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Como a tecnologia pode reconstruir as conexões no local de trabalho, camaradagem

by testcodewp
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Vários estudos recentes descobriram que o esgotamento dos funcionários está prejudicando a produtividade, a motivação e o bem-estar dos trabalhadores. Pesquisas relacionadas também mostram que trabalhadores híbridos e remotos ainda relatam sentir-se desconectados uns dos outros e muitos sentem falta da camaradagem que tinham com colegas de trabalho antes da pandemia.

Uma maneira pela qual alguns gerentes de RH e de linha de negócios estão abordando essas tendências preocupantes é introduzindo novas plataformas de tecnologia que podem promover não apenas a colaboração, mas também as conexões dos funcionários, ajudando os funcionários a restabelecer relacionamentos perdidos e fazer pausas leves na rotina diária do trabalho.

Ao aumentar o moral e o espírito de corpo, as organizações esperam ver melhorias na produtividade, desempenho e retenção de funcionários.

Novo aplicativo de criação de comunidade da Microsoft

Ajudar os funcionários a se reconectarem em toda a organização está entre os motivos pelos quais a Microsoft criou seu produto Viva Engage, que será lançado em breve. O aplicativo se baseia na base criada por sua plataforma Yammer para ajudar a promover a comunidade e a camaradagem nas organizações e oferecer aos funcionários uma maneira de fazer conexões além das interações comerciais diárias, fornecendo ferramentas para expressão pessoal.

Dan Holme, líder de produto da Viva Engage, disse que a pesquisa da Microsoft apontou para uma forte necessidade de um produto desse tipo. Um estudo recente da gigante da tecnologia descobriu que 43% dos líderes acreditam que a construção de relacionamentos é o maior desafio do trabalho híbrido e remoto.

“Enquanto conversamos com nossos clientes, eles nos disseram que as conexões entre diferentes grupos e funções em suas empresas – o tecido social da organização – foram atingidas durante a pandemia”, disse Holme. “Nossos próprios dados também mostraram que os relacionamentos entre silos de negócios estavam desgastados. Enquanto as pessoas se conectavam virtualmente para reuniões de trabalho, todos os outros tipos de relacionamentos normalmente formados no escritório estavam desaparecendo.”

O Viva Engage foi projetado em parte para ser o “gêmeo digital” dos espaços públicos e o venerável watercooler encontrado em escritórios físicos, disse Holme. “É onde as pessoas se encontram, formam ou fortalecem laços sociais e trocam ideias e conhecimentos em tempo real”, explicou. O Engage foi projetado para ser usado no fluxo de trabalho diário dos funcionários, o que significa que está integrado às plataformas de produtividade e comunicação usadas com frequência e os usuários não precisam fazer login em um aplicativo diferente para obter o benefício da ferramenta.

Holme disse que há quatro áreas em que a Microsoft acredita que o Engage pode ajudar as empresas:

  • Fomentar a construção da comunidade ou criar um amplo tecido social de funcionários se unindo e construindo um sentimento de pertencimento e inclusão.
  • Promovendo engajamento e relacionamentos mais eficazes entre líderes e funcionários, humanizando os líderes e moldando a cultura.
  • Ajudar os funcionários a construir redes pessoais mais fortes em toda a organização, o que pode ajudar no avanço de suas carreiras.
  • Facilitar o compartilhamento e distribuição de conhecimento nas empresas.

Um recurso no aplicativo chamado Storyline permite que os funcionários compartilhem suas perspectivas, paixões e experiências únicas em escala, disse Holme. “Acreditamos que isso ajudará os trabalhadores a construir e aprimorar suas redes pessoais nas empresas”, observou ele.

O aplicativo Engage também permite que os líderes compartilhem notícias e estratégias com os funcionários, facilitem discussões bidirecionais e ajudem os funcionários a se sentirem mais ouvidos e incluídos, de acordo com Holme. Visualize os usuários do relatório do aplicativo usando o Engage para compartilhar atualizações semanais com suas equipes por meio de vídeo ou amplificar momentos culturais como o Black History Month.

“Foi bem recebido porque é pessoal e você ouve as coisas nas vozes únicas dos líderes, o que atinge os funcionários de maneira diferente da comunicação mais formal sobre tópicos semelhantes”, disse Holme.

Usando jogos para conectar equipes híbridas

Alguns líderes de RH recorreram a métodos mais criativos para criar camaradagem e criar um senso de conexão mais forte em equipes de trabalho híbridas e remotas. Jennifer Zacks, líder de operações de pessoal da Avise, uma empresa de software financeiro em Boston, usa uma plataforma de jogos do fornecedor Luna Park, com sede em Nova York, para ajudar a construir o espírito de equipe entre os trabalhadores distribuídos, ao mesmo tempo em que lhes dá uma pausa na rotina diária.

Os funcionários acessam a plataforma Luna Park para sessões de uma hora, onde jogam até 10 minijogos interativos facilitados por um anfitrião profissional. Os jogos podem incluir tudo, desde jogos de palavras até curiosidades e concursos no estilo arcade, incentivando os participantes a colaborar e se envolver em uma competição amigável com colegas de trabalho com os quais eles normalmente não interagem.

“A plataforma Luna Park oferece uma maneira inovadora para os membros de nossa equipe se conectarem, interagirem uns com os outros fora das reuniões de rotina e se divertirem”, disse Zacks. “Acreditamos que criar relacionamentos mais fortes entre os funcionários também contribui para mais produtividade e melhor colaboração.”

Arlen Marmel e Ben Anderson, cofundadores da plataforma Luna Park, disseram que criaram o conceito para ajudar equipes híbridas e remotas a fazer conexões interpessoais mais fortes, elevar o moral e até ajudar os colegas de equipe a desenvolver habilidades de resolução de problemas juntos durante os jogos. “Queríamos criar um escopo maior de conexão social entre as empresas”, disse Marmel.

A plataforma pode acomodar até 300 jogadores e os jogos podem ser personalizados de acordo com os desejos do cliente. O custo para participar é de US $ 500 para equipes de até 100 pessoas, e também há uma versão sob demanda dos jogos, bem como o conceito ao vivo.

Dave Zielinski é diretor da Skiwood Communications, uma empresa de redação e edição de negócios em Minneapolis.

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