Início » 4 razões pelas quais os CFOs devem levar suas habilidades de comunicação a um novo nível este ano

4 razões pelas quais os CFOs devem levar suas habilidades de comunicação a um novo nível este ano

by testcodewp
0 comment

Os diretores financeiros (CFOs) que gostam de manter a discrição não têm mais esse luxo na maioria das organizações. A pandemia garantiu isso, colocando-os no meio da tomada de decisões executivas projetadas para estabilizar o negócio no curto prazo e aumentar sua resiliência futura. Mas, mesmo antes disso, muitos líderes financeiros se viram cada vez mais no centro das atenções, com suas contribuições sendo solicitadas em muitas áreas além da função financeira, de TI a recursos humanos.

No entanto, nem todos os CFOs se sentem confortáveis ​​com sua maior visibilidade e influência. E alguns lutam para entender por que não são mais bem-sucedidos em se adaptar às novas expectativas de seu papel. Para muitos desses executivos financeiros, sua falta de conforto ou adaptabilidade se resume a um problema de comunicação. Mais especificamente, a comunicação não é o forte deles – quer eles saibam disso ou não.

Os resultados de uma pesquisa recente da Oracle NetSuite indicam que muitos CFOs Faz acham que são bons comunicadores, embora 40% dos executivos e gerentes não financeiros tenham dito o CFO da empresa não tem experiência em comunicação. Dado que a maioria dos entrevistados não financeiros da mesma pesquisa acredita que o grupo financeiro é mais importante agora do que antes da pandemia, é uma boa aposta que eles gostariam de ver seus líderes financeiros melhorarem suas habilidades de comunicação o quanto antes.

Se você está entre os muitos CFOs que têm trabalhado arduamente para melhorar suas habilidades de comunicação para que possa transmitir dados financeiros de forma eficaz ao CEO, investidores, reguladores, fornecedores e outras partes interessadas importantes, essas descobertas são sem dúvida frustrantes. No entanto, as expectativas de comunicação para os CFOs de hoje envolvem mais do que apenas ser capaz de contar a história por trás dos números para vários públicos, incluindo aqueles com formação não financeira.

Aqui está uma rápida olhada em quatro razões – várias das quais estão inter-relacionadas – que os CFOs precisam para levar suas habilidades de comunicação para o próximo nível o mais rápido possível.

#1. Expectativas dos Funcionários

Para aumentar a retenção, o moral e a produtividade em seu departamento financeiro e ajudar a impulsionar todos os itens acima dentro da empresa como um todo, é essencial ter uma comunicação mais frequente e significativa com os funcionários. Isso inclui tudo, desde ser proativo na discussão das metas de negócios da empresa, delinear as razões para mudanças significativas nos processos, encorajar os funcionários a compartilhar seus comentários e ideias (e responder oportunamente às suas sugestões).

A maioria dos trabalhadores está ansiosa para ter um diálogo melhor com a administração, incluindo a liderança sênior. Uma pesquisa recente descobriram que os funcionários, especialmente os profissionais mais jovens, desejam uma melhor comunicação da administração em geral, e mais da metade dos funcionários de 18 a 34 anos (54%) relataram que gostariam que seus empregadores fossem mais transparentes em 2023.

#2. Trabalho Remoto e Híbrido

No novo mundo do trabalho, realmente não existe comunicação excessiva. Se sua organização adotou o trabalho remoto ou híbrido a longo prazo, a gerência em todos os níveis precisará fazer um esforço conjunto para manter todos os funcionários, incluindo profissionais contratados, informados e engajados – e sentindo que são uma equipe coesa, não importa o quão dispersos eles são.

Agende ligações regulares com os membros de sua equipe financeira para avaliar o progresso de iniciativas em andamento e projetos especiais, incluindo esforços relevantes de transformação digital, e fique por dentro dos problemas que podem prejudicar o sucesso. Esteja você participando de uma reunião individual com equipes que se reportam diretamente a você ou com outros grupos da organização, reserve um tempo para responder a perguntas e receber comentários e sugestões dos participantes.

