No Ansiblefest 2022 Na conferência de hoje, a Red Hat e sua empresa-mãe IBM anunciaram a iniciativa Project Wisdom para trazer o processamento de linguagem natural (NLP) para a plataforma de automação de operações de TI Ansible de código aberto.
Ao mesmo tempo, a Red Hat anunciou que as instâncias selecionadas do Ansible da Red Hat já estão disponíveis nos marketplaces operados pela Amazon Web Services (AWS) e pela Microsoft.
Richard Henshall, gerente sênior de gerenciamento de produtos Ansible da Red Hat, disse que o objetivo é tornar a automação de TI muito mais acessível a uma ampla gama de usuários finais e profissionais de TI que não possuem experiência em programação declarativa para usar arquivos YAML para automatizar processos de TI. Em vez disso, as equipes da Red Hat e da IBM Research estão se comprometendo a combinar seus conhecimentos para criar um modelo de inteligência artificial (IA) que permitiria a qualquer pessoa usar linguagem natural para automatizar um processo de TI.
O Ansible surgiu como o padrão de código aberto de fato para automatizar uma ampla gama de processos de TI, mas o número de processos que podem ser automatizados ainda excede em muito o número de processos de TI que são automatizados atualmente. Nos últimos anos, Automação de TI As ferramentas tornaram-se mais acessíveis graças, em parte, ao surgimento de ferramentas low-code e no-code, mas ainda é necessário algum nível de conhecimento de programação. O Project Wisdom está sendo lançado para eliminar a necessidade de adquirir essas habilidades antes de poder automatizar um processo.
É claro que ainda haverá processos complexos que podem exigir a capacidade de manipular arquivos YAML programaticamente, mas o número de processos triviais de TI que podem ser automatizados ainda é incalculável. Em teoria, uma interface de linguagem natural para o Ansible reduziria bastante o tempo e o esforço necessários para qualquer pessoa automatizar um processo de TI, independentemente de seu nível de habilidade.
O interesse na automação de TI está aumentando mais uma vez à medida que a economia global continua a diminuir. As organizações estão procurando automatizar o maior número possível de processos em seus esforços para manter o tamanho da equipe de TI o menor possível. Quanto mais tempo as equipes de TI gastarem em processos manuais, menos elas poderão gerenciar ambientes de TI que se tornam mais complexos a cada dia que passa.
Não está claro até que ponto os processos de TI podem ser automatizados, mas à medida que as empresas se tornam mais dependentes da TI, a linha entre a automação de TI e os processos de negócios continua a se confundir. Os recursos de processamento de linguagem natural podem tornar mais simples para as organizações acelerarem bastante transformação de negócios digitais iniciativas.
Independentemente do nível de automação de TI alcançado, está claro que a forma como a TI é gerenciada está prestes a evoluir mais uma vez. Os dias em que as equipes de TI configuraram e provisionaram recursos de TI usando scripts personalizados frágeis estão chegando ao fim à medida que plataformas como o Ansible são mais amplamente adotadas. A única questão que resta a ser observada é a rapidez com que os processos de TI podem ser automatizados e se a taxa de automação pode acompanhar o volume de aplicativos que estão sendo desenvolvidos atualmente.