Quando falamos em avaliar desenvolvedores, o sucesso do recrutamento de colaboradores é fruto de muito trabalho no processo de recrutamento e seleção. É por meio desse método que os profissionais de recursos humanos podem escolher os talentos mais adequados e eficazes para suas funções. Porém, se engana quem pensa que todas as competências de um candidato estão enumeradas no currículo, identificar as soft skills e hard skills vai além disso.
Mas hoje, vamos falar um pouco sobre a avaliação e a carreira de desenvolvedores. Como muitos sabem, a trajetória profissional do desenvolvedor é repleta de muitos desafios técnicos. Qualquer profissional desta área sabe que a tecnologia muda muito rapidamente. Enquanto novas ferramentas surgem no mercado, as existentes também estão em constante evolução, o que exige o aprendizado e a atualização de várias disciplinas em um determinado período de tempo.
Para saber mais sobre quais são os fatores mais relevantes no final do teste e como identificá-los em um processo de recrutamento e seleção, continue a leitura!
O que são Hard Skills?
Hard Skills são todas as habilidades que um profissional pode obter através de um aprendizado sistematizado, com um curso, um livro ou um tutorial. São habilidades necessárias para executar uma determinada função. Por exemplo: um desenvolvedor precisa saber lógica de programação e ser fera em uma (ou mais) linguagem de programação para desempenhar suas tarefas.
Agora, Soft skills são habilidades mais difíceis de desenvolver pois são relacionadas ao comportamento, personalidade, emoção (ou inteligência emocional) e experiência – e podem ser um pouco subjetivas de acordo com o contexto. Alguns exemplos são: comunicação, liderança, organização, trabalho em equipe, ética, entre tantas outras. Apenas a prática pode desenvolver tais habilidades, apesar de haver muitos livros, vídeos e outros materiais falando sobre isso, apenas a experiência e o tempo vão ajudar o profissional.
A LÓGICA
Cada linguagem tem suas próprias particularidades, ou seja, dominar a lógica de programação é a porta de entrada para tornar-se um programador completo, seja em front-end, back-end e/ou fullstack.
A lógica de programação é importante porque é ela quem nos dá as ferramentas básicas necessárias para executar com precisão o processo mais básico no desenvolvimento de algumas aplicações: a criação do seu próprio ALGORITMO.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Lógica de programação é a organização coesa de uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema, ou à criação de um software ou aplicação. A lógica de programação é o conhecimento anterior a qualquer outro quando falamos em desenvolvimento web porque é a partir dele que os aprendizados posteriores, como por exemplo, o das linguagens de programação.
Do mesmo modo, um algoritmo, quando executado através de um código que o permite funcionar com excelência, resulta na resolução de um problema.
Do mesmo modo, um algoritmo, quando executado através de um código que o permite funcionar com excelência, resulta na resolução de um problema.
O RESULTADO
Antes de resolver o problema de um software ou criar um do zero, é necessário descascá-lo até chegarmos ao seu núcleo. Ou seja, precisamos compreendê-lo completamente, desde suas funções a seus objetivos finais – ou seja, pesquisar, rascunhar, dominá-lo na íntegra.
Em programação, algoritmos são um conjunto de instruções que um software ou aplicação deve seguir para executar uma tarefa, resolver um problema ou chegar a um objetivo distinto.
ESTILO E QUALIDADE DE CÓDIGO
A boa qualidade do código é definida como um código limpo e que faz o que foi projetado para fazer. Deve seguir um estilo consistente e ser fácil de entender. Ele precisa ser bem documentado e igualmente bem testado. No entanto, o teste nem sempre é suficiente por si só.
Existem cinco fatores principais usados para medir a qualidade do código.
Medindo a probabilidade de seu novo sistema funcionar sem falhas durante um período específico de tempo de operação;
CONFIABILIDADE
Medindo a probabilidade de seu novo sistema funcionar sem falhas durante um período específico de tempo de operação;
CAPACIDADE DE MANUTENÇÃO
Mede a facilidade com que o software pode ser mantido, relacionado ao tamanho, consistência e estrutura do código que está sendo usado;
TESTABILIDADE
Refere-se à facilidade com que o software suporta testes;
PORTABILIDADE
Mede o desempenho do software em diferentes ambientes;
REUTILIZAÇÃO DO CÓDIGO
Pode ser medido por várias interdependências.
COMO A TESTCODE TE APOIA NA HORA DE AVALIAR DESENVOLVEDORES?
A TestCode chegou no mercado para otimizar o processo seletivo e diminuir as chances de frustração com alguma contratação na hora de avaliar desenvolvedores. A plataforma avalia código fonte e lógica de programação de forma automatizada, diminuindo a dependência técnica para o time de talent aquisition.
Além disso, é possível padronizar seus testes técnicos, ganhar agilidade no processo, promover uma nova forma de avaliação em sua empresa e aumentar o engajamento do candidato no processo. Tudo que um recruiter precisa, em uma única plataforma, agora continue lendo e entenda como funciona.
Contratar desenvolvedores não precisa mais ser um bicho de sete cabeças, com a TestCode as equipes de talent aquisition selecionam candidatos de forma coerente e assertiva.
Cadastre-se agora mesmo e suba um degrau do sucesso da sua empresa.