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As 12 principais conclusões dos líderes de TI de 2022

by testcodewp
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O ano passado ofereceu novos desafios e oportunidades para executivos de todos os setores.

Isso fez com que os CIOs se movimentassem mais rápido do que nunca para acompanhar as tendências do mercado, mudanças nas previsões econômicas, necessidades de talentos e requisitos de negócios.

Portanto, no final de 2022, pedimos aos líderes de TI que compartilhassem suas opiniões sobre o que os 12 meses anteriores lhes ensinaram. Aqui está o que eles dizem.

1. A transformação digital atingiu uma velocidade vertiginosa

A corrida continua para digitalizar ainda mais as operações e alavancar a tecnologia para inovação e transformação dos negócios. Essa tem sido uma tendência há anos, mas os CIOs descobriram que o ritmo em que eles e suas equipes devem entregar transformação digital aumentou ainda mais.

UMA pesquisa recente da Bain & Co. de 1.400 líderes empresariais descobriram que 85% dizem que “a disrupção permanecerá em seu ritmo alucinante ou até mesmo acelerará nos próximos cinco anos”.

Se ainda não estava claro, 2022 tornou óbvio que os CIOs devem agir super rápido.

“Situações globais pandêmicas ou geopolíticas únicas no século ou expectativas de clientes em constante evolução exigem que empresas – grandes e pequenas – e setores inteiros evoluam rapidamente seus modelos de negócios e os obriguem a experimentar em movimento”, diz Sanjay Macwan, CIO e CISO da Vonage. Consequentemente, “empresas de todos os setores precisam de uma abordagem estratégica para explorar a interseção de computação em nuvem, segurança e confiança desde o design e dados para criar valor exponencial enquanto gerenciam adequadamente os riscos de segurança cibernética”.

2. E o retorno tem que acontecer mais rápido

Os CIOs devem não apenas fornecer tecnologia transformadora mais rapidamente, mas também entender a mensagem de que seus colegas executivos quer ver retornos ainda mais rápidostambém.

“Os prazos de ROI estão realmente ficando muito curtos”, diz Stuart Carlaw, diretor de pesquisa da ABI Research. “A atenção anterior estava voltada para tempos de retorno de 18, 24 e 36 meses, mas agora muitos de nossos contatos estão relatando que os prazos de ROI de seis meses são o que está acontecendo. É importante ressaltar que também é necessário demonstrar a capacidade de atingir esses prazos antes do projeto [approval].”

3. A flexibilidade na pilha de TI é crítica

Depois de mais de uma década desenvolvendo agilidade em equipes de tecnologia, adotando metodologias ágeis e DevOps e priorizando a capacidade de dinamização, os CIOs passaram mais tempo criando flexibilidade em seu ambiente de TI corporativo.

Para Rosie Rivel, CIO da BigCommerce, isso significa uma arquitetura mais combinável.

“Para a tecnologia que administra nossos negócios, a tecnologia não diferenciadora precisa entrar o mais rápido possível, por isso estou procurando construir de maneira combinável, com soluções empacotadas e APIs incorporadas que criam a capacidade de composição e a flexibilidade de que precisamos”, ela diz. “Os modelos de negócios evoluem e temos que ser flexíveis o suficiente para evoluir com eles; a capacidade de composição me permite fornecer uma pilha de tecnologia que pode suportar diferentes modelos de negócios.”

Analistas na empresa de pesquisa O Gartner também viu o valor da capacidade de composição em 2022dizendo que sua pesquisa previu que em 2022 os executivos de empresas de alta capacidade de composição esperavam um crescimento médio de receita de 7,7%, em comparação com apenas 3,4% para aqueles em empresas de baixa capacidade de composição.

4. A IA é mainstream

A inteligência artificial, como a capacidade de composição, se tornou popular e se tornou um diferencial importante para o sucesso em 2022. Números da Deloitte de outubro de 2022 Estado da IA ​​na empresa O relatório mostra isso, com 94% dos líderes empresariais entrevistados dizendo que a IA é fundamental para o sucesso.

