A Meta, mãe do Facebook, está demitindo 13% da força de trabalho ou 11.000 funcionários. O CEO Mark Zuckerberg fez o anúncio em um carta aos funcionários em 9 de novembro, que a empresa também compartilhou publicamente.
As demissões da Meta vêm logo após as demissões significativas do Twitter na semana passada, que cortaram cerca de metade de sua força de trabalho depois que Elon Musk concluiu sua compra da empresa.
As mudanças na Meta irão frear alguns dos projetos da empresa, e Zuckerberg disse que a gigante da mídia social concentrará seus esforços em um grupo mais restrito de prioridades daqui para frente.
“Deslocamos mais de nossos recursos para um número menor de áreas de crescimento de alta prioridade – como nosso mecanismo de descoberta de IA, nossos anúncios e plataformas de negócios e nossa visão de longo prazo para o metaverso”, escreveu Zuckerberg em sua carta aos funcionários.
O metaverso vale uma aposta tão grande?
Mas nem todos na indústria estão convencidos de que o metaverso vale a grande aposta que a Meta fez e se comprometeu a continuar fazendo.
“Essas demissões falam da questão óbvia que a Meta tem com seu investimento no metaverso”, diz Hyoun Park, CEO e analista-chefe da Amalgam Insights. “Eles vêm perdendo US$ 10 bilhões por ano nos últimos dois anos neste investimento, o que é grande mesmo para uma empresa do tamanho da Meta. Esse investimento resultou em uma redução significativa no caixa disponível para o Meta… Essas perdas falam tanto da falta de modelo de negócios para o metaverso quanto das lacunas tecnológicas que ainda existem na criação de uma experiência do metaverso atraente e acessível ao geral população.”
E o Facebook?
Park também acredita que o Facebook parece ter atingido “um teto em termos da quantidade de receita que pode efetivamente suportar, semelhante aos problemas que a Netflix está começando a enfrentar. As empresas digitais tradicionalmente trabalham sob a suposição de que não têm um teto de usuários que possam alcançar e que o crescimento continuaria indefinidamente”.
Mas esse não é o caso.
“A aceleração da adoção digital baseada no COVID começou a mostrar rachaduras …”, diz Park. “As empresas digitais não podem simplesmente continuar a aumentar rapidamente o número de funcionários ano após ano com a suposição de que a receita simplesmente acompanhará suas atividades de contratação.”
As demissões de gigantes da tecnologia afetarão o mercado de trabalho?
O que nos traz de volta às demissões. O mercado de trabalho atual continua sendo aquele em que o talento ainda está em alta demanda, apesar das conversas dos líderes empresariais sobre uma recessão que se aproxima e os gigantes da tecnologia iniciando demissões significativas. Uma análise da CompTIA do mercado de trabalho de outubro mostrou que o trabalho remoto também está mais forte do que nunca nas listas de empregos.
“O Federal Reserve continua com a intenção de desacelerar a economia, então algum grau correspondente de desaceleração no mercado de trabalho é inevitável”, diz Tim Herbert, diretor de pesquisa da CompTIA, uma organização do setor de computação. “Com isso dito, a contratação continua a desafiar as expectativas.” Pelo menos tem até o final de outubro. Ainda está para ser visto como essas novas demissões afetarão os números de empregos de novembro.
As novas demissões do Meta e Twitter e outros impactarão o mercado de trabalho para trabalhadores de tecnologia qualificados?
“A Meta e outras grandes empresas de tecnologia têm efetivamente acumulado trabalhadores de tecnologia talentosos na última década”, diz Park. “Essa demissão agora cria um excesso de oferta para desenvolvedores talentosos, profissionais de marketing e outros profissionais de negócios com experiência em trabalhar com plataformas globais que chegam a bilhões de usuários.”
Mas isso não significa necessariamente que haverá uma demanda mais fraca por esse talento tecnológico, de acordo com Park. Em vez disso, é uma oportunidade para outras organizações construírem sua base de talentos.
Esta é uma “redistribuição de talentos das maiores empresas de tecnologia para as empresas de médio porte e startups que leram o mercado com mais eficiência e encontraram o ajuste do mercado de produtos”, diz Park.
O que ler a seguir:
O expurgo de funcionários de Elon Musk poderia criar uma ‘máfia do Twitter?’