O Artigo XIV, Seção 1, foi adicionado à Constituição do Missouri quando a Emenda 2 foi aprovada em 2018, permitindo o uso de maconha medicinal para pacientes qualificados com consentimento médico. A aprovação da Emenda 3 em 8 de novembro de 2022, efetiva em 8 de dezembro de 2022, modificou a Seção 1 e adicionou a Seção 2, permitindo que alguém com 21 anos de idade ou mais adquira e use legalmente várias formas de maconha legal, de acordo com os regulamentos em as emendas. As emendas não alteram o fato de que, de acordo com a Lei Federal de Substâncias Controladas, a Administração Antidrogas do Departamento de Justiça dos EUA lista a maconha como uma “droga de abuso” ilegal.
O Artigo XIV do Missouri não permite o uso de maconha no local de trabalho ou exige que um empregador permita ou acomode o uso durante o horário de trabalho ou nas dependências da empresa.
Uma empresa, no entanto, não pode discriminar uma pessoa na contratação, rescisão ou qualquer termo ou condição de emprego, ou penalizar um indivíduo de outra forma, se a discriminação for baseada em qualquer um dos três fatores. Primeiro, se o candidato ou funcionário for um paciente qualificado. Em segundo lugar, se o requerente ou funcionário for um cuidador principal com um cartão de identificação válido. Terceiro, se o paciente qualificado usou legalmente produtos de maconha legais fora das instalações da organização fora do horário de trabalho.
Direitos de uma empresa
Uma corporação pode se recusar a contratar um candidato e disciplinar, rescindir ou de outra forma tomar uma ação trabalhista adversa contra alguém com relação à seleção, posse, termos, condições e privilégios de emprego se a pessoa estiver trabalhando sob a influência de maconha, mesmo se o requerente ou trabalhador tem um cartão de identificação de paciente válido e qualificado.
Cinco situações específicas detalhadas no Artigo XIV permitem que um empregador tome ações trabalhistas adversas.
Primeiro, se o trabalhador testar positivo para componentes ou metabólitos da maconha e usar, possuir ou estiver sob a influência de maconha medicinal no local de trabalho ou durante o horário de trabalho. O mesmo padrão se aplica aos candidatos a emprego. Em segundo lugar, se o uso legal de um produto legal de maconha afetar a segurança de outras pessoas de alguma maneira. Em terceiro lugar, se o uso afetar a capacidade de realizar tarefas relacionadas ao trabalho de qualquer maneira. Quarto, se o uso entrar em conflito com uma qualificação profissional de boa-fé razoavelmente relacionada ao emprego do membro da equipe. Quinto, se a empresa perder um benefício monetário ou relacionado ao licenciamento de acordo com a lei federal devido a um candidato ou funcionário usar legalmente um produto legal de maconha no Missouri, já que a maconha é ilegal de acordo com a lei federal.
Passos para empresas
Para navegar com sucesso pelas alterações e garantir a conformidade, as empresas devem seguir os seguintes passos.
- Crie uma política que proíba fumar, ingerir ou consumir maconha de qualquer forma durante o horário de trabalho ou nas dependências da empresa.
- Continue administrando todos os aspectos das políticas existentes de segurança e locais de trabalho livres de drogas. Adicione a palavra maconha à política conforme apropriado, uma vez que a maconha legalmente adquirida e usada legalmente não é considerada como uma droga ilegal e, em alguns casos, é considerada até mesmo uma droga prescrita. Proibir vir para o trabalho embriagado com quaisquer efeitos da maconha, incluindo estar sob a influência. Continue testando programas, incluindo pré-emprego, acidentes aleatórios, lesões no trabalho, acidentes e suspeita razoável. Certifique-se de que os supervisores entendam os procedimentos razoáveis de teste de suspeita, como a preparação de documentação sobre os comportamentos inadequados observados. Siga as políticas de disciplina e rescisão existentes.
- Crie uma política de segurança e uma política de local de trabalho livre de drogas, se necessário.
- Treine os gerentes sobre os comportamentos que indicam potencial comprometimento da maconha, como confusão, irritabilidade, divagações, olhos vermelhos, comportamento lento, má coordenação, dificuldade de concentração, falta de motivação, cheiro de gambá, riso inapropriado ou incontrolável, incapacidade de manter uma conversa e/ou diálogo não relacionado ao tópico.
- Certifique-se de que as descrições de cargo contenham detalhes das funções do cargo, incluindo métricas e definições de quantidade e qualidade. Desenvolva uma seção de “Conhecimentos, Habilidades e Habilidades” listando todos os traços de personalidade necessários para ser bem-sucedido na posição, como enérgico, auto-motivado, atitude positiva, atenção aos detalhes, capacidade de seguir instruções e habilidades de comunicação verbal e interpessoal. Defina comportamentalmente cada característica. Adicione quaisquer qualificações ocupacionais genuínas, como motoristas que não consomem maconha enquanto dirigem ou dirigem sob influência de álcool. Isso fornecerá documentação de suporte para disciplina, rescisão e teste de drogas.
Lynne Haggerman possui mestrado em psicologia organizacional industrial e é presidente/proprietária da Lynne Haggerman & Associates LLC, especializada em treinamento gerencial, busca retida, recolocação e consultoria de recursos humanos. Ela pode ser contatada em lynne@lynnehaggerman.com.