O local de trabalho moderno está passando por uma mudança histórica sem precedentes. Da pandemia de coronavírus surgiu um novo foco sobre onde e como as pessoas fazem seu trabalho; e a semana de trabalho de cinco dias que dominou a cultura empresarial americana por décadas está desaparecendo em favor de um paradigma melhor que restaura o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Os trabalhadores não apenas estão exigindo alternativas aos horários tradicionais e ambientes físicos de escritório, como também têm mais poder de barganha do que nunca. Os empregadores não têm escolha a não ser prestar atenção. Muitos estão implementando mudanças para atrair talentos e evitar a rotatividade. Agora é a hora de proprietários e operadores de self-storage considerarem como seu novo local de trabalho pode parecer e como isso afetará seus negócios individuais e o setor como um todo.
Opções para explorar
Algumas empresas de autoarmazenamento estavam implementando modificações no local de trabalho antes mesmo do início da pandemia. Por exemplo, os escritórios-satélite costumam ser usados quando uma empresa possui várias instalações próximas, de modo que equipes menores podem supervisionar vários locais. Algumas operadoras reduziram o horário de expediente para garantir pessoal presencial apenas nos horários de maior movimento.
“Nos tornamos mais acostumados a reduzir o horário de expediente quando há falta de pessoal devido ao difícil clima de contratação”, diz Charlie Fritts, presidente da empresa de gerenciamento de autoarmazenamento Storage Investment Management LLC. As instalações da empresa agora estão abertas cinco dias por semana, em vez de seis.
Algumas operadoras de self-storage estão tentando um modelo de trabalho em casa (WFH) ou um híbrido que combina horas no local com trabalho remoto. Por exemplo, eles podem permitir semanas de trabalho de quatro dias ou horários mais flexíveis. Essas abordagens aliviaram a pressão e a ansiedade da equipe.
“Em nossos escritórios corporativos, escalonamos a equipe interna e atualmente operamos com a maioria se reportando ao escritório três dias por semana e trabalhando em casa nos outros dois”, diz Stacie Maxwell, vice-presidente de marketing e treinamento da Universal Storage Group (USG), uma empresa de gestão e proprietária de self-storage com sede na Geórgia. “Isso cria um ambiente muito mais flexível para todos os funcionários, ajudando-os a alcançar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.”
A Cox’s Armored Mini Storage Management Inc., que administra instalações no Arizona, também mudou para um modelo híbrido para seus funcionários corporativos durante a pandemia.
A CallPotential, que oferece gerenciamento de leads e software de comunicação para autoarmazenamento, mudou para uma programação WFH dedicada para todos os funcionários. “Ainda temos um escritório, mas expandimos geograficamente a tal ponto que não poderíamos retornar ao escritório mesmo que quiséssemos”, diz o proprietário da empresa, Phil Murphy.
Embora possa ser complexo introduzir esses tipos de opções para os gerentes de self-storage no local, ainda existem alternativas às horas de trabalho tradicionais. No nível das instalações, o USG introduziu uma semana de trabalho de quatro dias. Os gerentes trabalham em quatro turnos de 10 horas e mantêm seus ganhos de 40 horas. “Depois que os cronogramas foram elaborados, todo o resto pareceu se encaixar e parece muito natural”, diz Maxwell.
O Fator de Flexibilidade
A busca por um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional há muito tempo é uma meta para muitos trabalhadores, mas a pandemia colocou um foco brilhante na questão. Permitir mais agilidade no local de trabalho pode aliviar o estresse dos funcionários e melhorar a satisfação no trabalho, o que leva a uma melhor retenção para sua empresa de autoarmazenamento. “Dar a todos a capacidade de serem flexíveis ajuda seu moral e permite que escolham o que funciona melhor para eles”, diz Diane Gibson, proprietária e presidente da Cox’s Armored Mini Storage.
Também deixa espaço para o inesperado. Emergências pessoais, doenças e procedimentos médicos fazem parte da vida e podem afastar as pessoas do consultório. Sua empresa precisa ser ágil o suficiente para se adaptar. “Nossos funcionários são capazes de planejar melhor os eventos e necessidades da vida e cuidar de assuntos pessoais, como consultas médicas e funções escolares em seu horário de trabalho ou dias extras de folga, o que beneficia tremendamente a vida pessoal de todos”, diz Maxwell.
Um horário de trabalho flexível fez uma enorme diferença para Justin W., um gerente de self-storage em Nova Orleans. “Quando estou passando mal ou tenho algum compromisso ou compromisso, posso ficar em dia, encaminhar as ligações para o meu celular e trabalhar de onde estiver. Enquanto acumulo PTO, fico mais tranquilo, pois sei que não preciso usá-lo quando estou doente ou algo acontece. Tenho a opção de trabalhar remotamente e ainda continuar produtivo para a empresa”, afirma.
O papel da tecnologia
A tecnologia desempenhou um papel importante na nova dinâmica de trabalho do self-storage, pois muitas tarefas que antes precisavam ser concluídas por um funcionário local agora podem ser realizadas de outras maneiras. Os inquilinos podem alugar e pagar as unidades online ou em quiosques, por exemplo. Os operadores podem executar as principais funções remotamente. “A tecnologia é vital para oferecer suporte a um ambiente remoto ou de trabalho em casa. É difícil imaginar operar sem tecnologia, mesmo sem essas mudanças”, diz Maxwell.
Oferecer trabalho remoto também pode ajudar as empresas a alcançar um grupo maior de candidatos. “Quando se trata de contratação, há acesso a muito mais talentos quanto mais longe você estiver disposto a chegar geograficamente”, acrescenta Murphy.
