Se os últimos dois anos nos ensinaram alguma coisa, é que nunca podemos tomar muito como garantido. A Covid-19 pode ou não ser algo que continuamos olhando pelo espelho retrovisor, mas seu legado de trabalho remoto e híbrido continua a oferecer oportunidades enquanto levanta questões sobre produtividade.
Acrescente a questão sempre presente de uma escassez persistente de habilidades e uma crise de custo de vida que não era vista há doze meses, e fica claro que é um momento único e desafiador para o recrutamento da indústria de jogos. Para nos ajudar a ter uma visão clara de como as coisas foram, como estão agora e como podem se desenvolver no próximo ano, pedimos a uma equipe de especialistas em recrutamento internos e de agências que nos desse sua opinião sobre o estado. de recrutamento da indústria de jogos, tanto para aqueles com cargos a preencher quanto para aqueles ansiosos para encontrar seu próximo desafio. Em seguida estão Alan Dixon (consultor principal) e Stag Strand (chefe das equipes de recrutamento) da Amiqus.
Quais foram os principais desafios que os recrutadores enfrentaram em 2022 e como eles/você trabalhou para superá-los?
Alan Dixon: Conforme amplamente divulgado, há uma escassez de habilidades em muitas disciplinas de desenvolvimento de jogos (bem como fora dos jogos), o que continua a ser um desafio para os recrutadores. Isso significa que os recrutadores estão competindo pelo mesmo pool de talentos, mas também significa que, em alguns estúdios com falta de pessoal, há maior pressão sobre os funcionários existentes e, em alguns casos, ouvimos falar de esgotamento.
Para que a indústria de jogos continue crescendo, precisamos ampliar o fluxo de talentos. Na Amiqus – e particularmente por meio de nossa iniciativa pro bono G Into Gaming – estamos trabalhando com organizações como a Mastered para atrair talentos de programação experientes (bem como aqueles que trabalham em outras disciplinas) para a indústria de jogos. Existe um enorme grupo de talentos fora dos jogos, e muitos em empresas de tecnologia, como Meta e Twitter, que atualmente estão vendo redundâncias ou turbulências que queremos encorajar a uma carreira brilhante em jogos.
Educação e treinamento também são fundamentais e, na Amiqus, apoiamos fortemente vínculos mais fortes entre universidades, faculdades e estúdios para nutrir a próxima geração de talentos. Também somos fortes apoiadores de iniciativas que fornecem bootcamps e estágios para aqueles que desejam uma escolha em seu caminho para a indústria de jogos.
Como o agravamento da crise do custo de vida está se manifestando em termos de recrutamento e apoio no trabalho?
Praia de Stig: Acho que possivelmente veremos mais pessoas permanecerem no que consideram posições ‘seguras’, em vez de buscar um novo papel em outro estúdio. Estes são tempos incertos para todos, então teremos que ver como as coisas vão se desenrolar em 2023.
Enquanto isso, estamos vendo alguns bons exemplos em toda a indústria de estúdios que fornecem a seus funcionários pagamentos de bônus de custo de vida e suporte. Isso é ótimo de se ver.
O trabalho remoto/híbrido veio para ficar?
Alan Dixon: A Amiqus realizou uma extensa pesquisa nesta área e os resultados revelaram um desejo genuíno dos candidatos de ter uma forma flexível de trabalhar, seja um trabalho totalmente remoto ou híbrido. Certamente, continua sendo um tópico-chave de conversa sobre práticas de trabalho, com a semana de trabalho de quatro dias também sendo pioneira por alguns.
Os chefes de estúdio estão, compreensivelmente, tentando garantir que a colaboração entre equipes e indivíduos não seja comprometida, mas estamos vendo ótimos exemplos de iniciativas que funcionam tanto para os estúdios quanto para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal da equipe.
Você acha que a indústria avançou em termos de diversidade e inclusão este ano? Como assim? Você pode oferecer algum exemplo?
Praia de Stig: A diversidade de gênero está em nossos corações na Amiqus. O recém-anunciado relatório de diferenças salariais entre homens e mulheres mostra uma diferença de 8,3% entre a remuneração de homens e mulheres – e a diferença é maior entre aqueles que ocupam cargos mais altos. Enquanto isso, o Censo Ukie de 2022 revelou que houve apenas uma ligeira melhora no número de mulheres trabalhando em jogos – de 28% para 30% em 2020. Algumas melhorias, mas ainda muito mais trabalho a ser feito.
Quais iniciativas ou programas do setor implementados recentemente (por sua organização ou outros) inspiraram ou impressionaram você e por quê?
Alan Dixon: Quando se trata de apoiar mulheres em jogos, vimos algumas ótimas iniciativas de estúdios individuais que cobrem suporte à menopausa, licença maternidade remunerada, licença maternidade compartilhada, programas de retorno e muito mais. Se vamos encorajar as mulheres a ingressar – e permanecer – na indústria de jogos, precisamos ver mais disso.
Em termos de organizações comunitárias, temos a honra de apoiar Women in Games, Out Making Games e Limit Break, que estão fazendo um trabalho consistentemente brilhante. E estamos sempre maravilhados com a maravilhosa instituição de caridade SpecialEffect e com o que sua equipe faz para levar a alegria dos jogos a pessoas com deficiência em todo o mundo.
Quais são suas previsões para 2023 em termos de desafios e oportunidades que os recrutadores podem enfrentar?
Praia de Stig: Um ambiente de trabalho inclusivo é algo que a geração do milênio e a geração Z procuram, então esperamos ver mais estúdios galvanizando seus esforços nessa área para garantir que sejam capazes de atrair e reter os talentos mais recentes no mercado.
A escassez de talentos deve continuar até 2023, então os estúdios precisarão continuar se concentrando nas áreas que os destacam da multidão, coisas como suas políticas autênticas de EDI, valores essenciais, benefícios e trabalho flexível.
Com a recessão e a crise do custo de vida afetando a maioria de nós, os candidatos serão mais cautelosos ao fazer movimentos. Vale lembrar que uma pesquisa recente revelou que sete em cada dez indivíduos tinham maior probabilidade de se candidatar a um emprego se o salário fosse destacado quando o cargo fosse anunciado.
Qual é o único conselho que você daria a alguém procurando encontrar ou preencher uma função que você não teria considerado um ano atrás?
Alan Dixon: Aos estúdios: a menos que seja vital, não peça que as pessoas se mudem para um papel. A incerteza em torno do mercado imobiliário, aluguéis e hipotecas significa que os indivíduos ficarão nervosos com a mudança. As opções de trabalho remoto ou flexível permitirão que você atraia um grupo mais amplo de candidatos para todos os níveis de contratação experiente.