Para obter pontuações altas em tarefas de programação, não é necessário comprar um curso caro ou estudar com um mentor – você pode aprender a lidar com tarefas com sucesso por conta própria e com um investimento mínimo. Vejamos algumas dicas para obter pontuações altas em tarefas de programação da faculdade.
1. Adicione cursos de programação aos seus estudos universitários.
A fonte de conteúdo gratuito mais óbvia é o YouTube. Existem webinars suficientes sobre qualquer assunto, mas nem sempre as informações são bem sistematizadas e o material pode não ser divulgado com profundidade suficiente. Além disso, muitos dos vídeos foram gravados há muito tempo e são dedicados a tecnologias ultrapassadas com as quais não vale a pena perder tempo.
Cursos de programação gratuitos com vídeos, artigos ou treinadores interativos para iniciantes são uma alternativa válida para Youtube. Aqui as informações são coletadas em um só lugar – você sempre sabe por onde começar e para onde seguir. Por exemplo, para se familiarizar com o layout da web, você precisa primeiro dominar o HTML, depois o CSS e só então assumir o JavaScript.
Esse treinamento é adequado para quem procura uma maneira fácil de lidar com tarefas de programação da faculdade por conta própria – sem mentores e bate-papos temáticos com colegas de classe.
Se você estudar sem compromisso, pode haver problemas de motivação – por que concluir as tarefas se ninguém as exige? Portanto, se você sentir falta de motivação, tente combinar cursos de programação gratuitos com qualquer um dos outros métodos deste artigo. Talvez isso o disciplina, tornando mais fácil fazer suas tarefas de programação.
2. Obtenha ajuda de serviços profissionais.
Se você não sabe como lidar com as tarefas de programação da faculdade, peça ajuda pedindo para fazer minha tarefa de codificação. O serviço de ajuda possui uma grande seleção de especialistas com conhecimento em várias tecnologias e linguagens de programação. As atribuições serão feitas da maneira que você deseja e com base em seus requisitos.
3. Encontre cursos com um mentor
Existem comunidades de programadores criadas para aprender e abertas a todos: você escolhe um curso, faz um programa online, consulta mentores e recebe um certificado. Tudo aqui é como nas escolas pagas: se você dominar bem o conhecimento, receberá uma oferta dos organizadores do curso ou encontrará um emprego você mesmo. Esta é uma ótima opção para quem deseja obter conhecimento adicional para lidar com tarefas de programação com sucesso.
Se você acha que este é o caminho a percorrer, tente o Escopos Rolantes cursos, que tiveram 6.500 inscrições em 2021. Todos os aprovados no vestibular são aceitos – idade, escolaridade e local de residência não são importantes. Cada aluno tem um mentor que ajuda nos projetos.
Os candidatos são muitos, portanto, antes de entrar, você pode ser examinado quanto aos conhecimentos básicos de programação. Eles provavelmente perguntarão sobre HTML, CSS, noções básicas de JavaScript, estruturas de dados e algoritmos. Os requisitos geralmente dependem do curso e são publicados pelos organizadores no site do projeto. Depois de passar nesses cursos, você terá mais conhecimento de programação e poderá realizar suas tarefas com mais eficiência.
4. Junte-se a uma comunidade de pessoas que pensam como você
Sempre tem algo acontecendo na área de TI, então os programadores adoram se encontrar, trocar informações e compartilhar experiências. Muitas reuniões são realizadas especificamente para iniciantes para uni-los em grupos e ajudá-los a iniciar na profissão. Essa opção de aprender a se tornar um programador é adequada para todos que não gostam de aprender coisas novas sozinhos – para que, a qualquer momento, haja alguém a quem recorrer para obter suporte e ajuda em suas tarefas de programação.
Por exemplo, vamos pegar o Encontro platform, um projeto internacional com uma enorme comunidade e eventos regulares de TI. Aqui você pode participar de diferentes grupos, onde ao longo do ano os participantes realizam reuniões, compartilham resultados e discutem os problemas de dominar uma nova profissão.
Ao escolher um evento, certifique-se de que seja para pessoas sem experiência em programação. Você chegará a uma conferência profissional e ouvirá relatórios técnicos incompreensíveis e não obterá nenhum benefício ou ajuda com suas atribuições de programação.
5. Use mapas de desenvolvimento
Um roteiro, ou mapa de desenvolvimento, é um conjunto de tecnologias relevantes que um programador deve dominar para iniciar e crescer em uma área escolhida. Este é um plano estruturado para aprender a programar do zero, descrevendo o que aprender agora e no futuro para se tornar um especialista procurado.
O treinamento Roadmap é indicado para quem gosta de descobrir o problema por conta própria, buscar informações e estudar no seu próprio ritmo sem prazos. Aqui está um site onde você pode escolher um roteiro para aprender:
- Roteiro.sh é um projeto que reúne roteiros em dez áreas: desenvolvimento Frontend, Backend, React, DevOps, Angular, Android, Go, Python e Java, além de um guia para administradores de banco de dados PostgreSQL. Os roteiros lá ajudarão você a lidar com suas atribuições de programação muito mais rapidamente.
Para acompanhar melhor o progresso, recomendamos baixar, imprimir e pendurar o roteiro selecionado na parede. E depois pinte as tecnologias estudadas com uma cor diferente. Dessa forma, você terá uma imagem visual do seu conhecimento e compreensão do que falta para um novo nível.
6. Tente gamificar o processo
A gamificação é uma maneira de transformar palestras chatas em um jogo pegajoso. Imagine que você precisa aprender digitação para digitar rapidamente no teclado enquanto faz sua tarefa de programação.
- Opção padrão: imprima um pôster e aprenda gradualmente onde está cada chave.
- Forma alternativa: passe por um simulador interativo e depois trabalhe a habilidade em “corridas de teclado” com outros participantes.
Ambas as abordagens levam ao mesmo resultado, mas a segunda é muito mais divertida. Aprender por meio de gamificação é indicado para quem já tentou aprender algo ou sente que não conseguirá terminar o que começou por causa do tédio.
Escolha jogos relacionados ao tópico de sua tarefa de programação. Se você já testou jogos diferentes e nada funcionou, ou não gostou, tente você mesmo adicionar a gamificação. Use o método de recompensas e punições que você atribuirá a si mesmo por concluir a tarefa. Por exemplo, se tudo estiver indo bem, vá ao cinema; se ficar para trás, organize uma corrida extra ou um dia sem doces. Você pode envolver alguém de fora para controlar o processo.