Isso foi o resultado da abordagem de fontes de ‘mal-estar’ nos funcionários, por meio de sessões lideradas por liderança, educação e muito mais, diz Ahmad Kamal, Diretor de Engajamento de Funcionários, Infosys Compaz.
A Infosys Compaz é uma joint venture entre a Infosys Limited e a Temasek Holdings em Cingapura, criada exclusivamente para trazer recursos de transformação digital e habilidades globais para o mercado da ASEAN. Seus pontos fortes estão em IA, dados, experiência do usuário, nuvem, segurança cibernética e análises, além de atender os clientes em seu gerenciamento de TI em operações de tecnologia, infraestrutura e aplicativos.
A rede de clientes da empresa abrange vários setores e setores, incluindo serviços financeiros, varejo, transporte e logística, telecomunicações, serviços e setores de recursos, entre outros.
no 10º edição anual de HR Excellence Awards, Cingapura em 2022, a equipe da Infosys Compaz levou para casa o prêmio Prata de Excelência em Bem-Estar Corporativo. Após esta vitória, falamos com Ahmad Kamal, Diretor de Engajamento de Funcionários, Infosys Compazque nos conta sobre a jornada da empresa para melhorar a produtividade dos funcionários, reduzir o absenteísmo e aumentar a retenção e a satisfação no trabalho por meio de seu programa de bem-estar personalizado.
Q Parabéns pela conquista! Você poderia nos mostrar os altos e baixos de sua estratégia vencedora?
Nomeado Projeto Qi, nosso programa de bem-estar sob medida foi projetado e implementado em meados de 2021 pela iCompaz HR em parceria com a liderança de recursos humanos das empresas-mãe da Infosys e Temasek, levando em consideração vários comentários e desafios dos funcionários percebidos no local durante a pandemia e pós- pandemia.
É um programa de bem-estar holístico, que engloba a definição e execução da agenda de bem-estar nos níveis de liderança, gestão de pessoas, equipes e individual. O lançamento da iniciativa exigiu o apoio de líderes-chave, que são vistos como bons modelos, para incentivar um maior envolvimento e participação de toda a base de funcionários. Buscamos representação do lado do cliente para falar sobre o tema, tendo o feedback de que o cliente é uma das principais fontes de ‘mal-estar’ dos funcionários.
Promover a conscientização por meio de vários canais de comunicação é fundamental para levar todos à jornada. Desde a criação de EDMs emocionantes, sessões consecutivas lideradas por líderes para falar sobre o tópico, até a curadoria de uma abordagem de ativação que será um sucesso garantido na participação. A premissa é que o bem-estar da liderança é primordial para garantir o impacto reverberante em toda a cadeia. Determinamos os estilos de liderança e o status de bem-estar da liderança aos olhos deles e, a partir daí, selecionamos intervenções específicas que serão consideradas relevantes e impactantes. A outra plataforma que está à nossa disposição foi aproveitada para levar a educação a tópicos de interesse, como gerenciamento de tempo, comunicação e aprender a desestressar. Também foi realizada uma iniciativa para obter fatores ascendentes que contribuem para o esgotamento dos funcionários, chamada 6S, com o uso da metodologia de design thinking.
Isso resultou em mais de 100 maneiras de gerenciar e prevenir o esgotamento. Uma síntese entre várias funções levou a cinco a 10 principais metas acionáveis. Esse impulso foi sustentado por EDMs criativos contínuos e publicações regulares sobre as próximas iniciativas, com tanta antecedência para que os funcionários possam planejar seu envolvimento. Houve um aumento constante nas taxas de participação e os funcionários estão sempre ansiosos pela próxima sessão de bem-estar.
Q Como a equipe de RH identificou e alinhou as necessidades de negócios e funcionários e criou essa solução perfeita?
