Início » Treinamento e tecnologia do Kubernetes podem lidar com a dor da orquestração

Treinamento e tecnologia do Kubernetes podem lidar com a dor da orquestração

by testcodewp
0 comment

As tecnologias de treinamento e abstração do Kubernetes, se usadas corretamente, podem ajudar as organizações a reduzir o custo de gerenciamento do orquestrador de contêineres para desenvolvedores.

O Kubernetes oferece a todos no pipeline de produção uma maneira comum de orquestrar e dimensionar serviços, mas como parte do papel cada vez maior do desenvolvedor no DevOps, ele também cria desafios e frustrações. Mais notavelmente, os desenvolvedores geralmente lutam para navegar pelas complexidades do gerenciamento e orquestração do Kubernetes. O ato de malabarismo entre codificação e contêineres tem uma curva de aprendizado íngreme que aumenta a crescente carga de trabalho do desenvolvedor de software.

Charlotte Dunlap, diretora de pesquisa, GlobalDataCharlotte Dunlap

“Os desenvolvedores estão sob pressão para sair de sua zona de conforto e estender a codificação ainda mais para a infraestrutura como parte de seu papel em um modelo DevOps”, disse Charlotte Dunlap, diretora de pesquisa da GlobalData. “Os esforços para criar clusters Kubernetes exigem configurações entre rede, segurança e provisionamento de computação.”

Aprofundando os problemas de treinamento do Kubernetes

O Kubernetes substitui a necessidade de construir um sistema de orquestração do zero para empresas com necessidades complexas, mas o custo dessa flexibilidade é a complexidade.

“O Kubernetes é uma ferramenta de ‘modo avançado’, o que significa que, se você estiver construindo sistemas distribuídos complexos, precisará pensar em problemas como armazenamento de qualquer maneira”, disse Christine Spang, CTO e cofundadora da Communication-platform-as-a-service. empresa Nylas, que utiliza o Google Kubernetes Engine no desenvolvimento de suas ferramentas de produtividade. “A maneira moderna de olhar para esses problemas é de forma holística, não ter uma divisão nítida entre ‘problemas de desenvolvimento’ e ‘problemas operacionais’.”

Lee Sustar, analista, Forrester ResearchLee Sustar

Apesar da promessa de portabilidade, dada a ampla utilização do Kubernetes, em sua forma bruta, pode ser especialmente irritante para desenvolvedores que estão mudando de um fornecedor para outro, disse Lee Sustar, analista da Forrester Research.

“Há uma grande frustração… devido à falta de camadas de abstração consistentes para desenvolvedores em uma plataforma Kubernetes de uma distribuição Kubernetes para outra”, disse Sustar.

A maioria dos tecnólogos acredita que o Kubernetes tem uma curva de aprendizado mais acentuada do que outras tecnologias que eles usam, e o treinamento do Kubernetes é a principal tática para resolver o problema, de acordo com um estudo de julho de 2022 com 300 tecnólogos do fornecedor de gerenciamento do Kubernetes Spectro Cloud. o Fundação Linux e alguns fornecedores oferecem gratuitamente Cursos de treinamento Kubernetes para desenvolvedores.

Sem o treinamento e as ferramentas adequadas, a curva de aprendizado íngreme do Kubernetes pode levar a grandes problemas, como implantar no cluster errado do Kubernetes ou até mesmo excluir o ambiente de produção, disse Michael Schmid, cofundador e CTO da Amazee e cocriador do Kubernetes projeto de código aberto de abstração Lagoa.

Kubernetes – por mais incrível que seja – sempre me parece um saco de Legos sem manual de instruções ou qualquer coisa. É apenas ‘construir a casa’.

Michael SchmidCofundador e CTO, Amazee

Fazendo um simples prova de conceito O foco no problema pode ajudar os desenvolvedores a entender o quadro geral e as soluções teóricas do problema, disse Andrew Bogun, líder técnico de back-end da empresa de terceirização de produtos Alty. “Com a experiência vem a clareza e a frustração passa”, disse ele.

Mas o treinamento do Kubernetes pode não ser suficiente para frustrar o problema, devido às entranhas opacas da plataforma.

“Kubernetes – por mais incrível que seja – sempre me parece um saco de Legos sem manual de instruções ou qualquer coisa. É apenas ‘construa a casa'”, disse Schmid.

O treinamento do Kubernetes é apenas uma categoria entre muitas em que existem lacunas de habilidades para empresas para atender, e nem todas as abordagens de treinamento de TI são eficazes.

Abstrações do Kubernetes para o resgate

Uma alternativa mais simples e fácil ao treinamento extensivo do Kubernetes é adotar a tecnologia de gerenciamento do Kubernetes. Muitas empresas começaram a adotar plataformas DevOps baseadas em Kubernetes que incluem ferramentas de autoatendimento para desenvolvedores. Esses incluem SUSE Rancher, Plataforma de aplicativos VMware Tanzu e Mirantis Lens, para citar alguns.

“Mas existem muitas outras abordagens, incluindo aquelas de provedores de nuvem pública que tentam abstrair a complexidade do Kubernetes”, disse Sustar. Estes incluem a Amazon Serviço Elastic KubernetesServiço Microsoft Azure Kubernetes e Mecanismo do Google Kubernetesassim como OpenShift da Red Hat ofertas de nuvem pública.

Produtos com pouco código/sem código podem ajudar a aliviar a carga do Kubernetes. Ferramentas como Joget DX podem usar Operadores do Kubernetes para instalar suas interfaces de desenvolvedor na plataforma de gerenciamento Kubernetes da Red Hat, OpenShift. O OpenShift também oferece seu próprio Espaços de desenvolvimento IDE para construção e implantação de contêineres, para que os desenvolvedores de software possam se concentrar no desenvolvimento de aplicativos sem se preocupar com a infraestrutura subjacente.

Composição do Docker é sempre uma boa alternativa para tornar as operações para desenvolvedores menos complicadas”, disse Sergio Gutiérrez Villalba, CTO da Internxt, uma startup de armazenamento em nuvem. Minikubeque emula o Kubernetes localmente, e [Mirantis] A lente é outra boa alternativa que também pode tornar a situação mais suave.”

O Mirantis Lens é um IDE que procura preencher a lacuna entre o Docker Desktop e o ambiente Kubernetes; em breve expandirá seus recursos de abstração do Kubernetes com a tecnologia adquirida da Amazee este mês. O VMware Tanzu Application Platform, que ajuda os desenvolvedores a gerenciar vários clusters Kubernetes, fornece uma camada de integração consistente para qualquer pilha Kubernetes.

No entanto, Sustar advertiu que algumas abordagens – especialmente aquelas de provedores de nuvem pública – tentam abstrair a complexidade do Kubernetes, mas ao fazê-lo introduzem dependências específicas do fornecedor.

“Isso é desanimador para as organizações que procuram usar o máximo possível de código aberto para reduzir o aprisionamento de fornecedores”, disse ele.

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br