O local de trabalho de hoje é muito diferente daquele de alguns anos atrás. A opção de os funcionários trabalharem remotamente não era a norma, e muitas empresas contavam com experiências pessoais para alimentar sua cultura corporativa.
Todos nós provavelmente compartilhamos uma experiência comum de lembrar a vida pré e pós-pandemia. E se você estiver em um papel de liderança, é provável que nunca tenha visto uma mudança tão monumental na memória recente.
Uma das maiores tendências a sair da pandemia é o conceito de trabalho híbrido, onde empresas e funcionários ditam uma mistura de trabalho em escritório e remoto. Um dos maiores desafios da adoção de uma abordagem híbrida é desenvolver e manter uma cultura corporativa forte.
Ter uma cultura excelente não é negociável para bons líderes, então como você pode fazer isso para locais de trabalho híbridos? Recentemente, sentei-me com dois executivos para o meu podcast, Futuro do Trabalhopara compartilhar algumas dicas sobre como você pode construir a melhor cultura para seus funcionários híbridos.
Por que a cultura é mais crucial do que nunca
Pensando em várias décadas, muitos consideravam a cultura corporativa uma reflexão tardia. Acontece que, de fato, a cultura corporativa não só importa, mas tem um impacto mensurável nos resultados financeiros.
As empresas da Fortune’s 100 melhores lugares para trabalhar lista ressaltam a diferença que a cultura da empresa pode fazer.
É útil considerar como as demandas trabalhistas mudaram nos últimos anos. No início de 2022, as empresas estavam enfrentando o “Grande Demissão”, onde os trabalhadores tinham todo o poder para encontrar um novo emprego se não estivessem satisfeitos. Pela primeira vez, as empresas precisavam de seus trabalhadores, e não o contrário.
Uma cultura ponderada e substancial ajuda bastante a manter os funcionários engajados e ouvidos. A cultura pode ser uma força motriz por trás da motivação dos trabalhadores para o desempenho, mas também encorajá-los a permanecer por perto.
O desafio de ambientes totalmente remotos e híbridos
O que realmente mudou é como pensamos sobre o trabalho. Ir a um escritório todos os dias era uma experiência universal, mas trabalhar em casa faz com que você faça um balanço de como prefere trabalhar. As pessoas descobriram que há benefícios tanto no trabalho presencial quanto no remoto.
Se você conversar com quase qualquer executivo ou profissional de RH, eles podem dizer que a cultura é crucial, mas promover uma para um local de trabalho híbrido é complicado. As experiências pessoais parecem mais comunitárias e a socialização acontece mais naturalmente.
Mesmo apenas alguns anos atrás, os novos contratados podiam andar pela nova empresa para conhecer algumas pessoas e sentir a energia e a vibração desse ambiente. Avanço rápido para agora e a maioria dos novos funcionários são improvável de encontrar a maioria de seus colegas de trabalho se sua empresa for híbrida ou totalmente remota.
O trabalho híbrido também levanta novas questões:
- Quantos dias por semana alguém tem que trabalhar no escritório?
- Quem pode trabalhar totalmente remoto e quem toma essa decisão?
- Como você acomoda as necessidades de espaço físico para flutuações no atendimento?
- Como você respeita igualmente os desejos de quem prefere o trabalho presencial ou remoto?
As empresas procuram o trabalho híbrido para criar um ambiente que ofereça flexibilidade, eficiência e maior produtividade. A boa notícia é que é possível desenvolver uma cultura para trabalhadores híbridos que, em última análise, impulsiona a empresa.
Como projetar uma cultura construída para uma força de trabalho híbrida
No meu podcast, Future of Work, converso com especialistas e líderes do setor para entender e explorar as implicações do que o futuro reserva, que inclui o impacto na cultura, mudanças no design do espaço de trabalho, inovações de produtos e tecnologia e muito mais.
Em um episódio recente, sentei-me com Mike GamsonCEO da Relativity, e Chris Gladwin, Cofundador e CEO da Ocient. Tive uma ótima conversa com eles e aqui estão as cinco dicas que qualquer um pode usar para projetar uma cultura para uma força de trabalho híbrida.
1. A cultura deve ser mais intencional para sobreviver
A cultura corporativa começa e cresce organicamente. Para empresas menores com atendimento no escritório, isso pode ser suficiente em dias pré-pandemia. Mas não hoje.
“Uma das grandes coisas que descobrimos com a cultura é que tínhamos que ser muito mais intencionais sobre isso. Tivemos que anotá-lo, colocá-lo em slides, treinar as pessoas sobre isso.”
Chris Gladwin
CEO, cofundador da Ocient
Chris reconhece que, quando todos estavam no escritório, apenas estar perto de outras pessoas e ter a opção de conversar cara a cara simplesmente não era possível com todos trabalhando em casa. Então, eles tiveram que criar uma maneira de fazer com que o trabalho ainda fosse feito sem recorrer a essas interações pessoais.
Uma técnica usada pela Relativity e pela Ocient é reunir-se com novos contratados para estabelecer explicitamente as bases para transmitir sua cultura. Isso pode ser virtual ou presencial, mas, agindo intencionalmente, os funcionários rotineiramente se lembram dos valores que compõem a cultura.
2. Torne os eventos presenciais realmente especiais
Menos pessoas viajando para um escritório todos os dias significa que esses encontros fortuitos com colegas que podem estimular a inovação ou forjar conexões sociais acontecem com muito menos frequência. Mas, em vez de se concentrar no que estão perdendo com o trabalho híbrido, as empresas devem considerar melhorar essas experiências pessoais e torná-las mais significativas.
