Feliz Ano Novo! Se os últimos três anos servirem de indicação, 2023 apresentará sua cota de desafios e surpresas.
Como diretor do Centro Profissional da Goodwill Industries do Noroeste da Carolina do Norte, tento me manter a par das tendências trabalhistas, econômicas, sociais e tecnológicas que podem impactar meus clientes.
Vamos mergulhar nessas tendências? Espero que você me permita tirar o pó da minha velha bola de cristal e ver se minha varinha mágica ainda funciona.
Tendências de Emprego: As empresas ainda enfrentam uma guerra por talentos. A rotatividade continua desenfreada. Vejo empresas continuando a fazer mais para reter seus funcionários. Faz sentido do ponto de vista financeiro, mas também ajuda a promover uma cultura de trabalho aprimorada.
Para esse fim, vejo uma ênfase maior na saúde holística dos funcionários – bem-estar mental, emocional, físico e até financeiro. As pessoas querem se sentir valorizadas e apreciadas por seu empregador pelas contribuições que fazem.
As pessoas também estão lendo…
Os salários subiram e vão continuar a subir. A inflação desacelerou, mas continua muito alta. As empresas continuarão a explorar planos de benefícios criativos para atrair e reter talentos.
Tendências econômicas: não sou economista e não sou consultor financeiro. Mas você também não precisa ser para ver para onde as coisas estão indo. Inflação alta, o Federal Reserve elevando as taxas de juros, as perspectivas econômicas globais, a guerra na Ucrânia, a presença contínua do COVID… tudo isso aponta para dias mais sombrios pela frente. Quão grave será uma futura recessão e quando ela realmente nos atingirá? Minha bola de cristal está nebulosa nisso, mas está vindo. Para os trabalhadores, observe o que você gasta e tente construir uma reserva de caixa para enfrentar os tempos difíceis.
Os empregadores já estão fazendo isso. Olhe para as grandes empresas de tecnologia e observe suas demissões e congelamentos de contratações. Localmente, vimos empresas fechando ou reduzindo sua força de trabalho com base em questões econômicas em seu setor.
Com tempos difíceis chegando, pense em empregos à prova de recessão. Por exemplo, trabalho temporário como dirigir para serviços de entrega ou emprego em empresas amplamente isoladas contra uma crise econômica (saúde, educação, etc.).
Tendências Sociais: Diversidade tem sido um tema quente no local de trabalho. Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB) agora são parte da base de quantas empresas buscam se posicionar como um empregador de escolha.
Os funcionários têm um desejo maior de se mostrarem completos no trabalho, de serem aceitos por quem são e pelo que acreditam.
Tendências tecnológicas: a internet certamente alterou a forma como procuramos e nos candidatamos a empregos. A Inteligência Artificial (IA) continuará avançando na correspondência de candidatos com empregadores.
Apesar do que muitas vezes parece um processo frustrante e impessoal, as pessoas contratam pessoas. Bem, ao menos por agora. Aproveite sua rede, incluindo o LinkedIn, para aumentar sua rede e, com sorte, criar um pouco de “entrada” para você com um empregador.
Hora da Varinha Mágica: Existem alguns termos que usamos no desenvolvimento da força de trabalho sobre os quais você provavelmente ouvirá mais este ano. Primeiro, a “lacuna de habilidades” – a disparidade entre as habilidades dos candidatos a emprego e os requisitos dos empregos abertos. A comunicação contínua entre empregadores e organizações como Goodwill, faculdades comunitárias e outras fontes de treinamento pode ajudar a fechar essa lacuna, equipando os candidatos a emprego com as habilidades em demanda.
Em segundo lugar, o “penhasco de benefícios”. As empresas se perguntam onde estão os trabalhadores. Bem, muitas pessoas de baixa renda recebem subsídios do governo para habitação, assistência infantil, alimentação e transporte. Se o salário aumenta o suficiente, esses benefícios diminuem ou desaparecem. As pessoas veem pouco incentivo financeiro para conseguir aquele emprego com um salário um pouco mais alto se isso acabar custando mais caro no final. É um problema real e não discutido com frequência suficiente.
Um último item de varinha mágica. Por favor, mostre bondade, paciência, compreensão e empatia. As empresas estão com falta de pessoal. Os tempos de espera são mais longos. O serviço pode não ser o que você esperaria. Os empregadores também estão frustrados.
No mínimo, esses últimos anos me ajudaram a ser mais compreensivo e paciente. Estamos juntos nessa. Vamos trabalhar para torná-lo um lugar melhor, seja no trabalho ou no dia a dia.
Espero que 2023 seja um ótimo ano para você e seus entes queridos! Como sempre, se quiser ajuda na procura de emprego, os serviços do nosso centro são gratuitos. Entre em contato comigo no endereço abaixo. Boa sorte!
Randy Wooden é um antigo consultor de carreira da Triad e diretor da Goodwill Industries of Northwest North Carolina’s Professional Center. Pergunte a Randy sobre seu talk show semanal de busca de emprego nas quartas-feiras e sobre seu webinar gratuito no LinkedIn nas quintas-feiras. Você pode alcançá-lo em rwooden@goodwillnwnc.org ou em (336) 407-7306, ou visite: www.goodwillnwnc.org/procenter/