Contratar mulheres na tecnologia pode ser difícil, mas existem algumas maneiras de ajudar as empresas a encontrar candidatos talentosos. Uma maneira é procurar por quadros de empregos voltados para mulheres na área de tecnologia. Muitas empresas estão começando a publicar diferenças salariais em seus relatórios anuais, o que torna mais fácil para as pessoas compararem quanto as mulheres são pagas em relação aos homens no mesmo cargo.
Quadros de empregos para mulheres na área de tecnologia
As mulheres na área de tecnologia geralmente são atraídas por empresas que enfatizam vantagens e flexibilidade de horário. Mas os homens também tendem a ter preferências diferentes, e é por isso que as mulheres que procuram empregos em tecnologia devem prestar atenção especial à descrição do trabalho. Enquanto alguns dos benefícios oferecidos pelas empresas de tecnologia são adaptados aos homens, as mulheres preferem outros tipos de benefícios, como massagens no local e horário flexível. Para atrair mais candidatas do sexo feminino, as empresas devem considerar a inclusão de anúncios de emprego em sites que atendem as mulheres.
Além dos quadros de empregos, também existem várias empresas que ajudam a encontrar mulheres para a área de tecnologia e também combinam mulheres com empresas que se encaixam em seus critérios.
Uma mudança fácil que você pode fazer para atrair mulheres para empregos em tecnologia é garantir que haja pelo menos duas mulheres em seu painel de contratação. Quando há apenas homens em um painel, as mulheres podem se sentir intimidadas e não se candidatar. Adicionar uma mulher ao seu painel de entrevistas pode fazer toda a diferença, pois as candidatas do sexo feminino tendem a aceitar ofertas com mais frequência.
Ao escrever a descrição do trabalho, tente usar uma linguagem inclusiva, evitando palavras como “competitivo” e “dominante”. Embora essas palavras possam ser atraentes para alguns, elas podem alienar um grupo diversificado de candidatos. Para minimizar o viés inconsciente, considere incluir um segundo membro da equipe em seu processo de entrevista ou usar um “decodificador de gênero” para ajudar a escrever a sua descrição de trabalho.
Diversidade de candidatos
Embora seja importante oferecer oportunidades para mulheres na área de tecnologia, as empresas também precisam oferecer planos de carreira estruturados com uma combinação de treinamento no trabalho e aprendizado formal. A falta de oportunidades iguais para as mulheres na tecnologia é um grande desafio, mas as abordagens certas podem ajudar a nivelar o jogo. Uma estratégia importante é observar as práticas de contratação e identificar áreas de melhoria. Dessa forma, as mulheres na tecnologia podem se mover para as posições que merecem.
As equipes de recrutamento podem causar um impacto significativo ao incluir mulheres em funções de tecnologia. Muitos recrutadores revisam cegamente os currículos para remover informações de identificação, excluindo mulheres com formação tradicional em engenharia. Cada vez mais, os empregadores estão substituindo esse processo por avaliações de habilidades. Nessas avaliações, os candidatos devem concluir desafios de codificação realistas e responder a perguntas da entrevista no local. O resultado é uma força de trabalho mais diversificada.
Diferenças salariais entre homens e mulheres
Existem diferenças salariais persistentes entre homens e mulheres na indústria de tecnologia. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE) a maior diferença foi para um desenvolvedor front-end, que recebia 63,2% a mais do que uma mulher com a mesma função. Essa disparidade se deve principalmente a preconceitos inconscientes, políticas de remuneração inconsistentes e ao uso de ganhos anteriores como base para a remuneração.
Em abril deste ano 2022, o IT Forum revela que os homens em TI ainda ganham mil a mais que as mulheres mesmo exercendo a mesma função. A pesquisa mostrou que a disparidade salarial está diminuindo, mas não com rapidez suficiente para que as mulheres fiquem em pé de igualdade.
Mentorias
A mentoria é uma ótima maneira para as mulheres da indústria de tecnologia ganharem confiança e melhorarem suas habilidades. Também pode abrir portas para uma promoção na carreira. Além de proporcionar desenvolvimento profissional e pessoal, as mentorias também são úteis para alcançar a igualdade de gênero. Os mentores podem ajudar as mulheres na área de tecnologia a aprimorar suas habilidades de comunicação e fornecer feedback construtivo. Eles também podem ajudar as mulheres a desenvolver suas habilidades de liderança e networking dentro da empresa.
Papéis interdisciplinares
Há muitas maneiras de atrair mulheres para a indústria de tecnologia. Uma das estratégias mais eficazes é criar funções que combinam conhecimento técnico com habilidades interdisciplinares. Isso atrairá mais candidatos do sexo feminino do que outros tipos de funções. Além disso, essas funções podem ser criadas como cargos de meio período, o que incentivará mais mulheres a se candidatarem.
Embora as mulheres representem cerca de metade da força de trabalho, elas ainda estão sub-representadas no setor de tecnologia.
Pensando fora da caixa ao contratar mulheres na tecnologia
É tecnologia pode trazer uma perspectiva diferente para a descrição do trabalho do que um homem. As empresas que incentivam as mulheres a seguir carreiras em TI podem causar impacto na próxima geração de empresas de tecnologia. Proporcionar um ambiente de trabalho diversificado pode levar a uma melhor inovação e melhores produtos.
A falta de diversidade entre engenheiros de software e outros profissionais de tecnologia é um problema de todo o setor. Como resultado, contratar mulheres em tecnologia pode ser difícil. Embora as mulheres representem cerca de 20% da força de trabalho de engenharia de software, essa porcentagem é consideravelmente menor do que a de outros setores. Como resultado, as mulheres muitas vezes enfrentam o preconceito de gênero e encontram sua voz mais baixa. De acordo com uma pesquisa, 78% das mulheres em tecnologia dizem que devem trabalhar mais do que seus colegas de trabalho masculinos para estabelecer seu valor.
Contudo, desconsidere informações de identificação de sexo no currículo e Utilize uma avaliação técnica sem viés e baseada em evidencia, onde os candidatos são testados pelos seus conhecimentos técnicos, e assim terá uma força de trabalho mais diversificada.
Acesse agora gratuitamente a Primeira Plataforma de Avaliação Técnica de Desenvolvedores do Brasil!