Início » O relatório State of DevOps de 2023 descobre que a engenharia de plataforma desbloqueia o sucesso do DevOps na empresa

O relatório State of DevOps de 2023 descobre que a engenharia de plataforma desbloqueia o sucesso do DevOps na empresa

by testcodewp
0 comment

A equipe da plataforma está crescendo, com 51% dos entrevistados relatando a adoção nos últimos três anos

PORTLAND, Minério., 18 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ — Fantoche da Perforce, o padrão da indústria para automação de infraestrutura, anunciou hoje as descobertas da pesquisa global Relatório do estado do DevOps de 2023: edição de engenharia de plataforma. A pesquisa deste ano explora a crescente popularidade da engenharia de plataforma e seus benefícios, com 93% dos entrevistados relatando que a adoção da plataforma pela equipe é um passo na direção certa.

Puppet 2023 State of DevOps Report: Platform Engineering Edition

Puppet 2023 State of DevOps Report: Platform Engineering Edition

O relatório State of DevOps do ano passado revelou que uma abordagem de equipe de plataforma é um caminho cada vez mais bem-sucedido para o sucesso do DevOps em escala. O relatório deste ano investiga o assunto com mais detalhes e descobriu que uma esmagadora maioria (94%) concorda que o conceito está ajudando suas empresas a aproveitar melhor os benefícios do DevOps. A engenharia de plataforma é a disciplina de projetar e construir recursos de autoatendimento para minimizar a carga cognitiva dos desenvolvedores e permitir a entrega de software de fluxo rápido. As equipes de plataforma fornecem plataformas de infraestrutura compartilhada para usuários internos responsáveis ​​por fornecer um fluxo de valor – normalmente desenvolvedores de software e engenheiros que tratam sua plataforma como um produto para seus usuários, não apenas um projeto de TI.

“As descobertas mostram que a engenharia de plataforma pode produzir benefícios significativos em toda a organização e desbloquear o sucesso do DevOps para a empresa. No entanto, a liderança deve investir continuamente na equipe da plataforma, garantir ciclos de feedback funcional com os usuários e desenvolver habilidades de gerenciamento de produtos na equipe, para garantir a entrega de fluxo rápido e uma redução contínua na carga cognitiva para os desenvolvedores”, disse Nigel Kersten, CTO, Puppet by Perforce e coautor do State of DevOps Report. “À medida que as empresas aumentam a contratação de equipes de plataforma, elas devem priorizar as habilidades de gerenciamento de produtos, não apenas a engenharia principal”.

As principais descobertas incluem:

Quando bem executada, a engenharia de plataforma possibilita benefícios técnicos e comerciais que se propagam por toda a organização.

  • Os entrevistados são mais propensos (30%) a afirmar que a engenharia de plataforma atende melhor às necessidades de toda a empresa – não apenas de um único departamento.

  • A maioria (68%) dos entrevistados está experimentando um aumento na velocidade de desenvolvimento, com 42% relatando que a velocidade de desenvolvimento melhorou “muito”.

  • A maioria dos entrevistados está experimentando uma ampla variedade de benefícios, variando de melhorias na confiabilidade do sistema (60%) a maior produtividade/eficiência (59%) e melhores padrões de fluxo de trabalho (57%).

As contratações estão aumentando, mas não se esqueça de focar nas habilidades de gerenciamento de produtos.

  • As organizações estão procurando investir em talentos adicionais. 71% dos entrevistados relatam seus planos firmes de contratar pessoas com experiência em engenharia de plataforma nos próximos 12 meses, com a maioria (53%) planejando contratar nos próximos 6 meses.

  • As principais prioridades dos entrevistados para a equipe da plataforma estão alinhadas com as responsabilidades de gerenciamento de produtos, incluindo aumentar a conscientização sobre os recursos da plataforma (47%), definir expectativas realistas para a função da equipe da plataforma em toda a organização (44%) e seguir mais de perto as tendências e acompanhar os requisitos de recursos (37%).

  • No entanto, é mais provável que as empresas se concentrem em outras funções além do gerenciamento de produtos. De fato, 48% das funções se enquadram em “DevOps”, seguido por 45% de engenheiros de software e 44% de engenheiros de plataforma.

Região da Ásia-Pacífico mais otimista sobre a engenharia de plataforma – em comparação com a EMEA e as Américas

  • Respondentes de Ásia-Pacífico são os mais otimistas sobre a engenharia de plataforma, com 86% relatando que sua equipe de plataforma está no desempenho ideal ou próximo a ele – em comparação com 64% na EMEA e 73% nas Américas.

  • Mais entrevistados em Ásia-Pacífico acreditam que a engenharia de plataforma está ajudando suas organizações a obter os benefícios do DevOps, com 44% de acordo “forte” em comparação com participações menores de 34% na EMEA e 32% nas Américas.

“Nos últimos anos de nossa pesquisa de DevOps, surgiu um padrão claro: empresas com práticas de DevOps mais maduras tendem a usar equipes de plataforma”, disse Ronan Keenan, diretor de pesquisa, Puppet by Perforce e coautor do relatório State of DevOps. “Isso não significa que você deve adotar um modelo de equipe de plataforma para ser bom em DevOps; em vez disso, uma equipe de plataforma é um caminho bem definido e comprovado para ter sucesso com DevOps em escala. O mergulho profundo desta pesquisa na engenharia de plataforma permitiu nossa equipe para entender melhor essa tendência crescente.”

