Agora você vê um novo rótulo “oficial” em alguns Twitter contas, agora você não.
O Twitter começou a adicionar rótulos “oficiais” cinzas a algumas contas de alto perfil na quarta-feira para indicar que elas são autênticas, a última reviravolta no novo proprietário Elon Muskrevisão caótica da plataforma e seu sistema de verificação. Algumas horas depois, os rótulos começaram a desaparecer.
“Por favor, note que o Twitter fará muitas coisas estúpidas nos próximos meses”, ele twittou. “Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona.”
O lançamento parecia arbitrário, com alguns políticos, agências de notícias e personalidades conhecidas recebendo o rótulo oficial e outros não. Musk pareceu reconhecer a confusão e abraçou seu papel como “Operador de Linha Direta de Reclamações do Twitter” ao convidar os usuários a enviar reclamações.
Sites de mídia como The Associated Press, The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal receberam uma designação oficial, assim como empresas como Nike, Apple e Coca-Cola. E então eles se foram.
Antes de desaparecerem, os rótulos causavam confusão. Por exemplo, os usuários em Londres podiam ver um rótulo “oficial” anexado a uma conta da BBC News, mas o rótulo não aparecia para usuários nos EUA
A personalidade do YouTube e autor John Green observou brincando que ele conseguiu o rótulo, mas seu irmão mais novo e parceiro de “vlogging” Hank Green não fez o corte. Mas então a gravadora de John Green também se foi. Outro YouTuber popular, Marques Brownlee, que publica vídeos sobre tecnologia, twittou que recebeu o rótulo, depois twittou novamente que desapareceu, o que atraiu a atenção do próprio Musk.
“Eu simplesmente arrasei”, respondeu Musk, embora a princípio não tenha ficado claro se ele estava se referindo especificamente à gravadora de Brownlee ou ao projeto inteiro.
O sistema atual do site de usar os chamados “cheques azuis”, que confirmam a autenticidade de uma conta, em breve desaparecerá para aqueles que não pagam uma mensalidade. As marcas de seleção estarão disponíveis em uma data ainda a ser anunciada para qualquer pessoa disposta a pagar uma assinatura de US $ 7,99 por mês, que também incluirá alguns recursos de bônus, como menos anúncios e a capacidade de ter tweets com maior visibilidade do que aqueles provenientes de não assinantes.
O atual sistema de verificação da plataforma está em vigor desde 2009 e foi criado para garantir que contas de alto perfil e voltadas para o público sejam quem dizem ser.
Especialistas expressaram preocupação de que tornar a marca de seleção disponível para qualquer pessoa por uma taxa possa levar a falsificações e à disseminação de desinformação e golpes.
O rótulo cinza – uma cor que tende a se misturar ao fundo, quer você use o modo claro ou escuro para rolar o Twitter – foi um compromisso aparente. Mas esperava-se que levasse a mais confusão, já que os usuários do Twitter acostumados ao cheque azul como marca de autenticidade agora teriam que procurar a designação “oficial” menos óbvia.
Esther Crawford, uma funcionária do Twitter que está trabalhando na revisão da verificação, disse na terça-feira no Twitter que o rótulo “oficial” seria adicionado a “contas selecionadas” quando o novo sistema for lançado.
“Nem todas as contas verificadas anteriormente receberão o selo ‘Oficial’ e o selo não está disponível para compra”, disse Crawford, que recentemente foi alvo de uma foto viral que a mostra dormindo no chão de um escritório do Twitter enquanto trabalhava para atender Musk. prazos.
Crawford disse que aqueles que receberão o selo incluirão contas do governo, empresas comerciais, parceiros de negócios, grandes meios de comunicação, editores e algumas figuras públicas.
Existem cerca de 423.000 contas verificadas no sistema de saída. Muitos deles pertencem a celebridades, empresas e políticos, bem como meios de comunicação.
Mas uma grande parte das contas verificadas pertence a jornalistas individuais, alguns com poucos seguidores em jornais locais e sites de notícias em todo o mundo. A ideia era verificar os repórteres para que suas identidades não pudessem ser usadas para divulgar informações falsas no Twitter.