Previsão: AI/ML se tornará um poderoso impulsionador da automação do fluxo de trabalho empresarial
“À medida que a incerteza econômica continua a criar desafios para as empresas, veremos um aumento significativo na adoção da automação inteligente, pois os líderes empresariais procuram fazer mais com menos. Especificamente, ferramentas de automação sem código e sem código, capazes de otimizar a eficiência do fluxo de trabalho e gerar valor rapidamente em todas as partes do negócio. Os CIOs trabalharão com usuários de negócios não técnicos em todos os departamentos para entender e documentar totalmente os fluxos de trabalho diários para determinar quais processos podem ser automatizados. As respostas abrangerão casos de uso que vão desde fluxos de trabalho financeiros até gerenciamento de força de trabalho e muito mais. Para os líderes de produtos, a pergunta será: ‘qual é a jornada de automação inteligente para meu produto ou aplicativo?’”
Previsão: recursos de baixo código e sem código capacitarão a força de trabalho em evolução e provocarão um aumento de desenvolvedores cidadãos
“Existe uma grande oportunidade para o CIO influenciar os negócios quando você está pensando em tentar fazer mais com menos. Em 2023, haverá um foco maior na criação de ferramentas de produtividade na nuvem, com ênfase em DevOps e ferramentas de produtividade para desenvolvedores. Os CIOs e líderes de tecnologia já estão priorizando mais recursos orientados ao fluxo de trabalho ao inserir IA em casos de uso, permitindo que trabalhadores qualificados tenham mais tempo para se concentrar nas tarefas estratégicas de valor agregado em mãos. No entanto, a inovação geralmente requer capacidades de nível superior – criando uma lacuna de habilidades na força de trabalho e, portanto, novos desafios para o planejamento da força de trabalho. No próximo ano, os recursos low-code no-code permitirão que profissionais de TI e desenvolvedores cidadãos impulsionem a inovação no DevOps e atendam às suas próprias necessidades de desenvolvimento sem a necessidade de adquirir conhecimento profundo de codificação em áreas específicas.”
Previsão: a segurança corporativa e o gerenciamento de conformidade se tornarão uma prioridade ainda maior
“A segurança continuará sendo uma das principais preocupações de quase todas as organizações, devido aos riscos financeiros, operacionais e reputacionais de cortar orçamentos ou custos de segurança cibernética. No entanto, à medida que entramos em uma recessão e as medidas de downsizing continuam, veremos um influxo de CIOs e CISOs adotando a automação estruturada para fazer mais com menos, sem sacrificar a segurança. Especificamente, prevejo que haverá um aumento nas vendas e maior implementação de ferramentas que ajudam a automatizar os fluxos de trabalho de governança, credenciamento e conformidade. Investir nessas ferramentas permitirá que as organizações aproveitem os recursos críticos de SaaS, incluindo segurança na nuvem, avaliação de riscos, identificação de configuração incorreta e proteção de dados corporativos, para garantir que as operações permaneçam seguras à medida que os negócios crescem.
Previsão: a SaaSificação de casos de uso aumentará à medida que a mudança secular para a nuvem continuar
“Nos últimos anos, a aceleração da nuvem significou que as empresas fizeram investimentos prem na nuvem. À medida que essa tendência secular continua e entramos na próxima fase de desenvolvimento em 2023, as empresas começarão a criar novos recursos de nuvem usando IA, aprendizado de máquina e automação de fluxo de trabalho para criar novas camadas corporativas.
No próximo ano, os CIOs procurarão aumentar a eficiência com recursos de nuvem em primeiro plano – especificamente fornecendo soluções baseadas em aplicativos mais completas em vez de soluções baseadas em plataformas. Ao habilitar plataformas com mais aplicativos no estilo SaaS, as empresas entregarão um tempo de retorno mais rápido aos clientes e permitirão que eles resolvam mais casos de uso com mais rapidez. Isso beneficiará o ecossistema corporativo como um todo, fornecendo melhores percepções dos clientes para os escritórios de frente para aumentar sua compreensão do comportamento do cliente e, por sua vez, melhorar as vendas, as experiências do centro de contato e o sucesso geral do cliente. Os recursos baseados em aplicativos também unirão departamentos isolados dentro de escritórios intermediários para trabalhar de forma mais coesa com os escritórios frontais para fornecer esses insights por meio de análises. Isso representará uma grande oportunidade para os CIOs influenciarem os negócios ao procurarem fazer ‘mais com menos’”.
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