A subsidiária Jigsaw do Google está lançando um novo projeto anti-desinformação na Índia, com o objetivo de prevenir informações enganosas que foram acusadas de incitar a violência, disse um alto executivo.
A iniciativa usará vídeos “prebunking” – projetados para combater falsas alegações antes que se espalhem – circulados na plataforma YouTube da empresa e em outros sites de mídia social.
GoogleOs esforços da empresa para desafiar a disseminação de desinformação marcam um contraste com o rival Twitter, que está cortando suas equipes de confiança e segurança, apesar do novo proprietário, Elon Musk, dizer que não se tornará um “país do inferno livre para todos”.
O Google conduziu recentemente um experimento na Europa, onde procurou combater as narrativas anti-refugiados on-line após a invasão russa de Ucrânia.
O experimento na Índia será maior em escopo, pois lidará com vários idiomas locais – bengali, hindi e marata – e cobrirá diversas seções de um país habitado por mais de um bilhão de pessoas.
“Isso apresentou uma oportunidade para pesquisar o prebunking em um mercado não ocidental do sul global”, disse Beth Goldman, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Jigsaw.
Como em outros países, a desinformação se espalha rapidamente pela Índia, principalmente por meio das mídias sociais, criando tensões políticas e religiosas.
Funcionários do governo indiano pediram a empresas de tecnologia como Google, Meta e Twitter que tomem medidas mais fortes contra a disseminação de notícias falsas.
O Ministério da Informação e Radiodifusão (I&B) invocou repetidamente “poderes extraordinários” para bloquear canais do YouTube e algumas contas do Twitter e do Facebook, supostamente usadas para espalhar desinformação prejudicial.
Mensagens inflamatórias também se espalharam pelo serviço de mensagens Whatsapp da Meta, que tem mais de 200 milhões de usuários na Índia. Em 2018, a empresa reduziu o número de vezes que uma mensagem poderia ser encaminhada, depois que falsas alegações sobre sequestradores de crianças levaram a espancamentos em massa de mais de uma dúzia de pessoas, algumas das quais morreram.
Trabalhando em colaboração com a Alfred Landecker Foundation, uma organização pró-democracia com sede na Alemanha, a empresa de investimentos filantrópicos Omidya Network India e vários parceiros regionais menores, Jigsaw produziu cinco vídeos em três idiomas diferentes.
Depois de assistir aos vídeos, os espectadores serão solicitados a preencher um breve questionário de múltipla escolha, projetado para avaliar o que aprenderam sobre desinformação. A pesquisa recente da empresa sobre o assunto sugere que os espectadores têm 5% mais chances de identificar informações incorretas depois de assistir a esses vídeos.
A iniciativa indiana se concentrará em questões que ressoam no país, acrescentou Goldman.
“Ao prevenir os indivíduos e equipá-los para detectar e refutar argumentos enganosos, eles ganham resiliência para serem enganados no futuro.”
Os resultados devem ser publicados no verão de 2023.