam nossa equipe.
Ruben GamezFundador e responsável, SignWell
Alinhar estratégias com objetivos de negócios
Uma das maiores lições que aprendemos é que é crucial entender claramente as metas e objetivos de negócios para alinhar nossos esforços de gerenciamento de talentos de acordo. Ao alinhar nossas estratégias de gestão de talentos com as metas de negócios, podemos criar uma abordagem mais holística e eficaz. Isso nos permitirá não apenas atrair e manter os melhores talentos, mas também desenvolvê-los e engajá-los de uma forma que contribua para o sucesso geral do negócio.
Para isso, precisamos continuar investindo em nossas capacidades de gestão de talentos e garantir que estamos sempre aprendendo e evoluindo.
Linda Shafferdiretor de operações de pessoal, verificador
Planeje taxas de rotatividade sustentadas
Embora estejamos trabalhando para manter o máximo possível de nossa equipe engajada, as tendências são altas e claras – todas as empresas devem esperar taxas de rotatividade mais altas. Embora muitas organizações estejam aumentando a flexibilidade para manter suas equipes, o trabalho híbrido e remoto mantém as pessoas menos vinculadas às suas funções.
Combinando pressões sociais reduzidas com um grupo atraente de grandes empregadores que se expandiu muito além dos limites geográficos tradicionais, os funcionários modernos investem menos em seus empregos e têm mais opções de trabalho do que nunca.
Não estamos jogando nossas mãos para a Grande Renúncia enquanto fazemos esforços concentrados para construir cultura e engajamento para manter nossa equipe fantástica. Mas estamos planejando a possibilidade provável de que as taxas de rotatividade em todo o setor sustentem números muito mais altos do que as antigas normas históricas.
Jack UnderwoodCEO e co-fundador, O circuito
Invista em aprendizado e desenvolvimento
Para que a gestão de talentos acompanhe o ritmo das mudanças, é importante investir em aprendizado e desenvolvimento. Isso pode ajudar os funcionários a se manterem atualizados com as últimas tendências e tecnologias e fornecer a eles as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos em suas funções.
Uma maneira de fazer isso é oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que se apliquem aos trabalhos que os funcionários estão fazendo atualmente. Por exemplo, se você tem muitos funcionários trabalhando no atendimento ao cliente, pode oferecer treinamento sobre como lidar com clientes difíceis ou como vender produtos e serviços.
Outra forma de investir em aprendizado e desenvolvimento é oferecer oportunidades para que os funcionários aprendam novas habilidades que possam ser benéficas para suas carreiras. Por exemplo, você pode oferecer treinamento sobre como usar um novo software ou como liderar uma equipe.
Tzvi Heberfundador, CEO e chefe de RH, Desintoxicação Ascendente
Recrute excelentes candidatos rapidamente
O ritmo da mudança na gestão de talentos é uma faca de dois gumes. Por um lado, o fato de haver novas tendências e ferramentas de RH surgindo quase todos os dias é empolgante. Mas, ao mesmo tempo, também significa que os profissionais de RH precisam aprender rápido e acompanhar as últimas tendências.
Uma lição que estou trazendo para 2023 é recrutar mais rápido. Assim que você vê um excelente candidato, precisa ser rápido e alcançá-lo. Isso pode ser um e-mail, um telefonema ou até mesmo um bate-papo por vídeo. Quanto mais rápido você alcançar seus candidatos, maiores serão suas chances de atraí-los. Isso é especialmente importante no mercado de trabalho competitivo de hoje, onde há muitos candidatos qualificados se candidatando aos mesmos empregos. Quanto mais rápido você se mover, maiores serão suas chances de encontrar a pessoa certa para o trabalho.
Outra lição que trago para 2023 é ser consistente na sua comunicação com os candidatos, bem como no seu processo de recrutamento.
Luciano ColosFundador e responsável, PitchGrade
Capacite seus funcionários
Quando você trata os funcionários como se fossem engrenagens substituíveis, não deveria se surpreender que eles vejam o trabalho deles com você como igualmente substituível. Ao ouvir e investir em sua equipe, você será recompensado com uma força de trabalho mais leal e engajada.
Existem muitas maneiras de capacitar os funcionários. Coisas como qualificação, requalificação, orientação e promoções internas para os melhores desempenhos. Tudo isso mostra aos funcionários que você está investindo no crescimento contínuo e no progresso da carreira e os faz querer continuar fazendo parte de sua equipe.