Também é imperativo fazer um esforço extra para se comunicar regularmente, pessoalmente, por telefone ou vídeo, com seus colegas, como o diretor de informações e o diretor de recursos humanos. Todos esses esforços ajudarão a aumentar a camaradagem, elevar a transparência e fortalecer a confiança no topo, o que ajuda a conduzir o mesmo em toda a organização.

#3. Engajamento com o Conselho

O Gartner pediu aos CFOs que listassem suas principais prioridades para 2023 e “comunicar e engajar com o conselho” ficou em terceiro lugar. A empresa observou que era a única prioridade que não se relacionava com a redefinição e remodelação de como a função financeira dá suporte aos negócios para o futuro.

Marko Horvat, vice-presidente, pesquisa, na prática Gartner Finance, disse em um comunicado sobre a pesquisa que “dado tudo o que está acontecendo” no mundo, de questões regulatórias a alta inflação e problemas na cadeia de suprimentos, “é fácil entender por que a comunicação eficaz com o conselho é uma prioridade máxima para os CFOs” este ano.

O desafio para os CFOs que buscam aumentar o envolvimento com o conselho será fornecer a quantidade certa de informações aos membros sobre os tópicos financeiros e questões de risco de negócios que eles precisam e desejam cobrir, e garantir que sejam fornecidas de maneira fácil de digerir e alertar discussão construtiva. Observar de perto como o CEO interage com os membros durante as reuniões pode ajudá-lo a determinar a melhor maneira de abordar o aumento de sua comunicação com o conselho.

#4. Relatório Ambiental, Social e de Governança (ESG)

Como CFO, você está ciente de que muitas organizações esperam que seus líderes financeiros assumam a liderança nos relatórios ESG. É provável que você já tenha sido solicitado a fazer isso em sua empresa, considerando que mais de dois terços (68%) dos executivos pesquisado pela Accenture disse que o setor financeiro assume a responsabilidade final pelo desempenho ESG em sua empresa.

A responsabilidade de relatórios ESG é um grande desafio e uma oportunidade para os líderes financeiros. À medida que as divulgações ESG se tornam obrigatórias para muitas empresas, relatórios claros, precisos e oportunos sobre questões ESG se tornarão de missão crítica. Os CFOs precisarão conduzir a responsabilidade ESG, ajudar a criar políticas e procedimentos para coletar dados, liderar a tarefa de reunir sistemas e dados e muito mais. Os CFOs que não são comunicadores eficazes terão dificuldade até mesmo para fazer uma diferença nessa pesada lista de tarefas que envolve coordenação e cooperação de uma série de recursos internos e externos.

Estas são apenas algumas razões pelas quais os CFOs devem se concentrar ainda mais no crescimento de suas habilidades de comunicação no próximo ano. Se você é um líder financeiro que pretende abraçar o papel expandido de um “futuro chefe”, ou se você pretende um dia manter o título de CEOas apostas são ainda maiores para melhorar sua capacidade de ser um comunicador eficaz.

Independentemente de seus objetivos de carreira de longo prazo, você desejará acelerar seu investimento nesses esforços porque CFOs promissores já os estão priorizando. Pesquisa realizada para um relatório recente da Billtrust, O DNA dos futuros CFOs, descobriu que os CFOs emergentes estão mais focados em investir em habilidades de gerenciamento e liderança, como comunicação, do que os CFOs atuais. Também vale a pena notar: mesmo os membros não CFO do C-suite estão muito mais empenhados em aprimorar essas habilidades do que os atuais líderes financeiros, de acordo com o relatório.

Em outras palavras, descartar a importância das habilidades de comunicação em sua capacidade de atuar com sucesso como CFO pode colocá-lo em risco de perder sua posição um dia. No mínimo, seus relacionamentos com o CEO e seus colegas de alto escalão podem não ser tão produtivos e positivos quanto poderiam ser se você se concentrasse em tornar a comunicação – além de relatar os números – um ponto forte.

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br