“Soluções práticas de IA estão aparecendo em alguns dos fluxos de trabalho corporativos mais rotineiros e frequentes e permitindo experiências mais ricas para clientes e funcionários”, diz Macwan, dizendo que esse uso de IA “está se tornando uma aposta na mesa”.

Ele acrescenta: “Assim como não podemos imaginar nenhuma empresa funcionando sem laptops e dispositivos inteligentes como ferramentas de mesa para os funcionários, estamos começando a ver soluções de IA permeando todos os tipos de fluxos de trabalho nas empresas. Para os CIOs e todos os líderes de tecnologia e negócios, essa chamada ‘rotina’ da IA ​​deve ser realmente empolgante, e eles precisam encontrar maneiras mais práticas de alavancar a IA nos próximos anos.”

5. Os CIOs precisam estar no topo da segurança

A segurança cibernética sempre foi um problema para os CIOs, mas saltou para o topo de muitas listas de prioridades dos CIOs em 2022. Pesquisa sobre o estado da CIO descobriu que aumentar a proteção da segurança cibernética foi a iniciativa de negócios número 1 impulsionando os investimentos em TI em 2022, à frente de questões estratégicas como aumentar a eficiência operacional (nº 2 na lista de investimentos) e melhorar a experiência do cliente (em terceiro lugar).

“A superfície de ataque está mais complexa do que nunca. Como tal, precisamos garantir que o escritório do CIO seja um facilitador, continuando a investir em pessoas, ferramentas e processos para mitigar essas complexidades”, afirma Carl Froggett, CIO da Deep Instinct. “Devido à velocidade da mudança, responder a uma situação não é mais suficiente; você precisa evitar que isso aconteça em primeiro lugar, em vez de responder o tempo todo.

6. A tecnologia deve compensar a falta de pessoal

O ano passado registrou alguns números baixos de desemprego, bem como altas taxas de rotatividade, e isso pressionou os CIOs a encontrar mais maneiras de usar a tecnologia para aliviar a crise, diz Carlaw.

“A escassez de mão de obra está promovendo a adoção de tecnologia. Anteriormente, as empresas considerariam soluções automatizadas se pudessem substituir de sete a 10 pessoas. Este ano, vimos isso reduzir o tamanho de quase uma pessoa ”, diz ele, acrescentando que a tendência aumentou significativamente o uso de co-bots, veículos automatizados, IA e outras tecnologias de produtividade que aumentam a força de trabalho humana ou a substituem. completamente.

7. A automação também deve trazer benefícios

Tão importante quanto a automação é para aumentar a produtividade e cortar custos, os CIOs também dizem que têm a tarefa de usar iniciativas de automação para estimular a transformação de processos também.

Essa lição não passou despercebida por Carrie Rasmussen, CIO da Ceridian. Para ela, as iniciativas de automação devem primeiro garantir que os próprios processos sejam eficientes e eficazes antes de serem automatizados. Em seguida, eles também devem oferecer algum “jogo de longo prazo para ser melhor no que fazemos”, diz ela.

“Existem maneiras certas e erradas de automatizar”, diz Rasmussen. “Muitas vezes a automação é vendida como algo que reduz custos. Em vez disso, deve ser visto como algo que agrega valor.”

8. UX é um diferencial

O ano passado também viu a experiência do cliente e experiência do funcionário – questões já importantes – crescem em importância à medida que a competição em uma economia em declínio esquenta, a competição por talentos permanece alta e a frustração aumenta com as conexões digitais impessoais e problemáticas toleradas durante o auge da pandemia.

De fato, Rivel, da BigCommerce, cita o maior foco na experiência como uma de suas principais conclusões de 2022, observando que “a experiência é realmente o que vai nos diferenciar”.

Rivel diz A TI deve criar e dar suporte a experiências no local de trabalho que atendem aos funcionários (incluindo eles mesmos) onde quer que estejam. Sua equipe fez isso, em parte, implementando quiosques e outras opções de autoatendimento, bem como implementando plataformas que oferecem suporte a interações e colaboração virtual dos funcionários. Eles também estão se concentrando nas jornadas do usuário e na personalização de pontos de contato para funcionários e clientes.

