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Nivelando o tempo das equipes de plataforma de TI

by testcodewp
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Software é um jogo de equipe. As ‘oficinas’ de desenvolvimento de aplicativos de software corporativo (o nome fofo que os engenheiros às vezes usam para se referir ao departamento de programação e operações de suporte) são compostas por vários profissionais, todos com suas próprias especialidades e áreas de excelência.

Mesmo quando o chamado software amador é construído por indivíduos, muitos desenvolvedores que trabalham nesses ambientes se envolverão com grupos de usuários online, coletivos de projetos de interesse especial ou mesmo zonas e repositórios de software de código aberto onde o fator da comunidade é a própria equipe.

Como sabemos, na era da nuvem e dos datacenters massivos, o software costuma ficar mais complexo e complicado, daí o surgimento de tantos especialistas em orquestração e fornecedores de tecnologia de observação atualmente. Isso significa um movimento um (ou talvez vários) degraus abaixo, até a plataforma usada para alimentar e conduzir os aplicativos que estão sendo construídos – e agora estamos formando equipes que se concentram em trabalhar neste espaço como uma função dedicada.

Esta é a ascensão da equipe da plataforma de software.

Observar o que a equipe da plataforma de software faz, como seus fluxos de trabalho estão funcionando, onde pode ser eficaz e como deve atender aos elementos mais amplos da pilha de TI é uma atividade central e um interesse para a empresa de automação de infraestrutura Fantoche.

A mais recente análise de DevOps (desenvolvedores e equipes de operações trabalhando juntas) da empresa, na verdade, vem como uma Platform Engineering Edition especial. Tendo perdido a chance de publicar uma edição especial de Natal ou alguma outra forma de relatório comemorativo de Ano Novo, a Puppet optou por tentar mostrar o que está acontecendo nos departamentos de plataforma.

Oficialmente conhecido como Puppet por Perforce (Perforce adquiriu Puppet na primavera do ano passado), a empresa sugere que, desde que os líderes de TI invistam em sua equipe de plataforma e refinem sua mentalidade de produto, a engenharia de plataforma os ajudará a desbloquear a chance de acelerar as entregas de software e reduzir a pressão de desenvolvimento. Nós olhamos para engenharia de plataforma antes de agora e observou que esse setor da pilha de TI está focado em áreas como computação sem servidor e provisionamento automatizado – além disso, estamos falando sobre infraestruturas programáveis ​​e infraestrutura como código (IaC), então o que o Puppet acha que precisamos focar em termos de dinâmica da equipe da plataforma?

Esta pesquisa explora a crescente popularidade da engenharia de plataforma e seus benefícios, com 93% dos entrevistados relatando que a adoção da plataforma pela equipe é um passo na direção certa. A empresa sugeriu anteriormente que uma abordagem de equipe de plataforma é um caminho cada vez mais bem-sucedido para o sucesso do DevOps em escala. Faz bastante sentido, ou seja, dimensionar um sistema de software tem tudo a ver com crescimento vertical, expansão horizontal e elevação de 360 ​​graus em todas as direções – seria imprudente abordar qualquer projeto de aumento de escala sem saber como são suas fundações … e é assim que a plataforma equipe de engenharia está lá para.

O que é engenharia de plataforma?

A empresa define a engenharia de plataforma como a disciplina tecnológica de projetar e construir recursos de autoatendimento para minimizar a carga cognitiva dos desenvolvedores e permitir a entrega de software de fluxo rápido. As equipes de plataforma fornecem plataformas de infraestrutura compartilhada para usuários internos responsáveis ​​por fornecer um fluxo de valor – normalmente desenvolvedores de software e engenheiros que tratam sua plataforma como um produto para seus usuários, não apenas um projeto de TI.