Múltiplos tours de escuta, conexões de liderança e perspectivas externas do mercado por meio da interação com RH e líderes de negócios. Uma pesquisa de satisfação do funcionário é realizada anualmente junto com uma vareta medidora regular para obter o pulso dos funcionários em relação a muitos aspectos do trabalho, organização e seu senso de propósito. Nossa equipe de RH mantém um relacionamento próximo com a maioria dos funcionários, de forma que eles se sintam à vontade para nos contar suas ideias de melhorias a qualquer momento. Também promovemos constantemente nossa caixa interna de sugestões, onde os colaboradores podem dar sugestões ou feedback a qualquer momento. Estamos gastando em média seis horas mensais com nossos colaboradores e líderes. Com o crescimento dos negócios, estamos capacitando os gerentes de pessoas a participarem mais da promoção do bem-estar e esse é um KRA importante para medir a eficácia do gerente de pessoas.
Além disso, encontramos oportunidades para mostrar que nos preocupamos com nossos funcionários e suas famílias. Consideramos ter uma conexão emocional mais profunda com nossos funcionários e com as pessoas que eles valorizam. Por meio das combinações de métodos acima, conseguimos deduzir com sucesso que o bem-estar holístico do funcionário é algo em que devemos nos concentrar em 2022.
Q Você poderia compartilhar os resultados que sua estratégia produziu – seja no negócio, no RH ou nas pessoas?
A cultura de bem-estar corporativo da Infosys Compaz visa melhorar a produtividade dos funcionários, reduzir o absenteísmo e aumentar a retenção e a satisfação no trabalho. Nosso programa de bem-estar atende às nossas metas de negócios, pois o bem-estar dos funcionários é parte integrante de nossa estratégia de RH. Analisamos constantemente os resultados de nossos esforços de bem-estar, por meio de taxas de participação e feedback de pesquisa de funcionários e liderança no final de cada evento, que tem sido principalmente positivo e de apoio. Apesar disso, continuamos a ajustar nossos eventos para atender às necessidades dos funcionários.
Este programa também impactou nossos clientes. Desde a implementação do programa, houve uma produtividade significativa na resposta a consultas e escalações de clientes e na execução pontual de projetos críticos. Há também um aumento na interação interfuncional, pois esses eventos forneceram uma plataforma para os funcionários se misturarem novamente.
Q Qual é a sua mensagem para todas as partes interessadas que o apoiaram nesta jornada?
Fizemos uma validação sobre a relevância e o impacto do nosso programa. Tendo alcançado alguns de nossos objetivos, impactar a vida de nosso pessoal é fundamental para continuarmos inovando nessa área. A gestão que dirige os objetivos de cima para baixo e tem patrocínio executivo para os principais programas são a chave para o sucesso. Temos funcionários voluntários e embaixadores que são modelos para outros funcionários, participando ativamente de nossos programas. Também criamos uma poderosa plataforma de comunicação para sustentar e ativar as iniciativas de forma integrada em toda a organização.
O RH desempenha um papel importante na concepção do programa e na implementação. Embora o impulso inicial tenha sido feito pela equipe de RH, o sucesso geral não teria sido possível sem o apoio do resto da organização. Vamos continuar a lutar juntos!
Q Com o que você mais se empolga quando pensa no futuro do RH?
A maior mudança no futuro de curto prazo seria a implementação do trabalho híbrido. A Infosys Compaz já adotou o trabalho híbrido em nosso ritmo, mas nos adaptamos continuamente para garantir a máxima produtividade e engajamento de nossos funcionários. Com a nova geração continuando a entrar na força de trabalho, a diversidade e a inclusão também se tornarão cada vez mais proeminentes. Estamos lançando nosso Hybrid Playbook este mês.
Paralelamente, o papel da tecnologia no RH também se tornará cada vez mais importante. Muitas tarefas provavelmente seriam automatizadas, com a evolução da tecnologia no espaço. Também é emocionante ver como podemos usar a tecnologia para alavancar as novas estratégias e iniciativas que virão.
Como profissionais de RH, este é um desafio emocionante que revolucionará a forma como trabalhamos. Teremos que acompanhar continuamente as tendências e garantir que permaneçamos à frente da curva.
Imagem / Fornecido (com a equipe Infosys Compaz)
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