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Os profissionais de RH precisam apresentar orçamentos como todo mundo. E, embora o aprendizado e o desenvolvimento dos funcionários pareçam óbvios, especialmente em um mercado de trabalho apertado, nem sempre é um golaço.
Existem maneiras de influenciar um CEO, dizem as fontes, incluindo apontar diretamente como um programa atenderá a uma necessidade de negócios, usando dados da maneira certa e encontrando influenciadores dentro da empresa para ajudá-lo a fazer seu discurso.
Vincule a solicitação a uma necessidade comercial
A boa notícia primeiro: muitos orçamentos de T&D sobreviveram à pandemia. De acordo com um pesquisa conjunta TalentLMS e Society for Human Resource Management, mais da metade dos 356 gerentes de RH disseram que seus orçamentos de T&D aumentou nos primeiros anos da pandemia de COVID-19e 67% disseram esperar que essa tendência continue.
Mas “mais da metade” ainda não é todo mundo, e O L&D não existe no vácuo, especialmente quando se trabalha para um C-suite que tem medo de uma possível recessão. É por isso que os resultados projetados de uma proposta de iniciativa de L&D devem apontar como ela irá estrategicamente impulsionar uma necessidade de negócios ou resolver um problema de negócios, disse Megan Dillon, gerente sênior de aprendizado e desenvolvimento da Q-Centrix.
“Muitas vezes você pode apontar para a missão e visão da empresa”, disse ela, e como a pergunta proposta funcionará estrategicamente para esses inquilinos principais. Ou seja mais granular sobre a conexão das ações propostas com o desempenho da empresa e onde os líderes da empresa querem que esteja, disse ela. Portanto, se uma iniciativa de T&D economizar custos, diga. Se gerar receita, diga. E mostre como.
Isso é especialmente verdadeiro para quaisquer iniciativas de T&D direcionadas ao recrutamento e retenção de funcionários, disse Doug Coffey, professor assistente de gestão de recursos humanos da Rutgers School of Management and Labor Relations.
CEOs olham para T&D como uma forma de investir nos funcionários, ele disse, eles “usam isso como uma ferramenta de retenção ou para obter vantagem competitiva”.
“Construir o gerenciamento de sucessão e uma força de trabalho consistente são mais importantes agora neste cenário”, continuou Coffey; qualquer retorno sobre o investimento que possa ser associado à atração e retenção de funcionários pode dar um impulso extra aos olhos de um CEO.
Use dados, mas conte uma história
Colocar números atrás de sua solicitação pode ajudar um CEO a justificar sua solicitação de orçamento. Do que esses números devem depender é da iniciativa específica e do setor da indústria. Portanto, se um programa de T&D gerar receita ou aumentar o KPI específico de uma empresa ou aumentar a produtividade, diga isso na solicitação, disse Dillon.
“Talvez você esteja resolvendo um problema, como uma quantidade X de pessoas fazendo algo que é um risco potencial ou criando gastos de custos adicionais para uma organização”, disse ela. “Mostre que sua iniciativa de aprendizado diminuirá a quantidade de vezes que as pessoas estão fazendo coisas que não deveriam fazer e como você economizará o dinheiro da empresa dessa maneira.”
E quando você tiver números sobre essa iniciativa específica, informe. “As empresas se preocupam com os números. Você precisa mostrar e divulgar [success] assim como alguém do lado das operações faria”, disse Dillion.
Quaisquer que sejam as estatísticas que você use, elas geralmente não são suficientes para se sustentar por conta própria, disse Coffey. Ele ensina os alunos que são bons em processamento de números, mas “eles o apresentam mais como uma análise de elevador”, disse ele. “Isso não está realmente contando nenhum tipo de história.”
Em vez disso, pense em sua solicitação de orçamento de T&D como um filme, com a história de por que você deseja esse fundo como ator principal e os dados em um papel coadjuvante. “Você precisa articular isso em palavras, mas depois apóia com dados”, disse ele.
Influencie mais do que apenas o CEO
Embora um CEO possa tomar a decisão final, muitas vezes ele não é o único que dará informações sobre uma decisão final de orçamento de T&D. Os gerentes cujos departamentos serão afetados por qualquer programa de T&D também devem estar a bordo.
“É muito importante que o pessoal de T&D conheça e entenda quem são as partes interessadas e quem é influenciado por elas”, disse Dillon. Certificar-se de que você sabe o que esses gerentes realmente precisam e obter sua opinião sobre quaisquer iniciativas propostas de aprendizado e desenvolvimento podem ajudar o RH a dar um empurrão para um CEO como uma equipe.
Os influenciadores também podem não estar vinculados ao pedido, acrescentou ela. “Talvez não sejam eles que vão gastar dinheiro para fazer o treinamento decolar. Talvez eles sejam parceiros do RH e de outra unidade de negócios ou função”, disse ela. Os profissionais de RH e T&D devem “ter uma melhor compreensão do nível de influência” e ver como podem “animá-lo e apoiar sua iniciativa” quando apropriado.