O software dirige nossos negócios hoje. Ele capacita operações, transações, comunicações – praticamente todas as facetas da organização digital. Conclui-se que garantir a segurança de aplicativos e sistemas operacionais é uma grande prioridade para as equipes de desenvolvimento e segurança. É aqui que o DevSecOps desempenha um papel fundamental.
Desenvolvimento, segurança e operações
DevSecOps é a abreviação de desenvolvimento, segurança e operações. Uma extensão do devops modelo de desenvolvimento de software, envolve a aplicação de medidas de segurança ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC). O DevSecOps pede que todos os envolvidos no processo de desenvolvimento estejam cientes da necessidade de segurança. Como modelo, o DevSecOps abrange um conjunto de práticas aumentar a colaboração entre as equipes de segurança, desenvolvimento e operações, com o objetivo de tornar o software mais seguro.
Exemplos de práticas de DevSecOps incluem revisões de design de segurança, varredura de código em busca de vulnerabilidades de segurança e correção de bugs que apresentam ameaças legítimas. Ao introduzir a segurança no início do SDLC, o DevSecOps garante que a organização leve a segurança a sério, em vez de tratá-la como uma reflexão tardia. Parte do esforço de instituir o DevSecOps inclui fazer as mudanças necessárias no processo, na cultura e na tecnologia.
Por que o DevSecOps é importante
As vulnerabilidades de software podem se tornar pontos de entrada para os cibercriminosos lançarem ataques, e esses ataques podem afetar cadeias de suprimentos inteiras. Um exemplo recente é uma vulnerabilidade descoberta no Apache Log4j no final de 2021. O Log4j, um pacote Java localizado nos sistemas de registro Java, facilita o registro de dados pelos aplicativos Java. É amplamente utilizado e altamente difundido.
No final do ano passado, engenheiros descobriram uma falha de execução remota de código no Log4j que permite que os hackers assumam o controle dos sistemas e de seus dados. O bug também coloca milhões de dispositivos em risco. Na verdade, qualquer dispositivo conectado à Internet executando certas versões do Log4j corre o risco de ser afetado pelo bug. Dado o quão difundido é o Log4j, a ameaça é séria.
Log4j é apenas um exemplo. Dado que os negócios digitais são altamente dependentes de aplicativos, garantir a segurança do software é extremamente importante. DevSecOps é um modelo para fazer isso.
Jim Mercer, diretor de pesquisa, DevOps e DevSecOps, da International Data Corp. (IDC), observa que a segurança de aplicativos e a segurança da cadeia de suprimentos de software estão recebendo muita atenção devido a vulnerabilidades de alto perfil, como Log4j. crescimento de dígitos do mercado de ferramentas DevSecOps para continuar até 2026.
Benefícios do DevSecOps
As organizações podem se beneficiar de várias maneiras com a adoção do modelo DevSecOps. Talvez o mais óbvio seja a segurança de software mais forte. Ao implementar controles de segurança nos estágios iniciais do desenvolvimento e, em seguida, continuar o foco na segurança até a produção, as equipes de desenvolvimento podem oferecer produtos mais seguros.
Outro benefício é o aumento da colaboração entre as equipes de desenvolvimento e segurança. Essas equipes às vezes podem estar em desacordo por causa de seus objetivos diferentes. O atrito resultante pode afetar a produtividade. Trabalhar em conjunto em direção a objetivos colaborativos é uma maneira de mitigar o atrito. Para os desenvolvedores, há também a oportunidade de obter novos conhecimentos relacionados à segurança cibernética.
Ainda outro benefício é a entrega de software mais rápida. O DevSecOps incentiva as equipes a avaliar, revisar e testar o código em cada etapa do processo de desenvolvimento, em vez de adiar essa parte do ciclo de desenvolvimento para mais tarde. O teste geralmente ajuda as equipes a evitar revisões complexas e demoradas para corrigir vulnerabilidades de segurança no futuro.
O DevSecOps substitui os devops?
