Início » A contratação continua ativa, pois os empregadores adicionam 223.000 empregos

A contratação continua ativa, pois os empregadores adicionam 223.000 empregos

by testcodewp
0 comment
Construção na Filadélfia

Trabalhadores da construção civil trabalham em um prédio na Filadélfia. (Matt Rourke/AP)

[Stay on top of transportation news: Get TTNews in your inbox.]

WASHINGTON – Os empregadores dos Estados Unidos criaram sólidos 223.000 empregos em dezembro, uma evidência de que a economia continua saudável, mas também um sinal de que o Federal Reserve ainda pode ter que aumentar as taxas de juros de forma agressiva para desacelerar o crescimento e reduzir a inflação.

O crescimento do emprego em dezembro, embora um ganho decente, representou o menor aumento mensal em dois anos. A taxa de desemprego caiu para 3,5%, igualando a mínima em 53 anos, informou o Departamento do Trabalho em 6 de janeiro.

O crescimento do emprego no mês passado culminou no segundo ano consecutivo de contratações robustas, durante o qual o país recuperou todos os 22 milhões de empregos perdidos para a pandemia do COVID-19. No entanto, a rápida contratação e os pesados ​​aumentos salariais que a acompanharam provavelmente contribuíram para um aumento nos preços que catapultou a inflação para seu nível mais alto em 40 anos.

O quadro para 2023 é muito mais nublado. Muitos economistas preveem uma recessão na segunda metade do ano, consequência da sucessão de altas acentuadas dos juros pelo Fed. Os funcionários do banco central projetaram que esses aumentos farão com que a taxa de desemprego chegue a 4,6% até o final do ano.

Embora as taxas mais altas do Fed tenham começado a esfriar a inflação de seu pico no verão, elas também tornaram as hipotecas, empréstimos para automóveis e outros empréstimos para consumidores e empresas mais caros.

Por enquanto, pelo menos, o mercado de trabalho mostra uma resiliência surpreendente diante das taxas de juros mais altas em toda a economia. Os empregadores criaram 4,6 milhões de empregos em 2022, acima dos 6,7 milhões em 2021. Todas essas contratações fizeram parte de uma forte recuperação da recessão pandêmica de 2020.

Em junho, a inflação anual atingiu 9,1%, o nível mais alto em 40 anos, antes de desacelerar para 7,1% em novembro. No ano passado, em um esforço agressivo para reduzir a inflação em direção à meta de 2%, o Fed elevou sua taxa de referência sete vezes.

O presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizou em comentários recentes que o crescimento consistentemente forte do emprego, que pode forçar os empregadores a aumentar os salários para encontrar e manter trabalhadores, pode perpetuar a inflação: as empresas costumam aumentar os preços para repassar seus custos trabalhistas mais altos aos clientes. E salários mais altos normalmente alimentam mais gastos do consumidor, o que pode manter a inflação elevada.

Por essa razão, Powell e outras autoridades do Fed sinalizaram sua crença de que, para controlar a inflação, o desemprego terá que subir de seu atual nível baixo.

As autoridades do Fed projetaram que aumentarão sua taxa de referência de curto prazo para cerca de 5,1% este ano, o nível mais alto em mais de 15 anos. Se as contratações e a inflação continuarem fortes, a taxa do Fed pode ter que subir ainda mais.

As empresas de tecnologia estão demitindo funcionários há meses, com algumas, incluindo a Amazon, dizendo que contrataram pessoas demais durante a pandemia. Amazon aumentou suas demissões para 18.000 de um anúncio anterior de 10.000. O provedor de software em nuvem Salesforce diz que cortará 10% de seus funcionários. E a empresa-mãe do Facebook, Meta, diz que vai perder 11.000.

Empresas de tecnologia menores também estão sendo atingidas. A Stitch Fix, fornecedora de moda rápida, disse em 5 de janeiro que está cortando 20% de seus trabalhadores assalariados. A DoorDash disse que eliminará 1.250 empregos.

No entanto, fora da alta tecnologia, as empresas menores, em particular, ainda estão contratando. De acordo com o processador de folha de pagamento ADP, as empresas com mais de 500 funcionários cortaram empregos em dezembro, enquanto as empresas abaixo desse limite adicionaram muito mais trabalhadores. E uma análise do banco de investimentos Jefferies mostrou que as pequenas empresas estavam postando uma proporção historicamente alta de vagas de emprego.

O Fed está preocupado com o ritmo acelerado de crescimento salarial, que vê como uma razão pela qual a inflação provavelmente permanecerá alta. O salário médio por hora está aumentando a um ritmo de cerca de 5%, um dos níveis mais altos em décadas.

Os economistas acreditam que o crescimento provavelmente atingiu uma sólida taxa anual de cerca de 2,5% nos últimos três meses do ano passado. Mas há sinais de desaceleração, e a maioria dos analistas espera um crescimento mais fraco no atual primeiro trimestre de 2023.

Os consumidores mal aumentaram seus gastos em novembro, pressionados pelas modestas compras de fim de ano. E a atividade manufatureira contraiu em dezembro pelo segundo mês consecutivo, com novos pedidos e produção encolhendo.

E o mercado imobiliário, um importante indicador econômico, sofreu um forte golpe com os aumentos de juros do Fed, que mais do que dobraram as taxas de hipotecas no ano passado. As vendas de casas caíram nos últimos 10 meses.

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br