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Aprendendo a provar que seu sistema de gerenciamento de aprendizagem é um investimento valioso para a sua organização é essencial. Fazer isso não apenas garante que você será capaz de garantir fundos para iniciativas de aprendizado e desenvolvimento (L&D) no futuro, mas também que você pode dizer com confiança que está maximizando o potencial de seu sistema atual.
Se você é um líder de RH ou diretor de L&D cuja organização investiu recentemente em um LMS, você precisa de uma estratégia para medir o retorno sobre o investimento (ROI) de seu novo sistema. Mas entre as armadilhas de métricas de vaidade e metas organizacionais vagamente definidas, há muitas pistas falsas a serem evitadas quando se trata de determinar se o seu LMS vale o custo.
Nós estamos aqui para ajudar. Consultamos pesquisas do Gartner [1] e falou com Matty Hogarth, gerente de aprendizado e desenvolvimento da Indeed Flex [2]para chegar a três estratégias concretas que você pode usar para calcular e comunicar o ROI da sua plataforma LMS.
Um equívoco comum sobre o valor do software em geral é que ele precisa ser fazer o dinheiro do seu negócio. Na realidade, essas ferramentas geralmente beneficiam seus negócios ao melhorar a produtividade (e, por sua vez, economizar tempo e dinheiro preciosos).
Matty Hogarth, gerente de aprendizado e desenvolvimento da Indeed Flex [2], nos deu um exemplo de como ele quantificou a economia de tempo que seu LMS ajudou sua empresa a alcançar. Em 2020 (quando muitos de nós estávamos girando para trabalho remoto devido à pandemia), a organização de Hogarth tinha um problema muito específico:
“Ninguém conseguia descobrir como compartilhar uma apresentação no Microsoft Teams corretamente.”
Hogarth e o restante da equipe de aprendizado de sua organização fizeram algumas pesquisas sobre quanto esse problema estava custando à empresa por dia. Surpreendentemente, foram centenas de milhares de dólares em receita perdida:
“Quando você pensa sobre o que você paga às pessoas por seu tempo por hora – especialmente, líderes seniores – eles estão custando dinheiro significativo para a empresa, mesmo que percam apenas 10 minutos no início de uma reunião.”
Como diz o ditado, tempo é dinheiro. Assim, a equipe de Hogarth usou seu LMS para criar um módulo obrigatório de três minutos que orientava os funcionários sobre como compartilhar a tela corretamente. E funcionou; Hogarth diz, “De repente, as pessoas não estavam perdendo aqueles 10 minutos.”
Como quantificar a economia de tempo que seu LMS proporcionou:
Embora não haja uma fórmula que toda empresa possa usar para determinar o valor monetário do tempo que seu LMS recuperou, aqui estão algumas dicas para aplicar essa abordagem em sua organização:
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Identifique os fatores que levam à perda de produtividade e tempo em sua organização: No exemplo de Hogarth, isso foi a falta de know-how em torno de seus software de colaboração. Em outras empresas, pode ser qualquer coisa, desde o armazenamento descentralizado de recursos de funcionários até expectativas pouco claras de função.
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Desenvolva conteúdo de aprendizado que alivie esses motivadores: A solução de Hogarth foi o módulo de três minutos de apresentação com o Microsoft Teams. Continuando com os exemplos acima, outras soluções podem ser migrar todos os recursos de treinamento de funcionários para a biblioteca de conteúdo do seu LMS ou criar caminhos de integração que façam uma explicação detalhada das responsabilidades de uma função.
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Quantifique o tempo que sua sessão/solução de treinamento recuperou: Agora para a parte mais complicada. No exemplo de Hogarth, sua equipe pegou o tempo que antes era desperdiçado em reuniões e atribuiu a ele um valor monetário multiplicando-o pelo salário por hora do funcionário em questão:
Economia de custos = taxa horária do funcionário * tempo recuperado
Essa fórmula é um ótimo ponto de partida, mas você precisará ajustá-la dependendo das especificidades da sua situação. Por exemplo, se você optou por gravar uma sessão de treinamento e carregá-la na biblioteca do seu LMS (em vez de chamar o instrutor para hospedá-la ao vivo todas as vezes), você pode adaptar a fórmula da seguinte forma:
Economia de custos = (número de vezes que o curso foi concluído por um aluno após o upload * duração do curso [in hours]) * salário hora do trabalhador que liderou o formador
Não deveria ser uma surpresa para os profissionais de RH e L&D que as oportunidades de desenvolvimento sejam um componente-chave de uma experiência positiva do funcionário. Certamente é algo que Hogarth está ciente:
“…sabemos, pelos dados de recrutamento global, que das coisas que as pessoas levam em consideração quando procuram emprego, as oportunidades de desenvolvimento estão sempre entre as três primeiras.”
E ele está certo – de acordo com o Gartner, a maioria dos funcionários quer oportunidades para desenvolver suas habilidades [1].
Se você for efetivamente usando seu LMS para reforçar suas ofertas de aprendizado e desenvolvimento, deve haver uma melhoria nos níveis de engajamento e satisfação dos funcionários da sua organização. É claro, sabendo isso e provando são duas coisas diferentes, e é por isso que reunimos algumas dicas concretas para demonstrar o impacto que seu LMS teve na experiência do funcionário em sua organização abaixo.
Como demonstrar o impacto do seu LMS na experiência do funcionário
As três dicas abaixo ajudarão você a medir o impacto que seu LMS teve na experiência do funcionário.