O DevSecOps não é tanto um substituto para os devops quanto uma evolução do modelo. O DevSecOps desenvolve os principais conceitos de devops com ênfase na segurança.
Devops é uma abordagem para o desenvolvimento de software que destaca a colaboração, a comunicação e a estreita integração entre o desenvolvimento de software de uma organização e as funções de operações de TI. Nos devops, o objetivo é produzir software de forma mais rápida e eficiente. Como o nome indica, o DevSecOps adiciona uma camada de segurança aos processos de desenvolvimento e operações abrangidos pelos devops.
Há uma sobreposição considerável entre os dois – por exemplo, ambos enfatizam a automação e a colaboração em equipe. Mas no caso do DevSecOps, a colaboração é entre profissionais de desenvolvimento e segurança, enquanto no devops é entre desenvolvimento e operações.
Ferramentas de DevSecOps
As organizações podem implantar várias ferramentas de tecnologia para dar suporte a seus programas DevSecOps. Essas ferramentas ajudam a minimizar os riscos nos pipelines de desenvolvimento de software sem desacelerar a produção. Eles fazem isso encontrando e corrigindo vulnerabilidades por meio de testes de segurança contínuos.
As ferramentas DevSecOps também permitem que as equipes de segurança gerenciem com eficiência a segurança dos projetos de desenvolvimento sem a necessidade de revisar e aprovar manualmente cada versão.
Um exemplo de ferramenta DevSecOps é o scanner de vulnerabilidade. Essas ferramentas verificam automaticamente o software em vários estágios de desenvolvimento para procurar vulnerabilidades conhecidas. A varredura de vulnerabilidade de código aberto ou análise de composição de software (SCA) identifica e compara os componentes de código aberto de seu software com bancos de dados de vulnerabilidade, avisos de fornecedores de software e outras fontes de segurança para detectar falhas.
Outra ferramenta DevSecOps é o teste de segurança de aplicativo estático (SAST), que permite que os desenvolvedores verifiquem o código-fonte em busca de códigos fracos ou inseguros. Esse tipo de teste pode identificar possíveis problemas de segurança que precisam ser resolvidos. A integração do SAST ao DevSecOps SDLC ajuda a garantir que os componentes vulneráveis sejam corrigidos antes de se moverem pelos vários estágios do pipeline.
Como se tornar um engenheiro DevSecOps
Uma das principais funções na arena DevSecOps é o engenheiro DevSecOps. O site de carreiras de tecnologia Dice.com observa que a necessidade de código seguro está alimentando o aumento da demanda por esses profissionais.
Uma das habilidades mais importantes para um engenheiro de DevSecOps é a capacidade de testar aplicativos em busca de falhas de segurança, de acordo com Dice. Os engenheiros de DevSecOps também precisam ter conhecimento sobre as ferramentas de DevSecOps.
Outras possíveis habilidades necessárias incluem o conhecimento dos princípios devops e a compreensão de linguagens de programação populares, como Java, Ruby, Perl, Python e PHP. Além disso, os engenheiros nessas funções devem se manter atualizados sobre as ameaças de segurança cibernética mais recentes.
Esses profissionais também precisam ter recursos analíticos para determinar por que o código está ou não funcionando e quais vulnerabilidades podem ter surgido durante o processo de desenvolvimento.
Obtendo uma certificação DevSecOps
Os desenvolvedores que trabalham com segurança de software podem aumentar seus conhecimentos e possivelmente avançar em suas carreiras obtendo uma certificação DevSecOps.
Por exemplo, a DevSecOps Foundation oferece programas de certificação por meio do DevOps Institute que abrangem tópicos como por que o DevSecOps é necessário e cultura e gerenciamento do DevSecOps, considerações gerais de segurança, gerenciamento de identidade e acesso, segurança de aplicativos e segurança operacional.
O programa prepara indivíduos para cargos como gerente de projeto, engenheiro de confiabilidade do site, engenheiro devops, engenheiro de software, equipe de manutenção e suporte, gerente de liberação, scrum master e muito mais.
Direitos autorais © 2022 IDG Communications, Inc.