No mundo atual de interrupções intermináveis, os gerentes precisam de toda a ajuda possível – e o RH precisa garantir que eles recebam.
Os gerentes desempenham um papel crítico no apoio à experiência do funcionário e na prevenção da alta rotatividade. Mas eles também devem garantir a produtividade dos funcionários em um mundo onde as más notícias e as distrações são contínuas. Equilibrar esses dois lados requer soft skills como empatia e habilidades de liderança quando eles nem sempre estão claros sobre por que a alta administração está tomando certas decisões. É um equilíbrio complicado, e o RH tem um papel importante no apoio e desenvolvimento dos gestores para que eles possam apoiar a empresa da melhor forma possível.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais os líderes de RH podem ajudar melhor os gerentes.
1. Faça o caso de negócios para o desenvolvimento do gerente
Os líderes de RH devem defender o desenvolvimento dos gerentes e obter adesão orçamentária da alta administração. Por exemplo, o departamento de RH pode precisar adquirir software de aprendizagem e desenvolvimento treinar gerentes em discussões de remuneração com subordinados.
Uma grande preocupação da alta administração é o retorno sobre o investimento, disse Jim Frawley, fundador da Bellwether, uma consultoria de desenvolvimento executivo localizada em Nova York. Os líderes de RH devem ilustrar o ROI potencial que pode resultar do desenvolvimento desses indivíduos.
“Existem empresários que simplesmente não estão interessados nessa conversa, mas definitivamente vale a pena lutar”, disse Frawley.
2. Ajude os gerentes a desenvolver habilidades interpessoais
Os líderes de RH devem ajudar a capacitar os gerentes por meio de formação que os ajuda a melhorar as suas soft skillso que pode ajudá-los a realizar os aspectos mais difíceis do trabalho.
Muitos gerentes têm dúvidas sobre como realizar alguns aspectos do trabalho, disse Michael Timmes, consultor de recursos humanos da Insperity, uma empresa de serviços de RH localizada em Houston.
“Quando me sento e converso com as pessoas sobre questões de relações com funcionários, [they say,] ‘Eu realmente quero ajudar esse indivíduo, mas não tenho certeza se estou fazendo a coisa certa'”, disse Timmes.
Por exemplo, os gerentes podem precisar de treinamento para liderar uma discussão sobre um tópico delicado, como um subordinado direto que chega constantemente atrasado ao trabalho.
Frawley disse que os seguintes pontos são alguns dos mais importantes a serem abordados durante o treinamento sobre como conduzir uma conversa difícil:
- separar a emoção da lógica;
- validar as preocupações de um funcionário sem necessariamente concordar com elas;
- trabalhar com as preocupações de um funcionário; e
- identificando as áreas em que o gerente pode ajudar o funcionário.
3. Defender uma cultura de abertura
O RH pode trabalhar com a alta administração para criar uma cultura de abertura e feedback e, então, promover a comunicação entre os gerentes. Isso inclui encorajar até mesmo feedback crítico, embora expresso de maneira apropriada. É improvável que a inovação e a agilidade aconteçam se a cultura da empresa for rígida e não estiver aberta ao feedback dos funcionários.
Os líderes da empresa devem até pedir abertamente opiniões divergentes, disse Banks Benitez, fundador da Smart Workweek, um serviço de consultoria com sede em Denver para organizações que buscam implementar uma semana de trabalho de quatro dias.
“Os líderes precisam modelar o bom comportamento em termos de não serem superdefensivos”, disse ele.
Quando a reação ou feedback de um gerente leva a uma decisão melhor, os líderes da empresa devem reconhecer publicamente a contribuição desse gerente, disse ele.
“[That way]outras pessoas veem que a reação e o feedback são realmente construtivos em relação aos objetivos finais”, disse Benitez.
Por exemplo, o RH pode encorajar os gerentes a obter esclarecimentos quando as prioridades não estiverem claras, disse Benitez. Em muitos casos, os gerentes não falam sobre esse desafio porque temem repercussões negativas.
Os gerentes melhorarão sua experiência de trabalho e de seus subordinados diretos, se eles levantar preocupações sobre priorização.
4. Educar sobre os recursos dos funcionários
Os gerentes provavelmente desejam ajudar seus subordinados diretos o máximo possível, mas podem não ter consciência de quanta ajuda podem oferecer de forma realista. Os líderes de RH devem garantir que os gerentes tenham uma ideia precisa dos recursos que podem utilizar para seus subordinados diretos em áreas como desenvolvimento profissional.
“Muitas vezes, há uma sensação de que o local de trabalho precisa ser abrangente [in] atendendo às necessidades desses diferentes trabalhadores”, disse Benitez. “Os gerentes da linha de frente estão enfrentando muita pressão de suas equipes e não estão recebendo muita orientação sobre o que, do ponto de vista da empresa, podem oferecer a seus funcionários.”
Por exemplo, um funcionário pode perguntar ao seu gerente se ele pode inscrever-se em um curso de aprendizado e desenvolvimento fora da organização, mas a empresa pode não ter recursos para inscrição. O gerente pode dizer que sim e descobrir que a organização não pode pagar pelo curso.