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Conservadores buscam estabilidade para professores universitários

by testcodewp
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Em Kansas, a Emporia State University cortou no outono passado 33 professores - a maioria deles efetivos - Imagem do Google 
No Kansas, a Emporia State University cortou no outono passado 33 professores – a maioria deles efetivos – Imagem do Google

MISSÃO, Kan. (AP) – Quando o tenente-governador Dan Patrick pediu às faculdades do Texas que repudiassem a teoria racial crítica, o corpo docente da Universidade do Texas aprovou uma resolução defendendo sua liberdade de decidir por si mesmos como ensinar sobre raça.

Patrick disse que interpretou isso como uma mensagem para “vá para o inferno”.

Por sua vez, Patrick, um republicano, disse que era hora de considerar a responsabilização do corpo docente, visando uma das principais vantagens de seus empregos.

“Talvez devêssemos analisar a posse”, disse Patrick em uma coletiva de imprensa em novembro.

É um sentimento repetido por autoridades conservadoras em estados vermelhos em todo o país. As nomeações acadêmicas indefinidas que vêm com a posse – o santo graal do emprego universitário – enfrentaram revisão de legisladores ou conselhos estaduais de supervisão em pelo menos meia dúzia de estados, muitas vezes apresentadas como tentativas de controlar os acadêmicos com visões liberais.

Os defensores da posse estão se preparando para a possibilidade de novas ameaças, já que os legisladores estão de volta às casas estaduais em todo o país.

A tendência reflete como escrutínio conservador de ensino relacionado a raça, gênero e sexualidade estendeu-se das escolas ao ensino superior. Mas as considerações orçamentárias também desempenham um papel. O número de docentes titulares tem diminuído mesmo em estados mais liberais. As universidades estão contratando mais instrutores adjuntos em meio período em meio ao declínio no apoio financeiro dos governos estaduais.

Tradicionalmente, professores efetivos podem ser demitidos apenas em circunstâncias extremas, como má conduta profissional ou emergência financeira. Os defensores da posse dizem que é um componente crucial da liberdade acadêmica – especialmente à medida que cresce a controvérsia sobre as discussões acadêmicas sobre história e identidade.

Sem estabilidade, o corpo docente “está sujeito a jogar pelo seguro quando chega a hora de ter uma discussão em sala de aula sobre um tópico difícil”, disse Irene Mulvey, presidente da Associação Americana de Professores Universitários.

Mas em tempos financeiros e políticos difíceis, mesmo os professores titulares podem não ter emprego garantido.

No Kansas, a Emporia State University cortou recentemente 33 professores – a maioria deles efetivos – usando uma medida emergencial de pandemia que permitia às universidades contornar as políticas de demissão de funcionários para equilibrar os orçamentos.

Max McCoy, único professor de jornalismo da Emporia State, escreveu uma coluna que começava, “Eu posso ser demitido por escrever isso” — antes de aprender este seria seu último ano lecionando na escola.

“Isso é um expurgo”, disse ele. Ele disse que todos os professores demitidos eram “democratas ou liberais em nosso pensamento”.

A porta-voz da universidade, Gwen Larson, disse que professores individuais não foram alvo de demissão. Ela disse que os cortes seguiram uma revisão de como a demanda por programas acadêmicos está mudando e “para onde precisamos nos mover no futuro.

Os ataques ao ensino superior foram alimentados por uma mudança na forma como os conservadores veem as faculdades e universidades, disse Jeremy Young, do grupo de livre expressão PEN America. A parcela de republicanos e republicanos de tendência independente que disseram que o ensino superior estava tendo um efeito negativo no país cresceu de 37% para 59% de 2015 a 2019 na pesquisa do Pew Research Center.

No Texas, os administradores universitários estão trabalhando nos bastidores para esmagar a legislação antecipada que visaria a posse, temendo que isso prejudique o recrutamento, disse Jeff Blodgett, presidente da Conferência do Texas da AAUP.