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Use os dados da pesquisa: Se você realiza regularmente pesquisas de satisfação dos funcionários, pode comparar os resultados recentes com as respostas anteriores à implantação do seu novo LMS para determinar se houve alguma melhoria. Se você ainda não faz isso, sugerimos investir em um ferramenta de pesquisa de pulso do funcionárioporque poder perguntar diretamente aos membros de sua força de trabalho sobre diferentes aspectos da experiência do funcionário (como seu LMS) é inestimável.
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Observe as taxas de retenção de funcionários ao longo do tempo: Outra opção é observar a taxa de rotatividade voluntária em sua organização ao longo do tempo (especificamente antes e depois da implementação do LMS). Muitos Plataformas de análise de RH capturarão esses dados para você e também podem denotar motivos específicos citados pelos funcionários para deixar a organização – o que, como você pode imaginar, pode ser muito útil para determinar por que os funcionários optam por sair agora e no passado.
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Pergunte aos seus funcionários: Se você não tiver acesso aos dados mencionados nos pontos acima, há mais uma abordagem que você pode tentar: pergunte aos funcionários como eles se sentem sobre a nova plataforma de aprendizado. Para fazer isso, incentive os gerentes de equipe a abordar o tópico individualmente e, em seguida, repasse qualquer feedback que seus relatórios tenham para sua equipe. No mínimo, essa estratégia permitirá que você apresente citações de funcionários que responderam positivamente ao LMS em sua documentação sobre o ROI.
Em meados de 2022, o Gartner informou que 87% das organizações estão enfrentando uma lacuna de habilidades. [4] Em parte, isso ocorre porque as funções e responsabilidades estão sempre evoluindo. Por exemplo, mais de 30% das habilidades na postagem média de finanças, TI e vendas de 2017 não são mais necessárias hoje.
Se o investimento em LMS da sua empresa foi motivado pela necessidade de melhorar as habilidades, é imperativo determinar se ele está realmente ajudando nesses esforços. A boa notícia é que um LMS posso apoiar iniciativas de treinamento corporativo quando é usado estrategicamente.
Ser estratégico quanto à qualificação requer a realização de uma análise de lacunas de habilidades. Depois de fazer isso, provar que seu LMS está ajudando sua força de trabalho a obter as competências necessárias para o futuro será uma tarefa muito mais simples.
Uma análise das necessidades de treinamento com base em uma avaliação das habilidades atuais dos funcionários no Skills DB Pro (Fonte)
Como determinar se o seu LMS ajudou sua organização a aprimorar suas habilidades
Este método para medir o ROI do seu LMS depende de duas coisas: 1) Uma análise de lacunas de habilidades e 2) caminhos de treinamento LMS que ajudam seus funcionários a obter habilidades sob demanda.
Para este último, recomendamos consultar nosso conteúdo Como criar módulos de e-learning que aumentam a retenção de treinamentoe se você ainda não realizou uma análise de lacunas de habilidades, reunimos alguns recursos que ajudarão você a começar abaixo.
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Realize uma análise de lacunas de habilidades: Algum ferramentas de software de RH são construídos para rastrear as necessidades de habilidades atuais e futuras de sua força de trabalho. Mas se você não tiver uma ferramenta com esse tipo de funcionalidade, sugerimos seguir o processo de cinco etapas descrito no gráfico abaixo. Para ajudá-lo, também criamos um modelo de Excel gratuito para download que você pode usar para navegar nesse processo.
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Acompanhe a progressão de habilidades após a implementação do LMS: Analise as habilidades que sua força de trabalho adquiriu desde que começaram a treinar com seu LMS. Idealmente, você terá uma análise de lacunas de habilidades ou um mapa de habilidades anterior à adoção de um LMS para usar como base de comparação. Recomendamos a criação de um novo mapa de habilidades (ou matriz) seis meses após o início do programa de treinamento LMS. Em seguida, apresente seu novo mapa de habilidades ao lado de um mapa ou análise mais antigo para destacar como a ferramenta ajudou a preparar sua força de trabalho para o futuro. [5]
Em uma pesquisa de consultoria de software [*]quase metade (48%) dos líderes de RH entrevistados disseram que seu orçamento de T&D aumentou de 2021 para 2022 – e 86% dos este espera-se que o grupo gaste mais em tecnologia de aprendizado e treinamento ao longo de 2022.
Nosso ponto? Adotar um LMS está se tornando uma prática cada vez mais comum para organizações de todos os tamanhos e tipos. E considerando o benefícios que esses sistemas trazem para o seu negócio, não é de admirar o porquê. Na verdade, um ROI positivo é quase garantido se você tiver uma estratégia para maximizar o potencial de tudo o que sua solução LMS tem a oferecer.
Então, para recapitular, os três métodos que abordamos para demonstrar o ROI do seu LMS são os seguintes:
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Calcule a economia de tempo que seu LMS proporcionou à sua empresa.
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Compare as taxas de satisfação e retenção dos funcionários com os níveis de investimento pré-LMS.
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Prove que seu LMS ajudou sua organização a se aprimorar com sucesso.
Use as dicas fornecidas em cada seção para colocar essas estratégias em ação. E não perca estes recursos relacionados:
Metodologia de pesquisa
[*] A Pesquisa de Cultura Tóxica de 2022 da Software Advice foi realizada em janeiro de 2022 entre 294 líderes de RH em empresas dos EUA. Um líder de RH é definido como qualquer funcionário de RH com a função de gerente de RH ou superior em sua organização. O objetivo desta pesquisa era saber como a transição para o trabalho híbrido e remoto afetou os comportamentos tóxicos dos funcionários.
Observação: As capturas de tela dos aplicativos incluídos neste artigo são exemplos para mostrar um recurso no contexto e não pretendem ser endossos ou recomendações.