Existem vários atributos principais de uma abordagem de engenharia de plataforma moderna. O mais abrangente é ter uma mentalidade de produto, o que significa que uma plataforma é tratada como um conjunto de produtos de autoatendimento que evoluem continuamente para atender às necessidades do desenvolvedor. A plataforma visa reduzir a carga cognitiva do desenvolvedor e permite o fluxo rápido de entrega de software, onde as equipes responsáveis ​​pela construção de fluxos de valor podem entregar valor aos seus consumidores sem a necessidade de interação direta com outras equipes.

Para plataformas de TI, essa abordagem começa com o fornecimento de serviços de infraestrutura subjacentes como um produto de autoatendimento que é consumido por equipes de desenvolvedores (ou ‘fluxo de valor’). O design e a evolução da plataforma devem ser informados por práticas de aprendizado organizacional colaborativo e o uso da plataforma internamente deve ser conduzido pelo evangelismo interno, não por meio de um mandato de cima para baixo.

Reforçando o estoque da plataforma

“[Our analysis work here] mostra que a engenharia de plataforma pode produzir benefícios significativos em toda a organização e desbloquear o sucesso do DevOps para a empresa. No entanto, a liderança deve investir continuamente na equipe da plataforma, garantir ciclos de feedback funcional com os usuários e desenvolver as habilidades de gerenciamento de produtos na equipe, para garantir a entrega rápida do fluxo e uma redução contínua da carga cognitiva dos desenvolvedores”, disse Nigel Kersten, CTO, Puppet by Forçosamente. “À medida que as empresas reforçam a contratação de equipes de plataforma, elas devem priorizar as habilidades de gerenciamento de produtos, não apenas a engenharia principal.”

No geral, podemos inferir que uma organização corporativa não necessariamente ‘precisa’ ter uma equipe de engenharia de plataforma, mas se essa empresa quiser aumentar sua pilha de TI com uma equipe DevOps eficaz (colaborativa, unificadora, eficiente) que pode dar suporte com segurança a um projeto de dimensionamento de TI… então meio que dá.

“O surgimento da engenharia de plataforma é um tópico que acompanhamos com várias equipes e organizações por meio de nossa comunidade Women in DevOps”, disse Sabrina Battiston, líder da comunidade, Women in DevOps “Estamos ansiosos para seguir as tendências discutidas [here]especificamente sobre como as equipes da plataforma estão se apropriando das práticas de DevOps e capacitando as equipes de desenvolvimento – e relatando as descobertas para nossa comunidade, que pode levar para suas respectivas organizações.”

A equipe de engenharia de plataforma não se preocupa tanto com o domínio das Interfaces Gráficas de Usuário (GUIs) dos usuários e se um serviço da Web pode ou não ser usado no Android, Apple iOS e Linux ou Windows de maneira contínua – embora um bom DNA no nível de plataforma normalmente aumenta a probabilidade de sucesso da ‘última milha’ do aplicativo ou serviço digital – em vez disso, há muito mais foco em áreas como confiabilidade do sistema, produtividade do desenvolvedor e velocidade total de entrega do ciclo de software.

Plataforma, é uma grande pergunta

A equipe da plataforma precisa ter habilidades de desenvolvimento, operações, gerenciamento de produtos e marketing de produtos, independentemente dos cargos reais dentro da equipe. Inegavelmente, é uma grande pergunta.

No que pode ser uma mudança de mentalidade relativamente significativa para muitas empresas, a equipe da plataforma precisa ter experiência em operações de TI, mas não opera os aplicativos na própria plataforma. Eles são responsáveis ​​por fornecer uma plataforma confiável e resiliente que capacita as equipes de fluxo de valor a criar, liberar e operar seus próprios aplicativos.

À medida que construímos os próximos 7 anos de tecnologia corporativa entre agora e o final desta década, o jogo de plataforma será cada vez mais importante. Os jogos de plataforma podem ter começado com Donkey Kong e Super Mario Brothers, mas certamente acabam no datacenter da nuvem agora.

Obrigado, Mário, sua busca acabou – por enquanto, pelo menos.

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