Tanto a Relativity quanto a Ocient repensaram o papel de seus escritórios, vendo seus espaços físicos como plataformas de lançamento cruciais para eventos relacionados ao trabalho.
“Nossos escritórios físicos agora são anfitriões de experiências. Eles hospedam momentos para nossas equipes, funcionários e clientes.”
Mike Gamson
CEO na Relatividade
Da hospedagem de encontros trimestrais a briefings com clientes, a mentalidade mudou de ser apenas um local de trabalho para um que é central para se encontrar na vida real. Os funcionários ainda têm a opção de trabalhar da maneira que escolherem se ainda preferirem uma mesa física, mas um argumento forte para o escritório é aprimorar essas experiências pessoais.
3. Incentive a socialização que gera maior engajamento
No início da pandemia, muitos executivos e líderes temiam que forçar uma comunicação totalmente digital prejudicaria as chances de os funcionários se conectarem. Isso levou as empresas a tentar recriar experiências pessoais para o mundo digital, como happy hours virtuais.
Como Chris e Mike descobriram, algumas coisas nem sempre se traduzem perfeitamente do mundo online para o mundo real. “Um happy hour virtual foi muito difícil de realizar para funcionários em todo o mundo”, disse Chris. “Estamos aprendendo e descobrindo o que funciona muito bem.”
No entanto, isso não quer dizer que a socialização não possa acontecer digitalmente, você só precisa aprender como seus funcionários preferem se socializar. Isso pode incluir a ênfase nos canais do Slack que destacam tópicos não relacionados ao trabalho ou o reconhecimento das conquistas dos funcionários.
Dica: Crie atividades que incentivem o envolvimento uns com os outros. Por exemplo, Chris compartilhou como sua empresa está experimentando cartões de beisebol de funcionários que eles podem coletar em cada novo colega de trabalho que encontram. A gamificação é apenas um método para incentivar a socialização em um ambiente híbrido.
4. Respeite o poder de escolha
Outra revelação da pandemia foi a escolha dos funcionários. Com o desemprego voltando aos mínimos históricos, os trabalhadores do conhecimento têm a liberdade de explorar suas opções se sentirem que seu empregador não está investindo na experiência do funcionário.
“À medida que o equilíbrio de poder mudou das corporações para o talento, esse equilíbrio de poder é mais evidente na escolha dos funcionários.”
Mike Gamson
CEO na Relatividade
Fazendo referência à escassez de mão de obra para trabalhadores do conhecimento nos últimos anos, Mike e Chris discutem que os funcionários têm mais opções do que nunca. As corporações podem resistir a tudo o que quiserem, mas é crucial respeitar, abraçar e apoiar a variedade de maneiras que os funcionários preferem trabalhar.
Alguns funcionários querem trabalhar em casa. Alguns funcionam melhor atrás de uma mesa em um escritório. A ideia aqui é validar o que eles querem e mostrar aos seus funcionários que suas preferências são importantes.
5. Crie experiências equitativas para todos
Trabalhar em um escritório ou em casa não é inerentemente melhor que o outro. É difícil prescrever um como a solução perfeita para sua força de trabalho. A diferença é perceber e apreciar que os funcionários em um ambiente híbrido experimentam as coisas de maneira diferente.
Digamos que você administre uma empresa com funcionários totalmente remotos e no escritório e conduza várias reuniões virtuais críticas semanalmente. Pode parecer natural que todos os seus funcionários no escritório participem da chamada na mesma sala de conferência, enquanto os funcionários remotos precisam fazer login virtualmente.
Para esses trabalhadores remotos, você pode não perceber que pode haver um sentimento de exclusão, especialmente se os funcionários do escritório estiverem interagindo em tempo real. Nesse cenário, aqui estão duas coisas que você pode tentar para ver se elas ajudam a criar uma experiência melhor para todos:
- Faça com que todos façam logon em suas mesas. Isso pode parecer contra-intuitivo se você quiser criar uma experiência positiva para sua equipe no escritório, mas lembre-se de que fazer com que todos participem virtualmente mantém todos em igualdade de condições.
- Dê a todos um lugar à mesa. Em vez de responder às perguntas dos que estão no escritório, considere deixar a palavra aberta para os trabalhadores remotos primeiro. Isso pode aumentar os sentimentos de inclusão sem colocá-los em desvantagem por causa de onde eles estão trabalhando naquele dia.
Criando uma visão de futuro do escritório
Socializar pessoalmente é natural. Você está compartilhando o mesmo espaço físico que outro ser humano. Foi assim que fomos construídos para interagir.
Mas no mundo pós-pandemia, os funcionários querem opções quando se trata de como trabalham. E, no entanto, a maioria das empresas não prevê um futuro totalmente sem escritórios. Portanto, é provável que o local de trabalho híbrido esteja aqui para ficar.
Você pode criar e promover uma cultura corporativa para um ambiente de trabalho complexo. Tudo se resume a ter uma grande compreensão das diversas experiências de seus funcionários e ser extremamente intencional com a forma como você dá vida à sua cultura.
O podcast Future of Work explora as questões e implicações colocadas pelo futuro do escritório, da cultura da empresa e do local de trabalho por meio de entrevistas com executivos das principais empresas do mundo. Confira em Spotify, Maçã, Amazonasou onde quer que você obtenha seus podcasts.