A grande demissão, a demanda por modelos de trabalho flexíveis e uma abordagem holística do bem-estar dos funcionários levaram os funcionários a se tornarem consumidores exigentes de suas carreiras. Com as equipes de Recursos Humanos (RH) na vanguarda deste mundo de trabalho em constante mudança, o que as empresas precisam considerar ao reinventar essa importante experiência do funcionário para atrair, desenvolver e reter o talento certo até 2023 e além?
Conheça a sua Proposta de Valor do Funcionário (EVP)
Pense no EVP como a melhor embalagem e marca interna para atrair e reter as pessoas certas. Um EVP abrange o conjunto exclusivo de benefícios que um funcionário recebe em troca das habilidades, capacidades e experiência que trazem para uma empresa. Os elementos tradicionais e mais óbvios de um EVP incluem remuneração e benefícios e desenvolvimento de carreira profissional. Tendências globais de consumo como flexibilidade, propósito e sustentabilidade são adições importantes, mas estão emergindo rapidamente como um “dado” e não serão um grande diferencial. Então, o que será?
Coloque as pessoas em primeiro lugar
A experiência do funcionário é individualizada, dependendo do sexo e da idade. O que é atraente para a equipe no mercado de trabalho por um ano é diferente do que é atraente para a força de trabalho de 20 anos; portanto, as políticas devem ser flexíveis o suficiente para atender às circunstâncias específicas de cada funcionário. A política de licença da sua empresa atenderia adequadamente a um funcionário que precisa tirar seis semanas de folga para uma cirurgia se estiver na empresa há apenas algumas semanas ou meses?
A SAP está explorando como organizações em todo o mundo estão adotando “pessoas sustentabilidade.” A SAP define a sustentabilidade das pessoas como a interseção do engajamento, capacitação e responsabilidade corporativa dos funcionários. Dos três pilares da sustentabilidade – Pessoas, Planeta e Lucro – o pilar Pessoas tem menos prioridade. No entanto, uma pesquisa recente da IDC confirma que essa atitude está mudando, pois o pilar Pessoas está crescendo em importância para o sucesso futuro de uma organização. Outros destaques da pesquisa da IDC incluem:
- 86% dos mais de 3.500 funcionários em tempo integral e líderes empresariais em todo o mundo acreditam que os investimentos na sustentabilidade das pessoas podem gerar resultados positivos de sustentabilidade econômica e ambiental.
- 76% das organizações acharam mais valioso abordar os tópicos de sustentabilidade das pessoas estrategicamente e com uma abordagem unificada e os entrevistados esperavam ver melhorias nos principais resultados de negócios i
- 72% esperam melhor desempenho financeiro, 78% esperam melhor satisfação no trabalho dos funcionários e 77% esperam melhor engajamento dos funcionários.
O papel da tecnologia inteligente
Assim como as políticas de RH precisam apoiar a colocação das pessoas no centro dos negócios, o mesmo acontece com as ferramentas apropriadas. Fornecer experiências personalizadas aos funcionários por meio de tecnologias inteligentes era visto pelas empresas como uma forma de impactar positivamente a experiência dos funcionários, mas os funcionários ainda não haviam visto o aspecto de personalização na tecnologia que usavam todos os dias, de acordo com um Estudo das equipes SAP SuccessFactors Growth & Insights.
A pesquisa visa entender como as organizações podem criar as condições adequadas para que tecnologias inteligentes como a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) aprimorem a experiência do funcionário, ao invés de prejudicá-la. A experiência do funcionário foi classificada como a segunda motivação importante pelos líderes de RH em todo o mundo para subir na curva de maturidade da tecnologia inteligente, depois da sustentabilidade empresarial.
Tanto os líderes de RH quanto os funcionários consideraram o aprendizado de novas habilidades, oportunidades de desenvolvimento e casos de uso de autoatendimento de RH como aplicações positivas de tecnologias inteligentes. No entanto, o RH também identificou o recrutamento e o plano de carreira como altas prioridades para a implementação atual e futura de Inteligência Artificial (IA), mas os funcionários tiveram reações menos positivas a esses casos de uso, o que implica oportunidade para tecnologias personalizadas que aceleram o desenvolvimento de talentos e ajudam a tornar a sustentabilidade das pessoas uma questão tangível resultado para as organizações.
O papel crítico dos gestores de pessoas
Em um ambiente de trabalho híbrido, a conexão de um funcionário com seu gerente pode ser mais forte do que com a organização. Treine e apoie continuamente a gerência em sua jornada em constante mudança, tanto como funcionário quanto como gerente. E embora os empregadores possam criar e executar as estratégias da empresa para criar uma experiência gratificante para os funcionários, conexões significativas com os funcionários e a compreensão das necessidades individuais são essenciais para criar uma organização mais saudável e lucrativa.