2023 trará novas leis que afetam os empregadores de Illinois. A legislatura de Illinois aprovou mais de 180 leis que entraram em vigor em 1º de janeiro. Este artigo abordará três desenvolvimentos para empregadores de Illinois, incluindo requisitos de intervalo para descanso e refeição, atualizações de licença por luto e proteções contra discriminação com base no cabelo.
Requisitos de intervalo para descanso e refeição
As alterações ao One Day Rest in Seven Act (ODRISA) incluem cinco mudanças que os empregadores devem ter em mente no novo ano:
- Dia Obrigatório de Período de Descanso: O estatuto agora exige que os empregadores deem aos funcionários 24 horas consecutivas de descanso “a cada período consecutivo de sete dias”, em oposição a “todas as semanas do calendário”, conforme estabelecido anteriormente. Os empregadores não podem mais agendar funcionários para trabalhar por mais de sete dias consecutivos em duas semanas sem um único dia de folga. Os empregadores que desejam agendar funcionários para trabalhar por mais de seis dias consecutivos precisarão obter isenções do Departamento de Trabalho de Illinois e não poderão fazê-lo mais de oito semanas por ano.
- Pausas adicionais para refeição: Além de fornecer aos funcionários que trabalham 7,5 horas contínuas uma pausa para refeição de 20 minutos, os empregadores agora são obrigados a permitir que os funcionários façam uma segunda pausa para refeição de 20 minutos a cada 4,5 horas contínuas adicionais trabalhadas. A emenda esclarece que o intervalo para refeição “não inclui tempo razoável gasto no uso dos banheiros”.
- Aumento das penalidades por violações: as violações agora estão sujeitas a penalidades civis até cinco vezes maiores do que o limite anterior de US$ 100, bem como pagamentos aos funcionários diretamente como danos, em vez de apenas multas ao estado. Empregadores com menos de 25 funcionários podem ser multados em até $ 250 em penalidades pagáveis ao Departamento de Trabalho de Illinois e danos de até $ 250 por violação pagáveis ao(s) funcionário(s) afetado(s). Empregadores com 25 ou mais funcionários podem ser multados em até $ 500 em penalidades pagáveis ao Departamento de Trabalho de Illinois e danos de até $ 500 pagáveis ao(s) funcionário(s). Cada semana que um funcionário não tiver recebido 24 horas consecutivas de descanso constituirá uma ofensa separada, e cada dia que um funcionário não tiver recebido uma pausa para refeição constituirá uma ofensa separada.
- Exigência de aviso: A emenda determina que os empregadores postem visivelmente no local de trabalho um aviso fornecido pelo Departamento de Trabalho de Illinois, descrevendo os direitos dos funcionários sob a ODRISA e informações sobre como registrar uma reclamação. Os empregadores também devem fornecer o aviso por e-mail ou em um site para funcionários que viajam e trabalham remotamente.
- Empregados Excluídos: Uma segunda alteração da ODRISA tornou o dia de descanso inaplicável aos empregados “para os quais horas de trabalho, dias de trabalho e períodos de descanso são estabelecidos por meio do processo de negociação coletiva”. Isso é um acréscimo à lista anterior de funcionários excluídos, que incluía indivíduos empregados em uma “capacidade executiva, administrativa ou profissional de boa-fé ou na capacidade de um vendedor externo”, conforme definido pela Lei de Padrões de Trabalho Justo (FLSA); supervisores, conforme definido pela Lei Nacional de Relações Trabalhistas (NLRA); e funcionários de meio período que trabalham 20 horas ou menos em uma semana. Embora os empregados abrangidos por um acordo coletivo possam ser isentos das exigências da ODRISA por terem cláusulas alternativas expressas no acordo coletivo de trabalho, o Ministério do Trabalho do estado afirmou que o silêncio no acordo sobre períodos de refeição ou dias de descanso resultará na violação legal requisitos da ODRISA aplicados a esses funcionários, independentemente de sua condição sindical.
Antes de 2023, os funcionários afetados não podiam recuperar os danos por violações do ODRISA. Com a nova cláusula de penalidade que permite que os funcionários recebam dinheiro, os funcionários agora têm um incentivo financeiro para denunciar violações da ODRISA, o que provavelmente resultará em um aumento no número de reclamações apresentadas contra empregadores em todo o estado.
Licença por luto expandida
Illinois promulgou emendas ao Child Bereavement Leave Act (CBLA), que exigia que os empregadores fornecessem aos funcionários até 10 dias de licença não remunerada anualmente para lamentar a morte de uma criança. As emendas ampliam o escopo do CBLA e o renomeiam como Family Bereavement Leave Act (FBLA).
