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Ser um líder empático constrói a confiança de sua equipe

by testcodewp
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A eficácia de um líder em um escritório de contabilidade envolve muito mais do que conhecimento técnico ou anos de experiência. Se você deseja que seus funcionários tenham o melhor desempenho, eles precisam se sentir valorizados, capacitados e compreendidos. E para que isso aconteça, você precisa ser um líder empático.

O que é liderança empática – e por que isso importa?

Empatia é entender e se relacionar com o que outra pessoa está sentindo, pensando ou vivenciando. O provérbio sobre andar uma milha com os sapatos de outra pessoa não significa que você deva concordar com o ponto de vista dela. Em vez disso, trata-se de estar disposto e ser capaz de apreciar o que eles estão passando.

Estas são as principais características de um líder empático:

  • Autenticidade — Eles estão sempre tentando aprender mais sobre quem são e como podem melhorar.
  • Transparente — Seja comunicando ou tomando decisões, eles acreditam no diálogo aberto e na escuta ativa.
  • Capacitar — Eles apóiam e nutrem os funcionários, entendendo como as experiências e motivações de cada um influenciam seu trabalho.

Por que a empatia é importante? Se você puder entender e fornecer o que os funcionários realmente precisam, eles estarão mais bem preparados para superar desafios e lidar com a pressão. A empatia cria confiança entre você e sua força de trabalho, fortalecendo os relacionamentos e, a longo prazo, aumentando a colaboração e a produtividade.

Por exemplo: suponha que um de seus subordinados diretos tenha problemas pessoais que afetem seu trabalho. O que você deveria fazer? Muitos gerentes podem supor que a resposta compassiva seria dar ao funcionário uma folga para resolver sua situação. No entanto, depois de conversar com eles e obter sua perspectiva, você aprende que vir para o trabalho dá ao seu subordinado uma pausa muito necessária para não se preocupar com os problemas deles. Portanto, nesse caso, em vez de uma licença, eles podem precisar de mais suporte no local de trabalho.

Quatro dicas para se tornar um líder empático

Para ser considerado um líder empático, você precisará demonstrar esse atributo de maneira visível e concreta para o benefício de seus funcionários e da empresa. Assim como muitos outros qualidades de liderançaa empatia pode ser aprendida, então considere essas quatro abordagens.

Seja um ouvinte ativo

Identificar e resolver problemas é uma segunda natureza para bons líderes. Às vezes, podemos ser muito rápidos em tirar conclusões precipitadas quando o que realmente precisamos é ouvir melhor nossos funcionários para entendermos completamente suas preocupações.

Experimente estas dicas para aprimorar suas habilidades de escuta:

  • Preste atenção aos sinais não verbais, como expressões faciais, gestos, tom de voz e ritmo da fala.
  • Reserve o julgamento e peça esclarecimentos sobre os pontos que você não entende.
  • Verifique sua compreensão parafraseando-os (“O que eu ouvi você dizer é…”).

Compartilhe suas próprias experiências

Muitas vezes, a melhor maneira de deixar um membro da equipe saber que você entende o que ele está passando é dizer: “Eu também já passei por isso”. Você pode se preocupar com o fato de que se abrir sobre si mesmo pode fazer você parecer vulnerável. Mas as vantagens são significativas – os funcionários que se sentem apoiados estão mais dispostos a compartilhar suas preocupações, permitindo que você crie soluções antes que surjam problemas maiores.

Conte sua história com compaixão e humor. Talvez tenha sido um pesadelo de auditoria, um cliente difícil ou uma apresentação que saiu dos trilhos. O objetivo é mostrar seu lado humano sem deixar de ser profissional, então lembre-se de evitar assuntos fora do alcance, como questões de RH, informações pessoais ou segredos da empresa.

Defenda as necessidades de seus funcionários

Muitos funcionários hesitam antes de falar, geralmente porque acham que podem não ser ouvidos ou temem que o tiro possa sair pela culatra. Levar a voltar ao escritório como um exemplo. Enquanto muitos líderes de empresas ainda lutam com a ideia de os funcionários trabalharem permanentemente em horários híbridos, uma pesquisa para Guia salarial de 2023 da Robert Half descobriu que 75% dos entrevistados disseram que querem trabalhar pelo menos parte do tempo remotamente.

Como você caminha nessa linha tênue entre a mentalidade predominante da empresa e as necessidades de seus funcionários? Uma maneira é usar evidências baseadas em dados para persuadir outros líderes sobre o valor e as recompensas do trabalho flexível, sejam níveis mais altos de produtividade da força de trabalho, custos imobiliários reduzidos ou progresso significativo em direção às metas de diversidade, equidade e inclusão.

Fique atento aos sinais de estresse ou infelicidade

A saúde mental dos funcionários é uma questão urgente para as organizações, pois fatores como cargas de trabalho mais pesadas prejudicam o bem-estar no local de trabalho. Uma pesquisa recente da Robert Half descobriu que cerca de dois em cada cinco (41%) trabalhadores relatam sentir-se mais esgotados do que há um ano.

Fique atento a sinais de excesso de trabalho em sua equipe antes que o esgotamento se torne um problema. Você pode precisar de alguns minutos extras a cada semana para verificar e avaliar como eles estão lidando com sua carga de trabalho atual, especialmente durante períodos de maior movimento, como a temporada de impostos. Se você tiver membros remotos da equipe, certifique-se de que eles saibam que os canais de comunicação estão sempre abertos. Uma boa regra prática é conversar pessoalmente com os funcionários duas a três vezes mais do que em um escritório.

Líderes empáticos ouvem ativamente, criam laços compartilhando suas próprias experiências e apóiam as necessidades de seus funcionários. E os membros da equipe que percebem que seu gerente os reconhece como indivíduos, em vez de outra peça na roda, estão mais engajados e dispostos a ir além.

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Paulo McDonald é diretor executivo sênior em soluções de talentos e empresa de recrutamento Robert Half. Ele escreve e fala frequentemente sobre tópicos de contratação, local de trabalho, liderança e gerenciamento de carreira. Ao longo de mais de 35 anos no setor de recursos humanos, ele aconselhou milhares de líderes de empresas e candidatos a emprego sobre como contratar e ser contratado.

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