Uma atualização do Open DevOps da Atlassian expande as integrações com produtos de terceiros, bem como suas próprias ferramentas, já que o fornecedor adota uma abordagem diferente nas cadeias de ferramentas do desenvolvedor em comparação com seus principais concorrentes.
Geralmente, a abordagem Open DevOps, que enfatiza a escolha do desenvolvedor e a integração com ferramentas de terceiros, é um afastamento deliberado dos produtos concorrentes que buscam oferecer cadeias de ferramentas únicas pré-integradas, disse Suzie Prince, chefe de produto para DevOps da Atlassian.
“Empresas e indivíduos estão usando 25 ferramentas diferentes [on average] em sua cadeia de ferramentas de entrega de software, e as organizações estão dedicando 10% de seu tempo de desenvolvimento para manter esta cadeia de ferramentas”, disse Prince. “Às vezes, a reação do mercado é padronizar em uma única ferramenta, mas isso não daria espaço para a criatividade de equipes de desenvolvimento individuais. Adotamos uma abordagem diferente.”
Atualização desta semana do Atlassian Open DevOps, um complemento do Jira Software lançado em 2021 para vincular diferentes ferramentas de fluxo de trabalho do desenvolvedor, cria suporte para o recém-enviado Atlassian Bússola produto, que rastreia a propriedade e o desempenho de aplicativos distribuídos. A atualização também renova a página de lançamento da ferramenta para mostrar informações de status do sinalizador de recurso com base em novas integrações com os parceiros LaunchDarkly e Split Software. Os dados sobre solicitações pull agora fazem parte da página Build da ferramenta.
As próximas adições à página Plano no Open DevOps incluirão alertas de aumento de escopo, a serem adicionados neste trimestre, e notificações de problemas parados definidas para serem enviadas no primeiro trimestre de 2023. Uma nova página na interface do usuário do Open DevOps, chamada Discovery, apresenta integrações com parceiros de fornecedores de quadros brancos virtuais Productboard, Miro e Mural na atualização desta semana. A página Discovery será o local de um novo Atlassian gestão de ideias produto com lançamento previsto para o início de 2023, de acordo com funcionários da empresa.
É cada vez mais comum que os internos engenharia de plataforma que as equipes assumam essa carga de integração para a fase de implantação da entrega de aplicativos, mas o foco da Atlassian com o Open DevOps está nas fases anteriores de planejamento, codificação, construção e rastreamento de problemas do ciclo de vida de desenvolvimento de software, disse Prince.
Alguns dos clientes existentes da Atlassian, incluindo alguns entrevistados de uma pesquisa da empresa citada em um postagem no blog esta semana, saudou a expansão do Open DevOps para se associar a mais ferramentas de terceiros, o que os poupa de esforços manuais de integração.
“Nossa equipe de DevOps ficou feliz em ver Concourse CI integração”, disse Mike Miracle, diretor de estratégia do provedor de serviços de backup do Kubernetes Catalogic Software, em uma entrevista separada esta semana. economia de tempo na conclusão de tarefas para o desenvolvedor e a equipe de QA downstream.”
Pode ser difícil encontrar integrações do Concourse entre produtos DevOps, já que é uma plataforma de CI/CD menos conhecida, disse Miracle.
Atlassian avança contra os ventos contrários do mercado
Embora clientes como a Miracle dêem as boas-vindas à expansão do Open DevOps, as preocupações com os problemas que surgiram com os produtos da Atlassian este ano, de uma grande interrupção da nuvem em abril para um grande vulnerabilidade de segurança em junho, ainda perduram.
Mike MilagreDiretor de estratégia, Catalogic Software
“Estamos felizes por ter uma cadeia de ferramentas totalmente integrada que facilita o desenvolvimento distribuído, desde que seja feito com um forte modelo de segurança”, disse Miracle. “A Catalogic Software fez a mudança para a nuvem Atlassian em outubro de auto-hospedagem [but] com base em nossa experiência anterior de ser hackeado por meio dos CVEs do Confluence… estamos sendo muito cuidadosos com todas as integrações que fazemos para CI/CD.”
Um analista do setor estava pessimista sobre as chances que o foco da Atlassian na escolha do usuário para Open DevOps oferece contra concorrentes completos, como GitLabGenericName e JFrogGenericName.
“Receio ter que discordar que os clientes desejam liberdade de escolha para escolher o melhor software da cadeia de ferramentas DevOps”, disse Larry Carvalho, consultor principal da RobustCloud. “Embora alguns clientes precisem de recursos exclusivos, a maioria dos clientes gosta de um conjunto testado de produtos integrados.”
Os resultados financeiros recentes da Atlassian incluíram crescimento de clientes e receita que ficou aquém das expectativas dos analistas financeiros. Em seu primeiro trimestre fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro, a Atlassian adicionou 6.550 clientes para um total de 249.173, enquanto analistas tinham previsto crescimento para 250.700. Os executivos da Atlassian escreveram em um carta aos acionistas que as receitas mais fracas do que o esperado para o trimestre refletiram menos conversões de usuários de versões gratuitas para pagas de produtos e expansão mais lenta do que o previsto de licenças nas organizações de clientes existentes.
Os executivos da Atlassian citaram um clima macroeconômico geral ruim para essas tendências em sua carta, mas Carvalho também disse que vê os erros deste ano na confiabilidade e segurança da nuvem desempenhando um papel nisso também.
“No geral, a falta de crescimento da receita da Atlassian não se deve ao aperto de cinto, mas à falta de confiança dos clientes”, disse Carvalho. “O GitLab e o JFrog são mais bem-sucedidos com os clientes devido a um conjunto completo de produtos que se beneficiam de uma confiabilidade melhor do que a Atlassian.”
Financeiramente falando, os resultados do GitLab e do JFrog, que também são empresas de capital aberto, têm sido mistos. O estoque do GitLab tem caiu significativamente em valor desde seu IPO no ano passado, em parte devido a um declínio geral nas avaliações de mercado, e relatou perdas operacionais cada vez maiores nos últimos trimestres. Estoque JFrog também recusou 12% após seu relatório de ganhos mais recente em 2 de novembro.
O GitLab e o JFrog têm bases de clientes menores que a Atlassian. A receita de primeira linha em todas as três empresas cresceu significativamente no trimestre, apesar de erros de previsão que afetaram o preço de suas ações.
Mas enquanto a Atlassian divulgou a desaceleração das conversões e o crescimento dos clientes, o GitLab e o JFrog relataram detalhes que indicam que a abordagem multifuncional pode estar pegando entre os clientes. O GitLab atribuiu o crescimento de sua receita no terceiro trimestre ao integração de recursos de segurança na versão 15 de sua plataforma, lançada em maio. A JFrog informou que os clientes que adotaram sua Plataforma JFrog de ponta a ponta representaram 39% da receita total, contra 34% no mesmo período do ano anterior.
Beth Pariseau, redatora sênior de notícias da TechTarget, é uma veterana premiada do jornalismo de TI. Ela pode ser contatada em [email protected] ou no Twitter @PariseauTT.