Inúmeros artigos foram escritos e pesquisas realizadas sobre o tema. As habilidades de computação em nuvem são particularmente escassas em relação à demanda, tanto que a certa altura estava interrompendo os planos de adoção de algumas empresas.
Embora haja uma variedade de maneiras e meios de enfrentar esse desafio, há uma escolha fundamental que as empresas podem fazer em sua estratégia técnica – uma que é mais relevante do que nunca na era da nuvem em primeiro lugar – que pagará a curto e longo prazo dividendos a longo prazo quando se trata de contratar e reter as melhores pessoas para o trabalho: Adote tecnologias e padrões modernos e abertos.
De idiomas a ferramentas, cultura e metodologias, a adoção e o uso de tecnologias abertas – do tipo exemplificado em muitas cadeias de ferramentas DevOps, por exemplo – terá um impacto positivo composto nos talentos de tecnologia em sua organização.
Isso resolverá seus desafios de contratação e retenção da noite para o dia? Claro que não. Mas é um ponto significativo em uma estratégia holística para atrair e manter as melhores pessoas em sua empresa.
Aqui estão três razões:
1. As pessoas podem se conectar melhor com grupos de pares
Aqui está uma vantagem de curto prazo – quase imediata – de investir em uma pilha de tecnologia aberta e moderna: ela oferece à sua equipe atual e futura capital social significativo com seus grupos de pares no setor de TI.
As pessoas ficam empolgadas — e falam com entusiasmo — sobre as ferramentas e tecnologias com as quais estão trabalhando. Isso cria uma mistura contagiante de orgulho e entusiasmo, que por sua vez gera uma conexão poderosa com colegas que também trabalham (ou desejam trabalhar) com ferramentas modernas.
Isso afirma aos funcionários que eles fazem parte de uma organização atual e tecnicamente avançada, e envia a mesma mensagem regularmente à comunidade profissional.
Isso não é possivelmente da mesma forma com pilhas de tecnologia altamente fechadas ou proprietárias. Quando as pessoas discutem seu trabalho, é realmente legível ou significativo apenas para as outras pessoas da organização. Isso limita o efeito de rede.
Para ser claro, os produtos e serviços de uma empresa podem ser totalmente proprietários. É assim que eles constroem, entregam e dão suporte aos produtos que podem ser abertos. Ótimos exemplos aqui são Golang e Python. Golang é super emocionante e está crescendo rapidamente; Python já está em todo lugar. Esses dois exemplos falam de um benefício em cascata: quando você integra novos contratados, eles podem começar a trabalhar, em vez de passar semanas ou meses se atualizando em linguagens de script proprietárias ou similares.
2. As pessoas veem uma progressão crescente na carreira
Aqui está uma vantagem de longo prazo: quando sua pilha de tecnologia adota ferramentas e padrões abertos e modernos, você oferece à equipe atual e futura uma carreira mais visível com um conjunto de abordagens e tecnologias reconhecidas pelo mercado.
Para a maioria dos profissionais de tecnologia, essa é quase sempre a aposta mais segura quando comparada a entrar em um sistema de nicho muito fechado e se tornar uma ilha dentro dele. Essas pessoas podem se tornar os raros unicórnios em ecossistemas legados, mas correm o risco de obsolescência, em comparação com pessoas que aprendem e desenvolvem habilidades no trabalho com tecnologias e métodos usados por um grande número de organizações e setores.
Essencialmente, você está oferecendo às pessoas a chance de crescer e progredir dentro de sua própria empresa – absolutamente crítico se você deseja reter os melhores talentos – ao mesmo tempo em que deixa claro para potenciais contratados que eles construirão uma experiência valiosa e duradoura que também podem aproveitar em outro lugar, se assim o desejarem. para no futuro.
3. As pessoas pulam em uma vasta piscina para validação técnica
Não é segredo que muitos profissionais de TI valorizam a autonomia. Freqüentemente, eles são autodidatas e / ou autoliderados. Mas isso não significa que eles são os proverbiais lobos solitários. Eles fundamentam seu aprendizado e independência no conhecimento e validação da experiência existente em seus domínios.
Quando você usa tecnologias abertas, o conjunto de conhecimento existente é enorme – e extremamente valioso não apenas para o indivíduo, mas para toda a organização. Isso se conecta ao ponto nº 1 e ao extenso grupo de pares: pilhas de tecnologia proprietárias dependem de uma comunidade interna homogênea. As pilhas de tecnologia aberta obtêm a enorme vantagem de uma comunidade global com alcance ilimitado.
Pessoas técnicas inteligentes estão sempre procurando validação técnica: estou escrevendo isso da melhor maneira? Estou usando esta ferramenta da melhor maneira? Isso é seguro? Estou usando as melhores práticas estabelecidas por uma ampla gama de especialistas?
Em um sistema fechado, as únicas pessoas efetivamente capazes de fornecer essa validação seriam um pequeno grupo de colegas que trabalham com a mesma tecnologia proprietária. Em um sistema aberto, o grupo de pares pode ser enorme. (Python é novamente um exemplo óbvio.)
Isso é ótimo para o indivíduo e é imensamente valioso para a organização que os emprega. A segurança, um domínio com sua própria escassez de habilidades altamente divulgada, é um bom exemplo: as oportunidades de autodidatismo são imensas hoje em dia. E os gerentes de contratação que adotam sistemas abertos se beneficiarão quando um engenheiro de segurança em sua equipe puder se apoiar nas práticas e aprendizados comprovados de profissionais de segurança em todo o mundo.
Diante disso, não se trata apenas de ajudá-lo a contratar uma pessoa, mas de convidar o conhecimento de milhares de outras pessoas para sua organização. Esse é o poder das tecnologias e abordagens abertas e modernas.