9. Tudo bem – até bom – que o pessoal e o profissional agora se sobreponham

Trabalhadores de todos os níveis em muitas, senão na maioria das organizações, tiveram que misturar suas vidas pessoais e profissionais nos últimos anos, enquanto navegavam em bloqueios e outras políticas da era pandêmica. Amy Evins, vice-presidente executiva e CIO da LPL Financial, tem algumas novas perspectivas como resultado.

“Eu cresci em uma cultura corporativa pesada: você não traz suas situações familiares para o trabalho”, diz Evins. Se ela tivesse que atender às necessidades pessoais ou familiares, ela lidaria com elas silenciosamente. “Mas agora há uma consciência um do outro. Você conhece as famílias das pessoas porque elas estavam trabalhando em casa. Você sabe agora se as pessoas têm um gato. Há um novo nível de conexão pessoal. Ele constrói uma camada diferente de respeito e confiança. Isso constrói relacionamentos mais estreitos.”

10. Pense nas pessoas, não na localização

Monique Dumais-Chrisope, vice-presidente sênior e CIO do Encore Capital Group, diz que também tirou algumas novas perspectivas sobre liderança que colocam maior ênfase nas pessoas.

“Tive que me educar muito sobre design organizacional centrado no ser humano”, explica ela. “Com o retorno ao escritório, as tendências híbridas e as demandas dos funcionários por mais flexibilidade, foi um grande desafio descobrir, especificamente para a TI, qual era o modelo certo. Eu vi grandes empresas de tecnologia oferecerem 100% remoto, depois retrair isso e a experiência do funcionário foi terrível.”

Como muitos outros executivos, Dumais-Chrisope ouviu tanto os funcionários que preferem o trabalho remoto quanto os funcionários que gostam de interações pessoais com os membros da equipe no escritório. Ela diz que esses pontos divergentes criam “um grande enigma para a maioria de nós descobrir o equilíbrio certo”.

Isso por sua vez a levou a design de organização centrado no ser humano, em oposição à tradicional escola de pensamento centrada na localização. “Consegui aproveitar isso e aplicá-lo a uma abordagem híbrida mais flexível para minha equipe de tecnologia e sinto que eles estão gostando do equilíbrio.”

11. A colaboração híbrida no escritório continua sendo um trabalho em andamento

Três anos depois, Evins diz que percebe que todo mundo ainda está tentando descobrir a melhor forma de se comunicar e colaborar neste mundo híbrido. Sim, há uma série de tecnologias para ajudar a preencher qualquer tempo e espaço entre colegas, mas elas realmente não replicam a proverbial conversa sobre bebedouros.

“Acho que ainda não resolvemos isso. Temos mensagens de texto e mensagens instantâneas, mas não é o mesmo que perguntar [in person], ‘Você tem um minuto para conversar?’”, diz ela. “Esse tipo de comunicação foi perdido neste mundo híbrido e ainda não resolvemos isso.”

12. A cultura é fundamental para recrutar e reter talentos tecnológicos

Em uma nota semelhante, 2022 reforçou para muitos CIOs que eles precisam oferecer aos talentos de tecnologia uma razão além da remuneração para ingressar ou permanecer com eles.

“Contratar e reter os melhores talentos está sempre na mente de um CIO, mas este ano provou ser especialmente desafiador por causa da contínua escassez de habilidades de TI”, diz Ron Guerrier, CIO da HP. “A cultura do local de trabalho, mais do que nunca, impulsiona sua capacidade de recrutar e reter talentos de TI qualificados. A mudança de longo prazo para o trabalho híbrido destacou a cultura de equipe, que traz oportunidades para trabalhadores e empregadores. Trabalhadores qualificados agora têm acesso a um pool de empregos expandido, o que lhes permite priorizar o tipo de ambiente onde podem fazer seu melhor trabalho.”

Como resultado, Guerrier diz que ele e outros CIOs “precisam ir além de apenas competir por salários e cargos, e realmente fazer um esforço concentrado para construir uma cultura de inclusão e integração entre vida pessoal e profissional em nossas equipes de TI”.

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