Todos sabemos que há um desequilíbrio crônico quando se trata de talentos de DevOps: alta demanda e oferta limitada. Não procure mais do que um relatório do DevOps Institute de 2021 que descobriu que, embora 60% das organizações estão contratando para essas funções, 64% dos líderes de TI têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados em DevOps. E não é apenas a típica escassez de pessoal durante a pandemia que você já ouviu falar. A mudança para práticas remotas acelerou a transformação digital em todos os setores, aumentando a demanda por desenvolvedores.
Então, qual é exatamente a situação do mercado de trabalho de DevOps? É difícil apenas para as empresas ou também para os candidatos – e a automação pode ajudar? Em homenagem ao Dia do Trabalho, perguntamos a alguns líderes de TI sobre esse clássico enigma trabalhista.
Barreiras trabalhistas em ambos os lados
Elisa Hebert, vice-presidente de operações de engenharia da Fairwinds, observou que a contratação de DevOps é difícil tanto para a empresa contratante quanto para o candidato. “As equipes estão cronicamente com falta de funcionários nos últimos dois anos devido à pandemia do COVID-19, o que resultou em empresas querendo contratar profissionais seniores de DevOps que possam operar de forma mais autônoma”, explicou ela. “Se você precisar de especialização – trabalhamos exclusivamente com Kubernetes, por exemplo – encontrar esse nível de conhecimento de domínio combinado com a experiência de nível sênior é realmente difícil.”
Por outro lado, ela disse que a prática da indústria de exigir anos de experiência para cargos de nível júnior dificulta a contratação de talentos inexperientes: “É uma roda impossível que precisa parar”.
Automação para o resgate… ou não
Você pode estar pensando: “Bem, por que a automação não está ajudando com essa escassez?” É verdade que a automação de DevOps pode aliviar as cargas de trabalho do desenvolvedor. A colaboração eficiente entre as equipes de desenvolvimento e operações pode reduzir o atrito; ciclos de feedback mais rápidos podem acelerar a implantação. Os líderes podem reduzir o número de funcionários necessários para tarefas tediosas, enquanto seus engenheiros podem se concentrar em trabalhos mais gratificantes.
Tudo isso pode ajudar nos esforços de retenção, evitando esgotamento e promover um local de trabalho mais saudável. Como Balakrishnan Viswanathan, vice-presidente de operações de nuvem da Demandbase, disse: “O DevOps abrange dois pilares importantes: aumentar a velocidade de desenvolvimento e aumentar a qualidade do lançamento. A automação é fundamental porque, caso contrário, o esgotamento é muito alto.”
Portanto, não é surpresa que o DevOps Institute Upskilling 2021: Relatório de habilidades de DevOps corporativos os entrevistados classificaram a automação como o domínio de habilidade mais importante. Eles classificaram a proficiência em automação de integração contínua, entrega contínua, implantação contínua, operação e suporte contínuos e DevSecOps como o conhecimento mais valioso.
Mas é aqui que a solução de automação se depara com o problema trabalhista de DevOps: a necessidade de profissionais de DevOps qualificados em automação supera amplamente a disponibilidade. “Do ponto de vista do DevOps, há muito poucas pessoas na área de tecnologia que operaram sistemas de produção em escala e permitiram a automação para reduzir o trabalho, tornando esses conjuntos de habilidades extremamente valiosos no mercado atual”, disse Viswanathan.
Recrutamento, contratação e retenção de DevOps: qual é a solução?
Diante desses desafios, como as empresas podem melhorar a automação e aliviar seus engenheiros sobrecarregados? Hebert disse que os líderes de TI devem “criar andaimes”.
“A Fairwinds tem uma equipe de liderança de engenharia que é multifuncional (dev, plataforma, SRE, P&D, serviços, UI/UX) e planeja estratégia e execução tática em conjunto”, disse ela. “Somos maiores que a soma de nossas partes, então, embora as partidas sejam uma mistura de tristeza e felicidade, isso não nos quebra.” Ela também aconselhou as empresas a revisar suas descrições de trabalho e “tirar todas as coisas extras que não são realmente críticas para o trabalho”, ressaltando que as mulheres normalmente não se candidatam a empregos a menos que atendam a todos os critérios listados.
Marcus Merrell, vice-presidente de estratégia de tecnologia da Sauce Labs, mencionou Historicamente Black Colleges and Universities (HBCUs) como uma fonte de talentos, lembrando aos líderes que “um recurso excelente e subutilizado para recrutamento são HBCUs e organizações sem fins lucrativos que se concentram em CS educação para meninas e pessoas de cor. Essas organizações produzem milhares de graduados todos os anos que uniformemente têm problemas para serem contratados.”
Viswanathan recomendou que as organizações forneçam mais orientações sobre automação. “Uma coisa que as empresas podem começar a fazer imediatamente é estabelecer liderança de pensamento em um esforço para mostrar todo o trabalho de automação que suas equipes de DevOps estão fazendo desenvolvendo conteúdo, sejam blogs, artigos ou white papers.”
Encontrando a oportunidade certa de DevOps
Não há bala de prata para um candidato a emprego de DevOps sitiado, mas Merrell incentivou os candidatos a se candidatarem a cargos mesmo quando não possuem todas as qualificações listadas. “Para pessoas que se identificam como mulheres e pessoas de cor, tente lembrar que os requisitos do trabalho geralmente estão procurando apenas uma correspondência de 60% a 70%”, disse ele. “Lembre-se de que a descrição do trabalho é uma aspiração e que nenhuma empresa realmente espera corresponder a isso 100%.”
Hebert também aconselhou olhar além do salário. “Se uma empresa pode oferecer a você uma oportunidade de aumentar suas habilidades trabalhando em projetos interessantes ou com talentos de engenharia de nível sênior que podem orientá-lo, isso é um ativo inestimável.”
Definindo soluções trabalhistas DevOps de forma diferente
Algumas organizações podem estar com falta de automação e pessoal adequado no momento, mas melhorias incrementais podem ajudar o setor a chegar lá. E os líderes de TI acreditam que nós vai chegar lá. “À medida que a adoção da nuvem ganha ritmo, espera-se que os conjuntos de habilidades e a força de trabalho necessários cresçam em ritmo acelerado”, previu Viswanathan. Até lá, tanto o gerente de contratação de DevOps quanto o candidato a DevOps podem tomar medidas para se encontrar no meio.