Início » As ferramentas AWS DevOps expandem os recursos de baixo código, com foco no devx

As ferramentas AWS DevOps expandem os recursos de baixo código, com foco no devx

by testcodewp
0 comment

Em meio a uma enxurrada de novas ferramentas e serviços no re:Invent 2022 desta semana, as ferramentas AWS DevOps também ganharam novos mecanismos de baixo código para reunir as ofertas existentes do provedor de nuvem com mais facilidade.

Três produtos, lançados durante as palestras re:Invent e super sessões em 1º de dezembro, oferecem abordagens de baixo código para vincular os serviços AWS DevOps existentes, desde pipelines de entrega de aplicativos até funções sem servidor. O Amazon CodeCatalyst, lançado em pré-visualização, é um serviço de desenvolvimento e entrega de software que inclui esquemas de projetos, gerenciados Pipelines de CI/CDconta cruzada controles de aplicativos baseados em funçãoe recursos integrados de colaboração, como Kanban placas e relatórios de testes de aplicativos. O Amazon CodeCatalyst também se integra a terceiros IDE ferramentas, como JetBrains e Visual Studio Code; repositórios de código, como o GitHub; e ferramentas de rastreamento de problemas, como o Atlassian Jira.

Essa ferramenta juntou-se a duas outras ofertas de baixo código lançadas pela AWS esta semana: Application Composer, um aplicativo de baixo código sem servidor utilitário de design de aplicativo lançado em pré-visualização; e o Amazon EventBridge Pipes, agora com disponibilidade geral, que permite conexões ponto a ponto entre serviços individuais de computação orientados a eventos. Anteriormente, EventBridge suportava apenas a conexão de grupos de serviços orientados a eventos juntos.

Tecnicamente, os usuários podem encontrar uma maneira de fazer essas coisas antes. Mas eles anteriormente exigiam escrever o que o CTO da Amazon, Werner Vogels, chamou de “código cola indiferenciado” em uma apresentação nesta semana.

“Já é possível, mas não é simplificado. É como ter as peças de um carro em vez de pegar um Uber”, disse Nathan Bennett, arquiteto de nuvem da Sterling Computers, um revendedor de valor agregado em North Sioux City, SD “No final , você obtém a mesma coisa, mas eu prefiro um Uber.”

Bennett, que participou do re:Invent esta semana, disse que está especialmente interessado em experimentar EventBridge Pipes.

“A capacidade de combinar serviços é a base da nuvem, desde a dissociação de serviços em aplicativos monolíticos até a criação de microsserviços no Kubernetes. As coisas ainda precisam atender às necessidades básicas, como rede, armazenamento e computação”, disse ele. “A palavra-chave que peguei [in Werner’s presentation about EventBridge Pipes] foi ‘facilmente’. Eu não chamaria EventBridge plus [Simple Notification Service] mais Lambda fácil, embora tenhamos aceitado isso como normal.”

E esta combinação de serviços é “parte do pão com manteiga da nuvem” para Bennett e seus clientes — um componente chave de serviços de nuvem de escalonamento automático.

“Isso sempre existiu na nuvem com SNS e Lambda. Mas torná-lo mais fácil torna o trabalho de operações em nuvem mais fácil de implantar, gerenciar e dimensionar”, disse ele. “Também é interessante para mim porque no mundo da VMware, com o vRealize Orchestrator, eles se referiam a algo assim como qualquer coisa como serviço. Será interessante ver o que vem disso.”

AWS CodeCatalyst re:Invent 2022
O vice-presidente de experiência do desenvolvedor da AWS, Adam Seligman (à esquerda), e a chefe de envolvimento da comunidade, Emily Freeman, apresentam o AWS CodeCatalyst no re:Invent 2022.

Com ferramentas low-code, sinais de mudança de regime na AWS

Esses serviços pré-empacotados há muito são da competência de fornecedores especializados de DevOps, como Atlassian e GitLab, em vez da AWS, que é mais conhecida como uma seleção de conjuntos de lego que atraiu os do-it-yourselfers.

Mas um analista agora vê uma mudança na AWS que remonta a 2020 e ao lançamento do Amazon Honeycode – uma das primeiras incursões em ferramentas de baixo código/sem código para o provedor de nuvem. Essa mudança foi acelerada com a contratação de dois executivos importantes nos dois anos seguintes: o vice-presidente de experiência de desenvolvedor da AWS, Adam Seligman, e a chefe de envolvimento da comunidade, Emily Freeman. Ambos conduziram uma apresentação detalhada sobre CodeCatalystName e Compositor de aplicativos essa semana.

“Adam Seligman veio de fora – da Salesforce, Google – e está tentando trazer essa cultura de código baixo/sem código para a Amazon”, disse Larry Carvalho, analista independente da Robust Cloud.

Já é tudo possível, mas não é simplificado. É como ter as peças de um carro em vez de pegar um Uber. No final, você obtém a mesma coisa, mas prefiro um Uber.

Nathan BennetArquiteto de nuvem, Sterling Computers

Seligman entrou como vice-presidente da código de mel em 2021 e mudou-se para sua função atual em agosto. Freeman, o autor de DevOps para Leigosveio da Microsoft como chefe de marketing de produtos DevOps em agosto de 2021 e assumiu sua função atual em dezembro de 2021. Enquanto isso, ex-CEO da AWS Andy Jassy sucedeu o fundador Jeff Bezos como CEO da Amazon em julho de 2021. A transição para o próprio sucessor de Jassy na AWS, ex-CEO da Tableau Adam Selipskyteve início em março daquele ano.

Assim como muitas versões iniciais dos serviços da AWS, o CodeCatalyst é um produto viável mínimo neste estágio, disse Carvalho. Seu crescimento futuro será ditado por como – e se – os clientes optarem por usá-lo. A maioria das empresas já iniciou o processo de transformação digital e adoção de DevOps. Alguns recursos importantes, como DevSecOps colaboração, estão notavelmente ausentes do CodeCatalyst até agora, de acordo com Carvalho. É provável que o lançamento inicial seja mais relevante para pequenas equipes trabalhando em novos projetos, disse ele.

Mas o CodeCatalyst também deve avisar os fornecedores terceirizados de DevOps. Os recursos mais comuns da entrega DevOps agora são comoditizados, acrescentou Carvalho.

“A AWS mantém os parceiros honestos e garante que eles continuem melhorando seus produtos”, disse ele. “Se você quiser fazer algo simples, por exemplo, pode usar o Amazon QuickSight. E se quiser fazer algo mais complicado, compre o Tableau – e o Tableau precisa ficar à frente do QuickSight. A mesma coisa com o Snowflake e o Amazon RedShift , e agora talvez [Atlassian’s tools] e AWS CodeCatalyst.”

Beth Pariseau, redatora sênior de notícias da TechTarget, é uma veterana premiada do jornalismo de TI. Ela pode ser contatada em [email protected] ou no Twitter @PariseauTT.

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br