2023 acabou de chegar e as pessoas estão começando a fazer um balanço de suas prioridades, pois os preços e o custo de vida aumentaram acentuadamente.
As empresas, por outro lado, sentem cada vez mais a falta de mão de obra, devido à alta emigração e à “recusa” dos jovens em trabalhar em profissões mal remuneradas.
Mas, este ano pode trazer boas notícias para muitos trabalhadores do país, em quase todos os setores. “O ano de 2023 trará aumentos salariais para todos, mas algumas categorias terão aumentos maiores”, prevê Erald Pashaj, administrador da EPPC Albania & Kosovo, empresa especializada na área de treinamento e desenvolvimento de pessoal; pesquisa e seleção; consultoria e levantamento de folha de pagamento e contratação de pessoal.
Segundo ele, os maiores aumentos serão para salários baixos, mas também para algumas categorias, como por exemplo, tecnologia da informação ou técnica.
O aumento será maior para os salários baixos, por exemplo, trabalhadores da produção até 20% e as categorias Técnicas (mecânica, elétrica, construção civil, ar condicionado, etc.), instaladores, engenheiros, porque essas categorias não têm apenas demanda interna, mas também são atraídos do exterior, para trabalhar em países como Croácia, Eslovênia, Hungria, mas também Itália, Suíça e Alemanha, que têm alta demanda.
“Enquanto o aumento de +20% para empregados não qualificados vem pela falta deles no mercado, mas também pelo desinteresse da população em não trabalhar por baixos salários.
Ambas as categorias também são afetadas pela saída do país, que diminui em média em -40.000 funcionários ativos que deixam a Albânia todos os anos. A primeira forma de prevenir a saída de funcionários é intervir no aumento salarial, e até um aumento significativo”Pashaj recomenda.
Segundo ele, o pico de oferta de salários ainda maiores será junho de 2023, quando o setor de turismo e construção dará o máximo de salários para atrair e reter a mão de obra; turismo antes da temporada turística de 2023 e construção para todas as obras em construção e aquelas que receberam permissão e serão construídas.
Segundo a tabela calculada pelo EPPC, para funcionários da indústria da moda, por exemplo, o salário mínimo líquido deve chegar a quase 49.000 ALL/mês em 2023, de 45.000 ALL em 2022. O salário de um auxiliar chegará a 43.000 ALL, de 40.000 TODOS.
Para os funcionários da área financeira, o salário mínimo líquido de 70.000 deve chegar a quase 76.000 ALL/mês. Para os programadores, a estimativa mensal de 100 mil ALL pode ir para 108 mil ALL.
Espera-se um aumento nos salários e nas políticas de remuneração dos gestores. Espera-se que as políticas de remuneração continuem motivando líderes e gestores.
“Mesmo os altos salários do Diretor Geral (CEO) ou chefes de departamento (CEO-1) terão um aumento durante 2023. Seu aumento não será na mesma porcentagem dos baixos salários, mas em valor absoluto, esses cargos também apresentará um aumento significativo.
A competição por talentos para esses perfis continuará alta em 2023 e os salários vão aumentar”, prevê Pashaj.
Os perfis executivos, ao contrário dos perfis com baixos salários, não são motivados apenas por aumentos salariais, mas também por um pacote completo de benefícios como: gratificação anual, veículo representativo e seguro, pacote de seguros para si e sua família, plano de previdência, treinamento de qualidade, etc., bem como condições de trabalho voltadas ao bem-estar físico e mental do gestor. “Um gestor com uma longa carreira deve ter tudo isso para ser ainda mais dedicado e produtivo no futuro.”
De acordo com as tabelas EPPC, para CFOs, o salário mínimo líquido de ALL 285 mil/mês pode ir para ALL 308 mil.
Para os gestores de tecnologia da informação, o faturamento mensal pode chegar a uma média de 270 mil ALL, de 250 mil ALL por mês em 2022.
Os gerentes de recursos humanos podem receber um mínimo de 162.000 ALL, de 150.000 ALL atualmente. Os salários, pelo menos, deveriam ser indexados à inflação.
“O preço do trabalho muda todos os anos, de fato, assim como os preços dos produtos no mercado. Há períodos em que a volatilidade da economia é baixa e, como resultado, os preços dos produtos e os salários são mais estáveis, ou com pequenas variações Há também momentos em que a economia está muito dinâmica, a inflação está alta, ou o crescimento econômico está acelerado, ou há uma grande demanda por funcionários de um setor, que está em alta, ou de vários setores ao mesmo tempo, mas há também uma contração da oferta de trabalho, porque uma parte ativa da força de trabalho sai do país ou não prefere mais trabalhar em determinados perfis, etc. Quando todos esses fatores se encontram em um determinado período, um, dois ou três anos juntos, mas também em um único ano, então as mudanças também são muito altas e imprevisíveis, que vivemos em 2021-2022 e que continuarão até meados de 2023”diz Pashaj.
“Como qualquer outro produto, o preço do trabalho é resultado da demanda e oferta de trabalho. O principal fator que afeta o preço do trabalho, ou seja, o salário, é a demanda e oferta de um determinado perfil ou trabalho semelhante dentro do mesmo família. Claro, além da oferta e demanda, existem outros fatores que afetam o salário de cada um de nós, por exemplo, desempenho, especialização em um determinado aspecto, relacionamentos, etc., mas em primeiro lugar é o trabalho mercado para uma posição de trabalho”ele adicionou.
Ele acrescenta que um dos elementos do aumento salarial, que não é um fator primordial, mas que tem sido muito importante neste ano, é a inflação. “O aumento geral do nível de preços significa que o preço do trabalho, ou seja, o salário, deve aumentar assim como os preços de outros produtos. NQS petróleo, energia, alimentação, serviços aumentam, por que os salários não deveriam aumentar?! ”
Pashaj diz que em nosso país essa prática é seguida principalmente por empresas estrangeiras, enquanto as nacionais não a seguem, sendo esta uma das razões pelas quais a maior saída de empregados qualificados e não qualificados ocorre em empresas nacionais.
“A inflação oficial já está no patamar de 8%, e essa inflação deve ser o crescimento mínimo para 2023. Claro que o crescimento acima de 8% depende de muitos fatores do negócio, mas acho que 8% deve ser o piso de crescimento no ano 2023″.