o Índice de emprego monstro (MEI) registrou queda de 6% na atividade de contratação em outubro de 2022 em relação a um ano atrás. Os anúncios de empregos mensais também registraram um declínio de 5%, motivado por temores de recessão nas economias desenvolvidas.
No entanto, os trabalhos em automação apresentaram um aumento significativo (+34%) na atividade de contratação com empresas que maximizam a eficiência e a produtividade por meio da tecnologia. Da mesma forma, setores como BFSI e telecomunicações tiveram bom desempenho, com a tecnologia impulsionando a inovação e o crescimento em ambos os setores. Enquanto a inteligência artificial e o blockchain estão transformando o setor BFSI, o início do 5G está transformando o crescimento das telecomunicações.
“A tecnologia não é mais um elemento de diferenciação nas organizações. ” disse Sekhar Garisa, CEO – Monster.com, uma empresa Quess.
“Embora as condições macroeconômicas tenham levado as empresas a adotar uma abordagem atenta à contratação, é improvável que a necessidade de talentos qualificados desapareça. Portanto, é importante que a força de trabalho atual se capacite e se requalifique em nível individual e organizacional”.
O Monster Employment Index é uma análise mensal da atividade de postagem de empregos online realizada pela Monster India com base em uma revisão em tempo real de milhões de postagens de emprego.
O sucesso sustentado do setor BFSI (+12%) foi atribuído a uma variedade de fatores, incluindo envolvimento do governo, acesso a tecnologias e um aumento no capital dos investidores. O ecossistema fintech continua a rivalizar com mercados em todo o mundo marcados pelo aumento da adoção digital no setor, aumento do neo banking e penetração em grandes mercados carentes. A implantação dos serviços 5G também levou a um aumento significativo (+9%) no setor de telecomunicações. Vários players do mercado de telecomunicações estão expandindo sua presença digital e estão à procura de talentos de tecnologia munidos de conhecimento especializado. Essa demanda é impulsionada principalmente por habilidades como Devops, Full stack, React Native, Cloud, Open Stack, Edge Computing, Robotic Process Automation (RPA), Juniper, Big Data e Python, que respondem por 72% do total de empregos no setor. A indústria de vestuário e joalharia (+7%) também registou um aumento da atividade de contratação seguida do retalho (+5%) com aumento das vendas devido ao início da época festiva.
No entanto, o BPO/ITES (-16%) continuou apresentando uma tendência de queda em outubro em relação ao nível do ano anterior. As contratações de TI (-19%) desaceleraram diante do aumento da pressão nas margens, do aumento dos custos e da inflação. Os empregos na educação (-11%) também estão em declínio após grandes convulsões na indústria de Ee-tech, que é assombrada por cortes de custos e pressão para mostrar lucros.
As cidades de nível 2 relataram um crescimento positivo em uma base anual. Coimbatore e Ahmedabad mantêm-se estáveis este mês com um aumento marginal nas contratações de 1% ao ano.
Entre as cidades de nível 1, a contratação permaneceu estável em Mumbai, enquanto áreas metropolitanas como Bangalore (-11%), Calcutá (-14%), Delhi-NCR (-2%) e Hyderabad (-5%) apresentaram uma tendência de queda nas atividades de recrutamento . No entanto, os empregos no BFSI tiveram alta demanda na maioria das cidades de Nível 1 monitoradas pelo índice. Além disso, o aumento da demanda do consumidor devido à época festiva permitiu que o setor de produção e manufatura apresentasse um crescimento anual estável em cidades de nível 1, como Bangalore, Chennai e Mumbai.
A intenção de contratar em cidades de Nível 2 como Baroda (-22%), Chandigarh (-16%) e Kolkata (-14%) também apresentou uma queda anual.
Em outubro, a atividade de postagem de empregos em 9 das 11 áreas funcionais monitoradas pelo Índice caiu.
A demanda por profissionais de finanças e contas (+11%) superou o nível do ano anterior. Com o uso consistente de tecnologia da nova era, como IA, ML e IoT, a necessidade de profissionais altamente qualificados em todo o setor aumentou e deve crescer nos próximos meses. A demanda por funções de viagens e hospitalidade (+1%) também teve uma inclinação marginal após a temporada de festas de fim de ano.
O setor de saúde na Índia está sujeito a um turbilhão de mudanças desde a pandemia. A queda de 23% na atividade de contratação online para cargos de saúde também pode ser atribuída às crescentes inovações em tecnologia de saúde no setor, bem como à queda na demanda por profissionais do setor farmacêutico. A demanda por funções na cadeia de suprimentos (-20%) e engenharia/produção (-20%) contraiu significativamente em outubro.