Olhando além do hype do ChatGPT e de outras plataformas generativas de IA, a mais nova pesquisa da Info-Tech descreve possíveis casos de uso para empresas que buscam implementar as inovações mais recentes.
TORONTO, 16 de dezembro de 2022 /CNW/ – Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia de IA conversacional tornou-se uma ferramenta importante para aprimorar as comunicações e melhorar a experiência do usuário ou do cliente. Mais recentemente, o ChatGPT, um grande modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, é um dos principais exemplos dessa tecnologia. Ele usa os avanços mais recentes em IA generativa para oferecer conversas semelhantes às humanas em uma ampla gama de tópicos. Para ajudar os líderes de tecnologia a entender essa tecnologia e seus possíveis casos de uso, a empresa global de consultoria e pesquisa de TI Info-Tech Research Group publicou seu mais recente deck consultivo, ChatGPT: o presente e o futuro da IA generativa para empresas.
O ChatGPT é um chatbot de IA generativo projetado para responder a perguntas, o que não é um conceito novo. No entanto, o ChatGPT representa um divisor de águas na história da IA generativa, pois pode fornecer conversas semelhantes às humanas sobre diversos tópicos, incluindo escrever poesia, depurar código e até mesmo ajudar na solução de problemas de software e hardware.
“A OpenAI treinou seu modelo de linguagem ChatGPT usando aprendizado supervisionado e aprendizado por reforço”, diz Jeremy Robertsdiretor de pesquisa do Info-Tech Research Group. “Isso significa que o modelo de linguagem foi repetidamente treinado por um humano que demonstra o comportamento desejado e supervisiona a saída produzida pelo modelo, reforçando o aprendizado classificando as saídas com base em sua qualidade”.
Ao contrário das iterações anteriores do modelo GPT, o ChatGPT foi projetado especificamente para atender a uma função de chatbot. No entanto, ao contrário de outros chatbots ou assistentes de software inteligentes, o ChatGPT é muito mais adepto do diálogo com seus usuários e pode até mesmo responder a comentários, solicitar esclarecimentos e repetir suas respostas com base na resposta do usuário.
“Se o ChatGPT pensa que é um truque ou não, é irrelevante se não houver casos de uso concretos para a ferramenta”, diz Roberts. “Felizmente para a OpenAI e outras que operam neste espaço, existem muitos casos de uso de IA generativa, incluindo suporte empresarial, interações com clientes e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos”.
De acordo com a pesquisa da empresa, algumas das áreas em que a IA generativa pode ajudar incluem o seguinte:
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Suporte Empresarial – Apesar do crescimento da economia da informação, a organização eficaz da informação permanece indefinida. O ChatGPT ou outra ferramenta de IA conversacional pode servir como back-end de um concierge de informações que automatiza o suporte corporativo. Já existem chatbots, mas o ChatGPT pode ser um divisor de águas.
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Interação com o cliente – O fluxo de trabalho automatizado dos chatbots atuais ou das funções de pesquisa do site pode frustrar os usuários quando eles retornam uma lista de resultados semi-relacionados. A IA generativa pode responder a consultas de maneira mais econômica, direcionar os usuários de maneira inteligente para produtos e serviços apropriados e melhorar a jornada do cliente de forma substancial a ponto de ser um diferencial.
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Desenvolvimento de produto – O conteúdo pode ser rei, mas isso se deve, pelo menos em parte, à dificuldade de produzir um fluxo constante dele. Gerar textos de marketing, resumir documentos longos e até mesmo criar comunicações representam excelentes aplicativos de negócios para IA generativa. Quem cria conteúdo pode ver seu fluxo de trabalho complementado com uma solução inteligente como o ChatGPT.
“Existem algumas etapas que os departamentos de TI devem seguir para refinar seu caso de uso para IA generativa”, explica Roberts. “Primeiro, as equipes de TI devem revisar seu mapa de capacidade para processos de alto valor, depois conduzir uma análise básica de custo-benefício para a tecnologia e, finalmente, explorar o cenário do fornecedor para encontrar a solução que atenda aos seus requisitos.”
A plataforma consultiva da Info-Tech sugere que as organizações e os departamentos de TI que consideram incorporar o ChatGPT e outros produtos de IA generativa em seu catálogo de serviços sigam três recomendações principais:
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O ChatGPT e outras soluções generativas de IA são ferramentas e, como qualquer software ou hardware de computador, há coisas em que essa tecnologia é especialmente boa e outras em que não é. É importante que os líderes de tecnologia entendam os processos de negócios e o que o ChatGPT é melhor para oferecer, para que possam destacar oportunidades para reduzir o atrito, aumentar a qualidade da experiência do serviço e impulsionar a eficiência.
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Embora possa ser atraente mergulhar direto no jogo final da IA, as equipes de TI devem começar com o aumento. A IA generativa é uma tecnologia incrível, mas não é autossuficiente. Ele ainda precisa de orientação e feedback de curadores humanos e, à medida que mais processos são aprimorados, a TI deve esperar incorrer no custo de aumentar os recursos de supervisão.
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Com novas fronteiras surgem novos problemas potenciais. Chatbots que gerenciam fluxos de trabalho não são complicados. No entanto, um bot interagindo com usuários e produzindo conteúdo pode expor a organização a riscos legais, talvez copiando conteúdo de outras fontes ou criando imagens obscenas ou ofensivas. As organizações devem considerar aconselhamento jurídico antes de implementar tais tecnologias.
Os recursos da IA generativa, como o ChatGPT, podem reduzir significativamente o esforço manual na conclusão de determinadas tarefas. No entanto, qualquer função ou tarefa que exija amplas permissões e experiência altamente específica ou contextual pode expor uma organização a riscos.
Para obter mais informações e insights sobre ChatGPT e IA generativa, baixe o ChatGPT: o presente e o futuro da IA generativa para empresas plataforma consultiva.
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FONTE Info-Tech Research Group
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