Melhorar sua comunicação em toda a hierarquia com sistemas de feedback claramente definidos e mais frequentes mostra que você valoriza a opinião dos funcionários, especialmente quando você faz alterações com base nesse feedback, restaurando seu senso de agência sobre seu trabalho.
O ponto principal é que as empresas que se concentraram na experiência do funcionário tiveram consistentemente menos problemas para manter uma equipe completa nos últimos dois anos, e essa é uma tendência que acredito que perdurará no futuro.
Matt Erhardsócio-gerente, Grupo de Pesquisa do Summit
Comprometa-se a melhorar sua equipe
A única lição de gestão de talentos que estou aprendendo em 2023 é que “desistir silenciosamente” não é uma moda passageira. A realidade é que as prioridades das pessoas mudaram drasticamente desde a pandemia.
Temos o compromisso de investir no crescimento (e na manutenção) de nosso pessoal por meio de planos de carreira sólidos e programas de aprendizado e desenvolvimento integrados. Mesmo quando você não pode pagar mais pelos melhores talentos, ajuda se você puder mostrar a direção de onde eles podem crescer. Que papéis eles poderiam estar fazendo a seguir? O que eles podem lutar? Quais habilidades são necessárias para ser bem-sucedido?
Destaque as habilidades, relacionamentos e comportamentos que ajudarão as pessoas a crescer em seu negócio. E mostrar as possibilidades de carreira. Mostrar um futuro para o qual seu pessoal pode trabalhar é uma maneira brilhante de reter seus principais funcionários.
Sabemos que uma recessão também parece provável em 2023, então nossos principais talentos se perguntarão mais uma vez: por que estamos trabalhando aqui? Esperamos que nosso compromisso com eles e seu desenvolvimento seja significativo.
Charlie Southwelldiretor de marketing, Vamos Falar de Talentos
Foque na experiência do funcionário
A experiência do funcionário tornou-se um tema importante nos últimos anos, à medida que as empresas se esforçam para criar um ambiente de trabalho positivo e envolvente. Criar uma experiência positiva para o funcionário é essencial para atrair e reter talentos. Tudo começa com o processo de recrutamento. Os candidatos devem ter uma experiência positiva desde o momento em que submetem a sua candidatura até ao dia em que iniciam o seu novo emprego.
De acordo com nossa experiência, a melhor maneira de criar uma experiência positiva para o funcionário é focar em cada pessoa individualmente. Consideramos suas necessidades físicas, mentais e emocionais e criamos um ambiente onde eles possam prosperar. Entrando no novo ano, esperamos ver mais empresas se concentrando na experiência do funcionário e criando ambientes de trabalho envolventes e motivadores.
Neil Platt, diretor, Melhorias Emerald Home
Incline-se para o trabalho remoto
Como proprietário de uma agência de recrutamento de TI, percebi que em 2022 as empresas deixaram ainda mais de trabalhar no escritório para construir equipes remotas. Isso ajuda a encontrar rapidamente as pessoas certas para vagas importantes, como desenvolvedores seniores ou DevOps fora de sua cidade ou país.
O principal é que haja um sistema eficaz de trabalho com eles, e é desejável que a equipe trabalhe mais ou menos no mesmo fuso horário. Acredito que essa tendência também será relevante em 2023.
Ofereça uma abordagem inclusiva com a regra 80/20
A tendência parece ser exatamente o oposto; focar na gestão exclusiva de talentos. Isso se baseia na regra 80/20, segundo a qual se acredita que 20% de sua força de trabalho gera 80% dos lucros. No entanto, isso significa perder a oportunidade do potencial existente.
Temos a sorte de ter uma equipe de menos de 50 pessoas, o que torna a gestão de talentos inclusiva bem mais gerenciável. Também se encaixa na cultura inclusiva da nossa empresa.
Realizamos “coffee breaks” quinzenais com cada colaborador onde são discutidas vidas pessoais e profissionais. Isso permite obter insights sobre a felicidade, curiosidades e desejo dos funcionários de aprender novas habilidades.
Durante essas reuniões, também indagamos sobre habilidades que podem ser úteis para ajudar em outros projetos dentro da empresa. Através do simples ato de perguntar, descobrimos um imenso pool de talentos dentro de nossa equipe atual e trabalhamos para aprimorar essas habilidades. A produtividade e os tempos de resposta têm sido excelentes.
Jarir Mallahespecialista em RH, Aplicativo Ling