Na última década, os chamados Chief People Officers (CPO) viram uma dramática expansão de suas responsabilidades diárias. A função evoluiu de uma função administrativa de RH para uma posição mais estratégica, principalmente porque a pandemia destacou a importância da retenção, qualificação e recrutamento durante uma crise. Mas, apesar do aumento do interesse – o CPO é a terceira posição de nível C que mais cresce, de acordo com o LinkedIn – os CPOs geralmente estão atrás dos executivos de vendas, marketing e clientes em termos de suas abordagens para analisar dados.
Com o objetivo de afetar a mudança, o empresário Joseph Quan fundou Knoético, uma plataforma projetada para fornecer insights sobre métricas como atrito, diversidade e crescimento do número de funcionários. O Knoetic integra-se aos sistemas de RH para permitir que os CPOs executem análises e gerem relatórios automaticamente, além de fornecer recomendações sobre como melhorar a retenção de funcionários se a plataforma identificar um problema de rotatividade.
A Knoetic levantou hoje US$ 36 milhões em uma rodada da Série B liderada pela EQT Ventures com participação da Accel e Menlo Ventures. Mais de 200 investidores anjos contribuíram, incluindo CPOs da Bill.com, Zapier, Box e Calm.
“Não estamos construindo uma ferramenta de análise ou outra comunidade cansada – estamos construindo um segundo cérebro, um aumento cibernético que dá superpoderes aos CPOs… Nós nos imaginamos como a Salesforce construindo o primeiro sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente na nuvem”, disse Quan TechCrunch via e-mail, enquadrando a missão da Knoetic em termos decididamente engrandecidos. “[We’re] continuando a educar cada CPO de que eles precisam de dados e análises para ganhar respeito como um líder de pessoas da próxima geração.”
A plataforma Knoetic pode se integrar a sistemas de informação de recursos humanos, sistemas de rastreamento de candidatos e aplicativos de gerenciamento de desempenho e aprendizado, revelando tendências em toda a organização. Em um ponto no tempo, Knoetic afirmou estar explorando modelos de aprendizado de máquina para prever os fatores de atrito e rotatividade, funcionários bem-sucedidos ou promovidos rapidamente e funcionários que se tornam centrais para o sucesso de seus departamentos.
Os clientes da Knoetic também têm acesso a um fórum, CPOHQ, onde podem discutir tópicos específicos de RH, como planejamento orçamentário e políticas de imigração, online e em jantares, workshops e reuniões presenciais. O CPOHQ também hospeda documentos com práticas recomendadas e manuais fornecidos pela comunidade de mais de 2.000 CPOs.
A Knoetic conta com Credit Karma, Calm, Checkr, Mural e Synk entre seus clientes e, embora Quan não tenha revelado um número exato, ele disse que cresceu 500% ano a ano. O cofre de guerra da startup é de cerca de US$ 50 milhões, enquanto a Knoetic se prepara para adicionar cerca de uma dúzia de pessoas à sua força de trabalho de 50 pessoas.
“Na verdade, a Knoetic foi fundada a partir da pandemia, que serviu como um grande impulso para o crescimento da empresa. Os CPOs aproveitaram as ferramentas qualitativas e quantitativas da Knoetic para enfrentar os difíceis desafios de pessoas da pandemia. A desaceleração tecnológica mais ampla também fortaleceu a necessidade de soluções para apoiar uma função estratégica de RH”, disse Quan. “Temos vários anos de pista com nossa queima atual.”
A Knoetic também se beneficia da percepção de que a tecnologia de RH continua sendo uma aposta segura, mesmo durante uma recessão. Dados da WorkTech mostra que o investimento de capital de risco para o primeiro semestre de 2022 coloca o ano no caminho certo para atingir ou exceder o recorde de US$ 17,9 bilhões estabelecido em 2021, enquanto o segundo trimestre foi o quarto maior trimestre para o setor de RH já registrado, com US$ 4,6 bilhões investidos.