Luzes que ligam e desligam sozinhas. Termostatos que se ajustam em função do clima e da presença de pessoas. Câmeras de segurança ativadas por movimento. Assistentes de voz. Rastreadores que observam a produtividade dos funcionários e garantem sua segurança – onde quer que estejam.
Tudo isso e muito mais são exemplos de tecnologia inteligente, que está se tornando mais prevalente em ambientes de escritório e negócios de todos os tipos. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais sofisticada e está sendo aplicada a um número cada vez maior de casos de uso.
Do gerenciamento de espaços ao compartilhamento de locais
Por exemplo, o FLOW é uma solução de software da empresa de tecnologia Xovis que monitora o movimento de pessoas dentro de edifícios e pode relatar aos gerentes de escritório sobre detecção de máscara, estatísticas de visitantes, ocupação e benchmarking de localização de distanciamento social. É a tecnologia que está sendo usada para melhorar a eficiência operacional em aeroportos, espaços de exibição e muito mais.
O Kosy Office é outro exemplo — é um espaço virtual que permite que equipes remotas trabalhem como se estivessem cara a cara, ajudando-as a ficarem mais conectadas e colaborativas.
“A tecnologia inteligente está tendo uma influência significativa na conectividade do local de trabalho, com BYOD [bring your own device] e o desenvolvimento da tecnologia vestível agora exigindo que os funcionários tenham mais acesso aos dados de negócios por meio de dispositivos móveis e locais remotos”, disse Yanis Mellata, CEO e cofundador da Kosy Office.
As tecnologias de escritório inteligente não representam soluções de tamanho único. Em vez disso, as empresas determinarão quais tecnologias, em quais configurações, para atender a quais necessidades de negócios, funcionarão melhor para elas.
Como uma empresa usa tecnologia inteligente
A tecnologia inteligente pode ter um impacto significativo no ambiente de trabalho, disse Michelle Hague, gerente de RH da Solar Panels Network, que usa tecnologia de escritório inteligente para:
- Acompanhe a produtividade dos funcionários por meio de dispositivos vestíveis.
- Forneça aos funcionários acesso a feedback em tempo real sobre seu desempenho.
- Acompanhe a localização, velocidade e aceleração para evitar acidentes e lesões.
- Monitore a biometria dos funcionários, como frequência cardíaca e níveis de estresse, para identificar quando eles podem estar em maior risco de lesão.
“Um dos benefícios da tecnologia inteligente é que ela pode ser usada para monitorar a produtividade dos funcionários independentemente da localização”, disse Hague. “Isso significa que as empresas podem estender esses aplicativos aos funcionários que trabalham em casa”.
Embora a tecnologia inteligente ofereça uma gama de aplicações e potenciais benefícios para as organizações, existem algumas desvantagens que devem ser observadas.
Potenciais Desvantagens
A tecnologia inteligente, disse Hague, “pode criar um senso de competição entre os funcionários, o que pode levar a sentimentos de ansiedade ou estresse”. Além disso, ela acrescentou, se essa tecnologia não for implementada e usada adequadamente, pode ser intrusiva.
“É importante pesar essas possíveis desvantagens em relação aos benefícios antes de decidir se deve ou não implementar essa tecnologia em seu local de trabalho”, disse Hague.
Também é importante comunicar de forma clara e completa com os funcionários sobre por que a tecnologia está sendo introduzida e quais são seus benefícios, não apenas para a organização, mas também para os funcionários. Um ponto importante a destacar é que essa tecnologia dá aos funcionários a capacidade de monitorar seu próprio desempenho e ambiente de trabalho e fazer ajustes para serem mais produtivos, engajados e confortáveis.
A tecnologia inteligente também pode representar riscos de segurança adicionais – ela cria pontos de extremidade adicionais onde os hackers podem obter acesso a informações confidenciais pertencentes a empregadores ou funcionários.
Comunicação e Treinamento
Ao implementar qualquer forma de tecnologia inteligente, a comunicação e o treinamento são essenciais para garantir que os funcionários entendam por que ela está sendo adotada, o que se pretende fazer e como usá-la.
“Se uma empresa investe em nova tecnologia, ela também deve gastar em ensinar seu pessoal a utilizá-la”, disse Mellata.
Na verdade, desde o início, envolver os funcionários nas considerações relacionadas à adoção da tecnologia pode ajudar a impulsionar a aceitação e o uso, minimizando a ansiedade e a possível desconfiança.
“Quando os funcionários têm acesso a ferramentas que lhes permitem monitorar seu próprio desempenho e progresso, é mais provável que eles se envolvam em seu trabalho e sejam motivados a melhorar”, disse Hague. “Além disso, a tecnologia inteligente pode ajudar os gerentes a identificar áreas em que os funcionários podem precisar de suporte ou treinamento adicional. Isso pode levar a um local de trabalho mais eficiente e eficaz em geral.”
Lin Grensing-Pophal é um escritor freelance em Chippewa Falls, Wisconsin.
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