A FBLA exige que os empregadores forneçam aos funcionários até 10 dias de licença não remunerada anualmente para lamentar a morte de “qualquer membro da família coberto”, incluindo filho, enteado, cônjuge, parceiro doméstico, irmão, pai, padrasto, sogra , sogro, neto ou avô.
A FBLA exige que os empregadores forneçam aos funcionários licença por luto não remunerada para:
- Assistir ao funeral de um membro da família coberto.
- Tomar as providências exigidas pela morte de um membro da família coberto.
- Lamentar a morte de um membro da família coberto.
- Estar ausente do trabalho devido a um aborto espontâneo, natimorto, rodada malsucedida de tratamento de fertilidade, combinação de adoção falhada, acordo de sub-rogação falhado ou um diagnóstico que afeta negativamente a gravidez ou a fertilidade.
Um funcionário torna-se elegível para licença de luto não remunerada após 12 meses de emprego e pelo menos 1.250 horas trabalhadas no período de 12 meses anterior. Um funcionário deve notificar o empregador com pelo menos 45 horas de antecedência sobre a intenção do funcionário de tirar licença por luto, a menos que fornecer tal aviso não seja razoável ou praticável nas circunstâncias. Um funcionário deve concluir a licença por luto no prazo de 60 dias a partir da data em que recebeu o aviso da morte de um membro da família coberto ou da ocorrência de um evento qualificado relacionado a gravidez, fertilidade, adoção ou barriga de aluguel.
Um empregador pode exigir documentação razoável para fundamentar o pedido de licença por luto de um funcionário. Para solicitações relacionadas a gravidez, fertilidade, adoção ou barriga de aluguel, um empregador não pode exigir que um funcionário identifique o evento de qualificação relevante. Espera-se que o Departamento de Trabalho de Illinois publique um formulário a ser preenchido pelo profissional de saúde do funcionário que ateste a ocorrência de tal evento qualificador, mas que não identifique especificamente qual evento qualificador ocorreu.
Se um funcionário esgotou a licença permitida pela Lei de Licença Médica Familiar, o FBLA não concede o direito a licença adicional.
Proteções contra discriminação de cabelo
A Lei de Criar um Local de Trabalho Respeitoso e Aberto para Cabelos Naturais (CROWN Act) altera a Lei de Direitos Humanos de Illinois para incluir proteções de discriminação com base no cabelo. O projeto de lei expande e esclarece a definição de raça para incluir “traços associados à raça, incluindo, mas não limitado a, textura do cabelo e penteados protegidos, como tranças, fechaduras e torções”. Esta emenda estende essas proteções ao emprego, moradia e acomodações públicas.
Os empregadores não podem discriminar indivíduos por causa do penteado ou textura do cabelo que são realmente ou percebidos como associados a uma determinada raça. Os empregadores ainda podem manter o código de vestimenta e as políticas de higiene, desde que quaisquer restrições nas políticas não violem a Lei CROWN. Os empregadores devem atualizar as políticas de diversidade e treinamento para incluir a textura do cabelo e penteados protegidos. Illinois junta-se a pelo menos 16 outros estados que adotaram leis semelhantes.
Os empregadores devem revisar suas políticas aplicáveis para garantir que sejam consistentes com as novas leis.
Kerri Feczko, Marissa Ross Ingley, Darren M. Mungerson, Jeff Nowak, Maria Palivos, Jeronimo Simonovis e William Whalen são advogados de Littler em Chicago. © 2022. Todos os direitos reservados. Reimpresso com permissão.
//(function(d, s, id){ // var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; // if (d.getElementById(id)) {return;} // js = d.createElement(s); js.id = id; // js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; // fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); //}(document, 'script', 'facebook-jssdk')); function shrm_encodeURI(s) { return encodeURIComponent(s); } function RightsLinkPopUp() { var url = "https://s100.copyright.com/AppDispatchServlet"; var location = url + "?publisherName=" + shrm_encodeURI("shrm") + "&publication=" + shrm_encodeURI("Legal_Issues") + "&title=" + shrm_encodeURI("Justices Hear ERISA Reimbursement Case") + "&publicationDate=" + shrm_encodeURI("11/11/2015 12:00:00 AM") + "&contentID=" + shrm_encodeURI("6badda72-62e7-49e8-b4bd-ebbd02a72a17") + "&charCnt=" + shrm_encodeURI("7399") + "&orderBeanReset=" + shrm_encodeURI("True"); window.open(location, "RightsLink", "location=no,toolbar=no,directories=no,status=no,menubar=no,scrollbars=yes,resizable=yes,width=650,height=550"); }