O futuro dos recursos humanos (RH) repousa inteiramente sobre os ombros do profissional de RH. Para que o RH se torne mais confiável, com visão de futuro e parte da direção estratégica primordial de qualquer empresa de qualquer tamanho, os profissionais de RH devem mostrar seu valor em áreas estratégicas críticas para que outras funções não possam se intrometer e reivindicá-las para si. .
O futuro do RH parece ágil, digital e rápido. O RH agora deve abraçar a revolução digital, liderar as transformações de RH e envolver os funcionários para colher os benefícios.
Precisamos de um esforço conjunto para tornar o RH uma carreira de escolha para talentos brilhantes, de modo que a frase “eu caí no RH” se torne uma coisa do passado. E é por isso que o RH precisa garantir que sua própria função não se torne filha do sapateiro da organização, investindo tanto talento em outras partes do negócio que negligencia a sua própria.
Ainda há uma oportunidade para o RH agarrar, para garantir que ele tenha um futuro brilhante que agregue valor sustentável à organização e garanta que a estratégia de negócios e pessoas seja a mesma. Os profissionais de RH devem trabalhar juntos para humanizar as organizações e o mundo dos negócios mais amplamente na próxima década.
A realidade virtual está crescendo
Em uma época em que a disrupção tecnológica é a norma, a transformação digital do RH, como qualquer outro aspecto da organização, é crítica. O RH agora deve abraçar a revolução digital, liderar as transformações de RH e envolver os funcionários para colher os benefícios.
Para qualquer empresa se manter competitiva, ela precisa se adaptar para poder fornecer informações a essas gerações em tempo real.
Algumas organizações estão investindo muito mais nessa tecnologia do que outras, mas acho que tem que estar na pauta de todas as equipes de RH.
A tecnologia pode ser usada para cimentar e reforçar as estruturas internas da força de trabalho e garantir que os funcionários se sintam seguros e apoiados durante a mudança para um local de trabalho digital.
A inteligência artificial (IA) está reinventando os recursos humanos de uma forma nunca antes vista, automatizando o recrutamento, a integração, o aprendizado e o desenvolvimento, permitindo que as equipes de RH se concentrem mais no trabalho criativo e estratégico.
Análise de dados de RH x produtividade
A análise de RH permite que os profissionais de RH tomem decisões baseadas em dados para atrair, gerenciar e reter funcionários, o que melhora o retorno sobre o investimento.
Expandir os recursos analíticos de RH para melhorar a tomada de decisões e facilitar a descoberta de insights de capital humano é fundamental.
O objetivo é passar de dados puramente descritivos para prescritivos, onde eles contam uma história que permite que você tome melhores decisões baseadas em dados.
Usando análises, decisões baseadas em dados podem ser tomadas por profissionais de RH para atrair e reter os melhores talentos. Expandir os recursos analíticos de RH para melhorar a tomada de decisões e facilitar a descoberta de insights de capital humano é fundamental.
Adote novas ferramentas de comunicação
A tecnologia tem um enorme impacto no departamento de RH de uma organização. Permite à empresa melhorar os seus processos internos. A tecnologia de autoatendimento deve ser acessível para funcionários e gerentes de linha. Ao adotar a TI como um facilitador da mudança no local de trabalho, as empresas com visão de futuro poderão avançar rapidamente, capacitando uma nova geração de funcionários por meio de práticas de trabalho flexíveis e produtivas.
Com o trabalho remoto mais difundido do que nunca, é inevitável que novos métodos de comunicação, como WhatsApp, Zoom, etc, instiguem decisões mais rápidas, processos mais simplificados e aprovações instantâneas e substituam o e-mail em muitos casos como ferramentas preferenciais para comunicação dos funcionários.
Normalizar a mentoria reversa
Mentoria reversa é simplesmente onde os executivos mais velhos são orientados por funcionários mais jovens. É possível e é um novo conceito que, se bem feito, pode tornar o líder e a organização mais eficazes e produtivos.
Ele junta funcionários mais jovens com membros da equipe executiva para orientá-los em vários tópicos.
A mentoria reversa vai muito além de apenas compartilhar conhecimento sobre tecnologia. Os programas de hoje se concentram em como os executivos seniores pensam sobre questões estratégicas, liderança e a mentalidade com a qual abordam seu trabalho.
O coaching reverso quebra o mito que supostamente sugere que funcionários experientes são melhores em tudo.
Coaching de liderança/desempenho
Estamos enfrentando uma pressão crescente para fazer a coisa certa para o nosso pessoal. O RH desempenhará um papel maior em influenciar líderes e treinar o desempenho de sua posição única.
Mais empresas precisarão levar as pessoas tão a sério quanto os outros impulsionadores do desempenho. Como profissionais, precisamos pensar no que podemos fazer para impulsionar o desempenho dos negócios como um todo, não apenas em nossa própria disciplina. Verdadeiramente, este é o momento certo para o RH evoluir.
Para responder ao cenário de emprego em constante mudança, o RH precisa aprimorar suas habilidades e também levar a sério o coaching de desempenho e liderança.
Ferramentas de aprendizagem social colaborativa
A aprendizagem social colaborativa já estava em ascensão antes da pandemia de COVID-19. A aprendizagem colaborativa é uma abordagem de e-learning em que os alunos são capazes de interagir socialmente com outros alunos, bem como com os instrutores.
Em essência, os alunos trabalham juntos para expandir seus conhecimentos sobre um determinado assunto ou habilidade. Durante esta pandemia, vimos um aumento no aprendizado colaborativo, onde as empresas de consultoria agora oferecem treinamento, aprendizado virtual e treinamento online pela Internet.
A distância não é mais uma barreira, pois um treinador pode lidar com muitas pessoas de vários países durante um curto período de tempo.
As empresas estão implementando ambientes de aprendizado prático baseados em nuvem que motivam os alunos e aumentam a velocidade de absorção do conhecimento, ao mesmo tempo em que facilitam o treinamento para os instrutores.
Arranjos de trabalho flexíveis
Abordagens flexíveis para onde você trabalha permitem que os funcionários otimizem o tempo deles e de seus empregadores trabalhando remotamente para evitar o trânsito, conectando-se na estrada entre as reuniões ou até mesmo trabalhando em casa.
Os funcionários não precisam necessariamente de paredes ao seu redor para realizar uma reunião, nem precisam estar sempre trabalhando em sua mesa ou cubículo para fazer o trabalho corretamente. Os espaços de trabalho informais fornecem uma maneira mais descontraída de interagir e colaborar com os membros da equipe ou apenas mudar de cenário para se inspirar ou trabalhar de maneira diferente.
O RH deve repensar as capacidades e os modelos operacionais necessários no futuro, porque o futuro do RH parece ágil, digital e rápido. O RH precisa assumir a liderança, garantindo que estejamos no centro de um sucesso organizacional facilitador.
Precisamos nos tornar especialistas em agilidade, e não me refiro apenas a formas ágeis de “trabalhar”, refiro-me a formas ágeis de “operar”.