Algumas pessoas já não estão se candidatando a empregos universitários por causa das discussões, disse Pat Heintzelman, presidente da Texas Faculty Association.

Na Flórida, um juiz federal bloqueou em novembro o Lei “Stop-WOKE”, uma lei promovida pelo governador Ron DeSantis que restringe certas conversas e análises baseadas em raça nas faculdades. O gabinete do governador está recorrendo da liminar. O cumprimento da lei faria parte dos critérios de avaliação dos professores titulares em um processo de revisão que está sendo avaliado pelo Conselho Superior do sistema universitário.

“Eles se apegaram à ideia que muitos regimes totalitários fizeram ao longo dos anos, que é se você pode impedir os alunos de aprender sobre ideias das quais um partido político no poder discorda, essa é uma maneira de impedir que essas ideias existam no sociedade”, disse Andrew Gothard, presidente da United Faculty of Florida.

DeSantis, no entanto, questionou o argumento de que a posse proporciona liberdade acadêmica.

“Na verdade, criou-se mais uma ortodoxia intelectual em que é mais difícil para as pessoas que têm pontos de vista divergentes serem efetivadas”, disse ele em entrevista coletiva em abril.

Na Louisiana, os legisladores criaram uma força-tarefa para estudar a posse com a resolução apoiada pelos republicanos, observando que os alunos devem ter certeza de que os cursos estão livres de “doutrinação política, ideológica, religiosa ou anti-religiosa”. Os professores levantaram preocupações até saberem que os membros da força-tarefa eram em sua maioria apoiadores efetivos.

Na Geórgia, o Conselho de Regentes do estado aprovado uma política que facilitou a remoção de professores efetivos que tiveram uma avaliação de desempenho negativa. Em outros lugares, a legislação para proibir ou restringir a posse também foi introduzida nos últimos anos em Iowa, Carolina do Sul e Mississippi, mas não conseguiu aprovação.

A resistência ocorre após décadas de taxas decrescentes de professores titulares. De acordo com a AAUP, 24% dos membros do corpo docente ocuparam cargos efetivos em tempo integral no outono de 2020, em comparação com 39% no outono de 1987, o primeiro ano para o qual informações diretamente comparáveis ​​estão disponíveis.

Instrutores universitários de meio período raramente recebem benefícios. Freqüentemente, eles devem viajar de campus em campus para ganhar a vida.

“É um pesadelo”, disse Caprice Lawless, que escreveu o “Adjunct Cookbook”, repleto de receitas que Ph.Ds mal remunerados podem juntar com alimentos básicos da despensa.

“Levei Ph.Ds a bancos de alimentos e os vi chorar porque não conseguiam comida suficiente para suas famílias”, disse Lawless, que disse ter trabalhado como assistente social antes de se aposentar há dois anos no Front Range Community College. em Westminster, Colorado.

A oposição ao mandato uniu os conservadores por diferentes razões: nem todos compartilham as mesmas preocupações sobre o “ensino superior acordado”, disse Marc Stein, professor de história da San Francisco State University, que escreveu sobre a mudança para o corpo docente em meio período.

“Mas”, disse ele, “se você atacar a ‘confusão’ do ensino superior e isso levar ao declínio do financiamento para o ensino superior, então os conservadores econômicos ficarão felizes”.

A posse explodiu após a Segunda Guerra Mundial, quando ajudou no recrutamento, pois o GI Bill aumentou as matrículas, disse Sol Gittleman, ex-reitor da Tufts University que escreveu sobre o assunto. Ultimamente, o país superproduziu Ph.Ds, disse Gittleman, que prevê que a estabilidade desaparecerá em grande parte nas próximas décadas fora das 100 melhores faculdades e universidades.

“Teoria crítica da raça – isso é uma desculpa”, disse ele. “Se houvesse falta de professores, você não ouviria isso.”

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