Quando as organizações enviam funcionários para trabalhar no exterior, é importante prestar muita atenção às leis locais que podem afetar seu status de trabalho. Essas leis podem variar muito de país para país, mas geralmente há consequências de não fazer a devida diligência.
“A primeira coisa que você terá que considerar é a escala”, disse Harry Jones, advogado e presidente da Polsinelli em Dallas. “Se você está enviando mais de 10 ou 15 pessoas, imediatamente terá que passar por uma metodologia mais rigorosa.”
Cenários Potenciais
Existem quatro cenários comuns que podem causar problemas para empresas que não respeitam as leis locais antes de enviar funcionários para o exterior.
O primeiro cenário envolve alguém se machucando, seja a pessoa ferida o funcionário ou alguém ferido pelo funcionário. Isso pode desencadear direitos de compensação dos trabalhadores no país estrangeiro que diferem das regras nos EUA
O segundo cenário envolve como o funcionário no exterior é pago. “Se eu estou pagando você em um país, então isso é … um evento tributável [for the host country]”, disse Jones.
Uma solução alternativa é garantir que o funcionário seja pago nos EUA, mas isso deve ser tratado com cuidado. “Se alguém está pensando em manter alguém como funcionário local dos EUA, mas atribuí-lo a um país estrangeiro, esse acordo pode ser estruturado de forma que a empresa diga: ‘Você é um funcionário dos EUA, você é pago na folha de pagamento dos EUA, você continua fazendo parte da entidade dos EUA'”, disse Caitlin Lane, advogada da Seyfarth em San Francisco. “Mas a realidade prática é que pode haver leis locais no país em que a pessoa está trabalhando que, no entanto, se aplicam.”
O terceiro cenário gira em torno da necessidade de encerrar uma relação profissional e as complicações que podem surgir com leis díspares entre os países. O quarto cenário envolve um terceiro alegando que o funcionário causou danos ou não cumpriu um contrato.
Esses quatro cenários podem nunca surgir. “Mas e se eles fizerem isso?” Jones perguntou.
Entidades Locais: Estabelecer ou Não Estabelecer
Uma coisa que as empresas devem considerar é se precisam formar uma entidade ou negócio no país para o qual planejam enviar funcionários ou se já existe uma entidade disponível.
“Se houver uma chance de a pessoa ser considerada um empregado, parabéns, você será um empregador”, disse Jones. “E se você não tiver uma entidade local, terá muitas dificuldades fiscais.”
“É uma investigação muito diferente enviar alguém para um país onde há uma entidade local versus tentar enviar alguém para um país onde não há entidade local, porque isso abre uma série de outros possíveis problemas e considerações de análise”, disse Lane. “Alguns países nem permitem que você tenha um funcionário local se você não tiver um [local] entidade.”
As considerações sobre a constituição de uma entidade se cruzam com a escala de envio de funcionários ao exterior. Se houver apenas um punhado de trabalhadores que a organização planeja enviar para o exterior, pode ser menos necessário criar uma entidade do que em uma situação em que centenas ou milhares de trabalhadores estarão trabalhando em outro país.
A política pode mudar as leis locais: faça um acordo
As leis locais podem não apenas variar amplamente entre os diferentes países, mas também podem mudar rapidamente dentro dos países, dependendo de como os ventos políticos estão soprando. Quanto mais preparação for feita antes de um funcionário ser enviado para o exterior, mais estável será a situação de trabalho.
“Você precisa primeiro definir onde quer trabalhar, onde quer ter trabalhadores [and] por que você quer estar lá”, disse Jones. “Então você pode se aprofundar com seus especialistas em leis trabalhistas para descobrir o risco … e trabalhar com o conselho local em conjunto com seu advogado dos EUA para garantir que seus acordos estejam realmente corretos .”
Um acordo sólido e bem elaborado antes da saída do trabalhador para o exterior, elaborado considerando as leis locais do país para o qual o trabalhador será enviado, é fundamental para prevenir problemas posteriores.
“Sempre encorajo os clientes que estão considerando contratar funcionários no exterior a 1) garantir que seus contratos sejam bem elaborados e levem em consideração as nuances e considerações locais e 2) realmente avaliar a situação desde o início”, disse Lane. “Estratégia e planejamento adequados desde o início são muito úteis para os empregadores que estão explorando esses tipos de acordos.”
Katie Nadworny é escritora freelancer em Istambul.
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