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Por que as habilidades pessoais – não a experiência no setor – são o pré-requisito mais importante para novas contratações de segurança cibernética

by testcodewp
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Boyd Clewis é o co-fundador da Baxter Clewis Cibersegurança. Ele é um CISSP, CCSK, CISA, QSA e profissional de segurança cibernética.

Ao contratar para empregos em segurança cibernética e outros campos técnicos, os gerentes e líderes da empresa procuram compreensivelmente as habilidades técnicas específicas que um determinado trabalho exige – digamos, programação, análise de dados, DevOps ou TI. Isso faz sentido; eles querem contratar alguém que tenha as habilidades necessárias para concluir as tarefas dentro do escopo da função. Além disso, a maioria dos gerentes pretende contratar alguém com experiência anterior em uma determinada função porque os ajuda a se sentirem confortáveis ​​com o fato de o candidato ser competente nessas áreas em demanda.

Infelizmente, essas práticas tradicionais de contratação criam uma série de descuidos críticos com base em um mal-entendido subjacente. A verdade é que experiência (ou mesmo certificação) não é igual a habilidade. Habilidade real significa não apenas ser capaz de realizar uma ação discreta, mas também entender como essas ações e processos do dia-a-dia afetam um negócio e ser capaz de resolver problemas de forma criativa e rápida. Só porque faço algo há 15 anos, não significa que sou habilidoso nisso. Significa apenas que sou bom em repetição. E contratar com base na experiência muitas vezes significa trazer boas pessoas e maus hábitos, arraigados ao longo dos anos no campo.

Então, o que os executivos e gerentes de contratação devem procurar em vez de experiência ao preencher funções técnicas? A resposta é soft skills.

Elevando Grandes Comunicadores

Em segurança cibernética, a característica número um mais valiosa não é ser excelente em trabalhar com sistemas e software – é ter uma comunicação verbal e escrita clara e precisa. Infelizmente, as escolas e os programas de treinamento se concentram nas habilidades técnicas, muitas vezes ignorando a comunicação. Isso representa um problema real, pois as habilidades de comunicação são absolutamente necessárias neste campo. A TI e a segurança cibernética existem apenas como uma extensão dos negócios, para ajudar os processos de negócios a habilitar os aplicativos. A segurança cibernética foi projetada para compensar o risco desses aplicativos necessários para que os negócios ainda possam ser produtivos.

Em TI e segurança cibernética, negócios e tecnologia convergem. Se o cara de TI não puder falar com o empresário que ainda não entende a tecnologia, haverá uma desconexão. O empresário não entende por que precisa desses serviços ou como melhor aproveitá-los para proteger sua empresa. Os gerentes de contratação, portanto, devem trazer pessoas que possam explicar um tópico complexo em termos que alguém possa entender facilmente e, a partir dessa explicação, também possam entender seus itens de ação.

Promovendo um senso de liderança

Da mesma forma, as habilidades de liderança também são cronicamente subestimadas na contratação. Isto é um erro. Costumo pensar que, se mais funcionários de TI se vissem como líderes, eles dedicariam tempo para desenvolver essas habilidades para que pudessem explicar com mais eficácia a outras pessoas quais ações precisam tomar e também entender melhor seu próprio papel em qualquer negócio. A maioria das pessoas de TI aprende as habilidades técnicas, mas nunca entende o “porquê”. E se você nunca entender o porquê, você nunca vai crescer na sua carreira porque você sempre vai receber ordens. A pessoa que entende o motivo por trás do “porquê” sempre será mais valiosa do que a pessoa que simplesmente aperta os botões. Parte de ter habilidades de liderança é ver o escopo do negócio e entender onde sua função se encaixa e onde há espaço para crescimento, desenvolvimento e transformação.

Aprendi essa lição da forma difícil. Quando eu era mais jovem, lembro-me de uma vez ter ficado chateado porque meu gerente estava ganhando mais dinheiro do que eu. Esse gerente não conhecia todas as coisas técnicas que eu conhecia e, mesmo assim, quando ele me disse para instalar os patches, eu teria que fazê-lo. Mas a diferença entre ele e eu ficou clara à medida que fui crescendo e amadurecendo. Percebi que ele entendia o impacto comercial do que ele, eu e todos os outros estávamos fazendo. eu só sabia Como as fazer as coisas técnicas; não porque. E as pessoas em posição de liderança precisam entender o impacto nos negócios, porque, em última análise, é isso que impulsiona os negócios.

Compreendendo a importância das habilidades de vendas

Curiosamente, as habilidades de vendas são muito importantes neste negócio. E não estou falando apenas de conseguir que alguém compre alguma coisa. A maioria dos bons profissionais de tecnologia fará bem seu trabalho, mas, ao mesmo tempo, eles sabem que existem ferramentas ou processos que podem ser implementados para facilitar seu trabalho e beneficiar a empresa. No entanto, muitos deles nunca têm a oportunidade de implementar esses sistemas, processos ou tecnologias porque não conseguem vender a visão para a liderança de sua própria empresa. É aí que entram as habilidades de vendas.

O melhor pessoal de TI sabe como correlacionar a dor do executivo de negócios com a solução que um produto oferece, em vez de apenas dizer: “Ei, você pode comprar isso porque vai facilitar meu trabalho?” Se você puder explicar ao executivo o problema que a empresa está enfrentando e como esse software ou sistema o resolverá, é mais provável que ele o faça acontecer.

Quando as habilidades técnicas e pessoais se alinham

Um bom profissional de TI só pode fazer boas recomendações quando entender os objetivos da empresa e evitar trabalhar em um silo. Essa compreensão do quadro geral leva à inovação e a melhorias no sistema e no processo. E no nível pessoal, se você quiser levar sua carreira para o próximo nível, você precisa entender o quadro geral. É por isso que minha filosofia ao treinar e orientar é: “Não seja um profissional de TI, seja um profissional de tecnologia de negócios”.


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