Início » Talento de TI: 6 dicas para o sucesso em uma função de SRE

Talento de TI: 6 dicas para o sucesso em uma função de SRE

by testcodewp
0 comment

Uma carreira em Engenharia de Confiabilidade de Site (SRE) pode ser muito promissora. LinkedIn nomeado o Site Reliability Engineer um dos 25 cargos que mais cresceram nos últimos cinco anos. À medida que cresce a necessidade de mais profissionais de SRE, cresce também a necessidade de habilidades específicas.

À medida que olhamos para o futuro, tempo dedicado e acesso a treinamento são essenciais para equipar os SREs com o conhecimento e as habilidades de que precisam para serem bem-sucedidos. o Pulso SRE Global 2022 examina o estado do SRE com informações de pesquisa de mais de 460 líderes e profissionais do SRE. Observando os dados, podemos ajudar os profissionais de SRE e aqueles que consideram uma carreira de SRE a determinar a melhor forma de aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Aqui estão as principais dicas para SREs estabelecidos e aqueles que entram no mercado de trabalho:

1. Prepare-se para reportar às operações de TI

As operações de TI normalmente possuem e lideram as operações de aplicativos e serviços (e sua infraestrutura de suporte) dentro de uma organização, mas variam em responsabilidade. Embora a automação e as práticas desenvolvidas (por exemplo, ITIL, DevOps e outras) tenham sido adotadas, a complexidade, a dívida técnica e de habilidades não melhorou, mas aumentou durante o caminho para o digital.

Com isso, a garantia de aplicativos e serviços confiáveis, disponíveis, seguros e resilientes se torna mais desafiador. Se não for gerenciada e otimizada continuamente, a experiência do cliente e do funcionário pode ser impactada e, com ela, a receita de uma organização.

[ Also read How SREs can help you stop managing infrastructure. ]

O resultado final: as operações de TI aumentaram em importância dentro das organizações, e a adoção das principais atividades de SRE está possibilitando que as operações de TI prosperem e entreguem aos negócios. Novas contratações podem ser imediatamente parte de um fluxo de valor crítico para garantir clientes satisfeitos e funcionários engajados; de acordo com os entrevistados da pesquisa Global SRE Pulse, 30% das equipes de SRE se reportam às operações de TI.

2. Direcione ferramentas de observabilidade em toda a empresa

Todo novo contratado precisará aprender e aproveitar algum tipo de ferramenta de automação. Embora o ITSM tenha sido mencionado como a ferramenta de automação mais usada no SRE, também é a mais madura em muitas organizações para gerenciar incidentes, solicitações de serviço e muito mais.

Vinte e nove por cento dos entrevistados disseram que utilizam ferramentas e técnicas de observabilidade em todos os lugares. Esse tópico é relativamente novo e, embora haja uma boa adoção, há muito espaço para expandir, melhorar, compartilhar e otimizar esse tópico de automação.

A observabilidade é essencial para fornecer insights sobre o funcionamento interno de aplicativos, serviços e sistemas para ajudar as equipes de SRE a tomar decisões mais inteligentes que, em última análise, melhoram os serviços de negócios digitais. Embora a TI possa ter adotado o Application Performance Management (APM), emparelhar o APM com a Observabilidade é uma evolução em direção ao gerenciamento proativo.

No dia-a-dia, um SRE se concentra em melhorar continuamente a confiabilidade dos sistemas e ajudar a solucionar problemas táticos.

3. Aproveite as habilidades de desenvolvimento e operações

No dia-a-dia, um SRE se concentra em melhorar continuamente a confiabilidade dos sistemas e ajudar a solucionar problemas táticos.

Muitos SREs trabalharão em infraestrutura e operações de TI, incluindo retrospectivas e gerenciamento de versões. Além disso, os SREs geralmente gastam tempo abordando os problemas dos clientes. Eles também desenvolvem processos e práticas recomendadas para garantir que os aplicativos sejam automatizados e de autorrecuperação.

O trabalho de um SRE abrange muitos aspectos de tecnologia e processos e fornece a capacidade de trabalhar em muitos fluxos de valor e proprietários funcionais diferentes, tanto na TI quanto nos negócios.

4. Seja energizado e engajado

Embora haja uma tremenda pesquisa descrevendo o que leva a uma força de trabalho engajada, geralmente é verdade que as pessoas gostariam de ter um trabalho que lhes desse um senso de propósito e, com isso, elas estão mais engajadas.

O Global SRE Pulse pediu aos entrevistados que revelassem o que os levou ao cargo de SRE. Quarenta e quatro por cento concordaram fortemente que estão mais engajados e entusiasmados com seu trabalho. Pesquisar sugere que funcionários engajados têm níveis mais altos de entusiasmo, energia e motivação. este traduz em níveis mais altos de desempenho no trabalho, criatividade e produtividade e, em última análise, leva a maiores receitas e lucros para as organizações e níveis mais altos de bem-estar dos funcionários.

Os SREs estão trabalhando em tarefas de desenvolvimento, mas também estão de plantão para períodos importantes. Este equilíbrio entre o trabalho de desenvolvimento e operação requer indivíduos que tenham um alto nível de inteligência emocional e resiliência.

5. Procurando um aumento nos salários? Comece a se candidatar a funções SRE

O SRE Pulse descobriu que a compensação geral dentro do SRE tende a ser maior. Cinquenta e dois por cento dos entrevistados disseram que concordam (fortemente ou um pouco) que seu salário melhorou. Dados de mercado de Robert Half indica que os engenheiros de confiabilidade do site ganham salários significativamente mais altos do que os engenheiros de sistema e administradores de sistema.

O simples fato de que há mais demanda por pessoas com habilidades de engenharia que também entendem de operações (as habilidades de alto nível que um SRE precisa) faz com que o salário dos SREs ultrapasse os dos administradores de sistema ou da central de serviços e pessoal de suporte.

[ Related read Sysadmin vs SRE: What’s the difference? ]

Além disso, principalmente durante a pandemia, as equipes de negócios perceberam que a equipe que opera e garante transações comerciais tranquilas é crucial para a empresa e, portanto, paga melhor. Se os serviços e aplicativos não estiverem funcionando corretamente, isso afetará o resultado final. Por exemplo, a interrupção do Facebook, que durou cerca de 6 horas, custou à empresa US$ 60 milhões.

6. Desenvolva seu conjunto de habilidades SRE

Embora a função de SRE esteja em alta demanda, as organizações ainda enfrentam desafios para fazer as iniciativas de SRE funcionarem. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados da SRE Pulse Survey observaram a falta de pessoal com as habilidades necessárias como seu maior desafio ao implementar o SRE. Esses resultados foram consistentes em todas as organizações, independentemente do tamanho.

A realização mais valiosa para um SRE em potencial é focar nas habilidades. Isso pode ser feito por meio de certificações, educação continuada e conexão com colegas para resolver problemas comuns.

A função SRE está em ascensão e parece ser uma carreira lucrativa para muitos profissionais de TI. Como qualquer carreira de TI, uma das maiores chaves para o sucesso é trabalhar continuamente em habilidades para ajudar a avançar na profissão e ajudar as empresas a ver o benefício significativo de melhorar a confiabilidade – não apenas na TI, mas em toda a organização.

[ Check out essential career advice from 37 award-winning CIOs! Get a variety of insights on leadership, strategy, and career development from IT executives at Mayo Clinic, Dow, Aflac, Liberty Mutual, Nordstrom, and more: Ebook: 37 award-winning CIOs share essential IT career advice. ]

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br