Cotações de apoio

“As equipes de plataforma ainda estão lutando para educar suas organizações sobre os recursos de sua plataforma e impulsionar a adoção. É aí que a comunidade de engenharia de plataforma pode intensificar e compartilhar recursos, conhecimentos e práticas recomendadas”, disse Kaspar von Grünberg, fundador e CEO da Humanitec. “A engenharia de plataforma é fundamental para obter os benefícios do DevOps. Um não pode substituir o outro – ambos são cruciais para o sucesso das organizações de engenharia modernas. A experiência em engenharia de plataforma é muito procurada e é por isso que a comunidade cresceu 800% em 2022 sozinho.”

“O impacto positivo da engenharia de plataforma na confiabilidade do sistema, na produtividade do desenvolvedor e na velocidade de entrega indica que a engenharia de plataforma não será apenas uma tendência. Ela veio para ficar”, disse Aeris Stewart, Gestão Comunitária, Humanitec. “A engenharia de plataforma é uma oportunidade para as organizações de engenharia perceberem os benefícios do DevOps em escala e sem carga cognitiva adicional para os desenvolvedores. A cultura de uma organização de engenharia continua a ser um componente crítico do sucesso da equipe da plataforma. Forte comunicação em torno das necessidades dos desenvolvedores, da plataforma recursos e o papel da equipe da plataforma em atender aos objetivos de negócios é essencial.”

“O surgimento da engenharia de plataforma é um tópico que acompanhamos com várias equipes e organizações por meio de nossa comunidade Women in DevOps”, disse sabrina battistonCommunity Lead, Women in DevOps “Estamos ansiosos para seguir as tendências discutidas neste relatório, especificamente sobre como as equipes da plataforma estão se apropriando das práticas de DevOps e capacitando as equipes de desenvolvimento – e relatando as descobertas à nossa comunidade, que pode então levar para suas respectivas organizações”.

Faça o download do Relatório do estado do DevOps: Platform Engineering Edition de graça.

Metodologia do Relatório

A pesquisa coletou dados de profissionais e líderes de TI que trabalham ou fazem parte das equipes de engenharia de plataforma de suas empresas, bem como de um grupo de controle de participantes semelhantes que não possuem equipes de plataforma em suas organizações para comparação. A pesquisa foi realizada on-line a partir de 14 de setembro a 25 de outubro de 2022e os entrevistados foram reunidos por meio de dois caminhos, um método de amostragem de bola de neve e um painel profissional.

O relatório foi patrocinado pela Continuous Delivery Foundation, Humanitec e Women in DevOps.

Nota do editor: uma explicação mais profunda sobre a abordagem de engenharia de plataforma

Existem vários atributos principais de uma abordagem de engenharia de plataforma moderna. O mais abrangente é ter uma mentalidade de produto, o que significa que sua plataforma é tratada como um conjunto de produtos de autoatendimento que evoluem continuamente para atender às necessidades do desenvolvedor. A plataforma visa reduzir a carga cognitiva do desenvolvedor e permite a entrega de software de fluxo rápido, onde as equipes responsáveis ​​pela construção de fluxos de valor podem entregar valor aos seus consumidores sem exigir interação direta com outras equipes.

Para plataformas de TI, essa abordagem começa com o fornecimento de serviços de infraestrutura subjacentes como um produto de autoatendimento que é consumido por equipes de desenvolvedores (ou “fluxo de valor”). O design e a evolução da plataforma devem ser informados por práticas de aprendizado organizacional colaborativo, e o uso da plataforma internamente deve ser conduzido pelo evangelismo interno, não por meio de um mandato de cima para baixo.

Tudo isso significa que sua equipe de plataforma precisa ter habilidades de desenvolvimento, operações, gerenciamento de produtos e marketing de produtos, independentemente dos cargos reais dentro da equipe. Uma mudança significativa de mentalidade para muitas empresas é que, embora a equipe da plataforma deva ter experiência em operações de TI, ela não opera os aplicativos na própria plataforma. Eles são responsáveis ​​por fornecer uma plataforma confiável e resiliente que capacita as equipes de fluxo de valor a criar, lançar e operar seus próprios aplicativos.

Recursos adicionais

Sobre Puppet por Perforce

O Puppet by Perforce capacita as pessoas a inovar por meio da automação da infraestrutura. Por mais de uma dúzia de anos, a Puppet liderou o caminho na automação da infraestrutura de TI para simplificar a complexidade para as massas, a fim de fortalecer a postura de segurança, os padrões de conformidade e a resiliência dos negócios dos clientes, além do data center para a nuvem. Mais de 40.000 organizações – incluindo mais de 80 por cento do Global 5000 – se beneficiaram das soluções comerciais e de código aberto da Puppet. Em 2022, a Puppet foi adquirida pela Perforce Software. Saiba mais em puppet.com.

Contatos de mídia
EXECUTAR-NOS
Graça Bonacum
Comunicações PAN
Telefone: +1 510 502 6208
perforce@pancomm.com

PERFORCE Reino Unido/EMEA
Maxine Ambrose
Ambrose Communications
Telefone: +44 118 328 0180
perforcepr@ambrosecomms.com

logotipo da marionete

logotipo da marionete

Cisão

Cisão

Veja o conteúdo original para baixar multimídia:https://www.prnewswire.com/news-releases/2023-state-of-devops-report-finds-platform-engineering-unlocks-devops-success-in-the-enterprise-301724764.html

FONTE Software Perforce

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br