Os serviços de streaming que fornecem serviços de vídeo sob demanda com suporte de anúncios, juntamente com os serviços tradicionais baseados em assinatura, dominarão o cenário de streaming nos próximos cinco anos, de acordo com um novo relatório da Digital TV Research.
O pesquisador prevê que as assinaturas globais de SVOD aumentarão em 428 milhões entre 2022 e 2028, atingindo 1,76 bilhão, “mostrando que ainda há muito crescimento”, afirmou.
Com a introdução da Netflix de seu serviço de streaming suportado por anúncios de custo mais baixo lançado no mês passado, dois dos serviços de streaming mais dominantes – Netflix e Disney + – agora oferecem serviços AVOD-SVOD híbridos e devem continuar esse domínio até 2028, a TV Digital Research disse, acrescentando que os espectadores que assinam essas assinaturas híbridas AVOD-SVOD compreenderão a maioria de suas bases de assinatura em cinco anos.
(abre em nova aba)
“Estimamos que a Netflix fornecerá sua camada híbrida AVOD-SVOD em 85 países até 2028, com Disney+ em 91 países, HBO em 55 e Paramount+ em 56”, disse Simon Murray, analista principal da Digital TV Research. “Isso inclui serviços pan-regionais na América Latina de língua espanhola e também nos países de língua árabe.”
Essas quatro plataformas juntas terão 372 milhões de assinantes AVOD-SVOD híbridos até 2028 – ou 56% de sua base total de assinantes.
Dado que se espera que os assinantes Disney+ na maioria dos mercados convertam automaticamente para o nível híbrido AVOD-SVOD, a plataforma terá 206 milhões de assinantes para este nível até 2028 – ou 88% do total. No outro extremo da escala, 24% do total de assinantes da Netflix pagarão pelo nível híbrido AVOD-SVOD até 2028 – ou 63 milhões.
Murray continuou: “A Netflix tem uma grande base de assinantes apenas de SVOD. A maioria desses assinantes permanecerá nesses planos, apesar do nível AVOD-SVOD ser consideravelmente mais barato. O nível híbrido atrairá mais os países em desenvolvimento, onde a renda disponível é menor. A camada híbrida também será atraente para novos assinantes que não possuem assinaturas legadas somente de SVOD.”