Ainda assim, com toda essa tecnologia luxuosa vem o custo e o esforço para comprá-la, instalá-la e mantê-la. Se você está entretendo um WFH ou um modelo híbrido para seus funcionários, entenda o investimento envolvido. Assim como sua equipe precisa de ferramentas para realizar seu trabalho no escritório, ela precisará de recursos e suporte para trabalhar remotamente, por exemplo, laptop, celular e material básico de escritório. Você também pode precisar cobrir os serviços de internet, dependendo da situação do funcionário.
“Esta será realmente a maneira de trabalhar daqui para frente e, se [employees] não têm as ferramentas de que precisam para ter sucesso, nossa produtividade paga o preço”, diz Murphy. “É como se disséssemos aos nossos gerentes para cortar fechaduras com uma serra. Claro, eles poderiam fazer isso, mas conseguir um moedor ou furadeira vai torná-los muito mais eficientes. O mesmo vale para uma mesa. Se eles tiverem que trabalhar na mesa da cozinha ou em outro lugar porque não têm uma mesa, não estamos prejudicando ninguém além de nós mesmos.”
Ficar conectado
Sem um escritório físico para servir como hub, pode ser mais difícil manter a sincronização com seus funcionários de autoarmazenamento. No entanto, reuniões virtuais, telefonemas de check-in, aplicativos de bate-papo e documentos digitais compartilhados podem ajudar a promover um ambiente de equipe.
“A conexão social é um desafio. Sempre tivemos uma cultura muito forte e, com a separação física, tivemos que nos esforçar muito para mantê-la”, diz Murphy. “Isso nos levou a experimentar praticamente todas as ferramentas virtuais de formação e conexão de equipes, desde happy hours virtuais até noites de jogos. Mesmo conversas simples que costumavam acontecer no escritório agora precisam ser feitas online.”
Em um modelo de trabalho WFH ou híbrido, a conexão virtual é fundamental. Você precisará de maneiras de manter os funcionários informados sobre as novidades da empresa, como mudanças nas políticas e procedimentos. Você também desejará maneiras de os colegas de trabalho se comunicarem e se atualizarem. “Discutimos ideias que temos sobre promoções, como lidar com uma determinada situação, problemas que encontramos, etc.”, diz Justin W.
Você também precisa de maneiras de comemorar juntos. O USG organiza regularmente eventos online para dar as boas-vindas a novos funcionários e reconhecer aniversários e aniversários de trabalho. “Se algo especial acontecer na vida de algum de nossos funcionários, queremos saber e compartilhar”, diz Maxwell.
Regras e regulamentos
Qualquer mudança significativa no local de trabalho exigirá alguma estrutura. Qualquer que seja o modelo escolhido para o seu negócio de autoarmazenamento, você precisará definir e impor limites e regras claras para os funcionários. Como eles registrarão e verificarão seu tempo? Como você saberá quais projetos eles têm em andamento? Como você avaliará o fluxo de trabalho e as conquistas? Uma das maiores questões para os empregadores pode ser: como você limita o tempo de inatividade do relógio?
“Sabemos que se um funcionário não tem algo específico para fazer, ele vai procurar algo para fazer. E embora essa seja uma característica positiva, um planejamento cuidadoso ajuda a garantir que o ‘algo’ que eles encontram para fazer seja benéfico para a empresa e não apenas um consumo de tempo e recursos”, diz Maxwell.
Claro, você quer que seus funcionários de autoarmazenamento completo seu trabalho, não apenas registrar horas, então um sistema para rastrear e avaliar a produtividade é imperativo. “Você deve ter métricas e sistemas de relatórios implementados para garantir que o trabalho esteja sendo feito mesmo quando você não pode ver a produção”, acrescenta Maxwell. “Se não for, mas o funcionário tiver horas ganhas em seu quadro de horários, você precisará investigar no que ele estava trabalhando em vez da tarefa atribuída ou se estava trabalhando.”
Há também fatores legais a serem considerados. “A mudança de um ambiente de trabalho convencional, independentemente do setor, para um modelo de trabalho em casa – mesmo em meio período – tem implicações legais que os empresários precisam estar cientes e preparados”, diz Scott Zucker , advogado do escritório de advocacia Weissmann Zucker Euster Morochnik & Garber, PC, de Atlanta, especializado em direito comercial e de autoarmazenamento.
Compreender as leis nos estados em que seus funcionários residem é fundamental. As diferenças podem incluir salário mínimo, folga remunerada, considerações fiscais e até mesmo certos requisitos em relação ao seguro-desemprego e à cobertura de acidentes de trabalho. Você também deve ter políticas para proteger os dados da empresa, especialmente quando a equipe estiver usando dispositivos pessoais.
Finalmente, é sensato estabelecer uma política de segurança para trabalhadores remotos que inclua diretrizes e requisitos de home office. A prova do seguro atual do proprietário ou do locatário deve fazer parte de qualquer contrato da WFH.
“Também deve ser considerada a existência de um seguro de responsabilidade e compensação trabalhista para funcionários que trabalham fora de um escritório designado, uma vez que lesões e reivindicações ainda são aplicáveis se o funcionário estiver agindo dentro do escopo de seu emprego”, diz Zucker. “Proprietários e operadores precisam permanecer vigilantes para reconhecer suas responsabilidades para com seus funcionários, mesmo que estejam realizando suas tarefas em casa ou fora do local.”
Ao considerar uma modificação em seu modelo de trabalho de self-storage, pense em como isso afetará sua equipe e também em como apresentar melhor as opções, benefícios e responsabilidades do novo programa. “Os tempos de mudança exigem que você realmente trabalhe com a equipe principal para garantir que todos estejam felizes e que você esteja ouvindo suas ideias e necessidades em relação aos horários de trabalho”, diz Gibson.