Início » Questionando a legitimidade do cargo de DevOps

Questionando a legitimidade do cargo de DevOps

by testcodewp
0 comment

As contratações estão em alta, e uma pesquisa rápida no LinkedIn geraria muitos empregos de empresas como Siemens, Boeing, Philips, KPMG India, Zeiss Group, Thomson Reuters e Groww India etc. um ‘Engenheiro de DevOps’. O título do trabalho pode intrigar aqueles que não são bem versados ​​no setor de tecnologia. Pode-se até apreciar a ampla gama de oportunidades (leia-se: funções de trabalho) que a tecnologia permitiu.

A Amazon Web Services define o DevOps como uma combinação de filosofias, práticas e ferramentas culturais que aumentam a capacidade de uma organização de fornecer aplicativos e serviços em alta velocidade, evoluindo e melhorando os produtos mais rapidamente do que as organizações que usam processos tradicionais de desenvolvimento de software e gerenciamento de infraestrutura.

Plataformas Edtech como UpGrad e Educba, que oferecem cursos de DevOps, liste os pré-requisitos e as funções e responsabilidades dos engenheiros de DevOps. A Educba até explica por que precisamos de um engenheiro de DevOps. De acordo com Educba, os engenheiros de DevOps facilitam a transição suave do desenvolvimento de software para a implantação. Geralmente, a equipe de desenvolvimento trabalha no Windows para desenvolver módulos, os testadores usam Linux ou Mac, enquanto a equipe de produção usa um ambiente totalmente diferente. Isso pode dar origem a vários problemas após a implantação. Este é o lugar onde Engenheiros de DevOps desempenham seu papel de facilitar a execução de código em qualquer ambiente.

Então, o DevOps é uma função de trabalho legítima?

Compartilhando um LinkedIn anúncio de emprego para engenheiros de DevOps na Accenture, Anub Sinhafundador e CEO da Opscale, destacou como as equipes de RH de várias organizações estão executando uma “estratégia de palavras de ordem” publicando esses alertas de contratação.

Uri Zaidenwergarquiteto de soluções sênior da Blink Ops, tendo trabalhado como engenheiro de DevOps em várias organizações, sugere que as empresas não precisam contratar para um cargo como esse. Agora, vindo de um engenheiro de DevOps, soa bastante absurdo.

Essas opiniões criaram uma grande agitação no mercado de trabalho. Então, a tecnologia permitiu novos cargos? A função de um engenheiro de DevOps oferece algo novo e único? Ou é apenas uma farsa que as empresas estão usando para parecerem atualizadas?

Bem, se alguém analisasse os alertas de contratação postados por essas empresas que procuram engenheiros de DevOps, eles se perguntariam se esses engenheiros oferecem algum novo conjunto de habilidades.

Por exemplo, um anúncio de emprego recente para Engenheiro Líder de DevOps da Zeta Suite lista “engenheiros de software com inclinação para a engenharia de operações ou vice-versa” como um dos critérios para os candidatos. No Accenture emprego que Sinha apontou, a empresa buscava qualificações mais adequadas para um engenheiro de operações de uma década atrás, quando ‘desenvolvimento’ e ‘operações’ funcionavam em silos.

“As descrições de cargos em quadros de empregos para o mítico engenheiro de DevOps detalham principalmente os conjuntos de habilidades dos engenheiros de construção e automação, e nada sobre transformar organizações a serem adotadas sem atrito práticas de trabalho”, escreveu Gary Woodfine, Diretor Técnico da threenine.co.uk, um fornecedor de software independente especializado em IoT, Field Service e serviços gerenciados associados. A maioria desses anúncios de emprego exige nada mais do que Linux, Segurança e Build com alguma experiência em trabalhar com equipes ágeis.

Por que não há necessidade de contratar um engenheiro de DevOps?

DevOps é essencialmente uma crença, uma ideologia e uma mudança cultural que está no cerne de uma organização. A transição para essa cultura requer uma mudança de mentalidade em toda a TI, que não pode ser realizada simplesmente contratando pessoas dedicadas a uma determinada função. Na verdade, para incorporar a cultura do DevOps, é aconselhável que as empresas contratem candidatos em diferentes funções com base em suas habilidades de resolução de problemas, eficiência e proficiência na automação de processos manuais.

“DevOps é um conjunto de práticas que permitem a entrega de software de alta qualidade, não uma função. Precisa de mais uma mudança cultural, e você não pode resolver isso com uma rápida contratação de ‘Engenheiro de DevOps’”, comenta Sinha.

A cultura do DevOps oferece às equipes de desenvolvimento mais controle sobre o envio do código para a produção.

Aparentemente, as pessoas que atualmente executam a função de engenheiro de DevOps são desenvolvedores envolvidos na implantação e operações de rede ou administradores de sistema ansiosos por scripts e codificação e envolvidos no desenvolvimento para ajustar os testes e a implantação. Assim, são pessoas que ultrapassaram suas áreas de atuação e adquiriram uma visão holística dos ambientes técnicos.

De acordo com Stepan Pushkarev, cofundador e CTO da Provectus, DevOps não é a habilidade de uma pessoa. Em vez disso, todos em uma equipe de desenvolvimento devem conhecer Linux, Janela de encaixeDocker Compose, Kubernetes e Ansible, pelo menos no nível do usuário, e entendem a arquitetura de rede e implantação.

Com a introdução de novas ferramentas como KubernetesELK stack e soluções de infraestrutura em nuvem, agora muitas responsabilidades que os chamados “engenheiros de DevOps lidam até agora” podem ser delegadas aos desenvolvedores.

Zaidenwerg acredita que, se as tarefas de DevOps forem delegadas a pessoas que não são bem versadas em codificação, elas não serão capazes de compreender os problemas reais do código e resolvê-los. Segundo ele, é responsabilidade dos desenvolvedores atender às demandas dos usuários e proporcionar a eles a experiência de usuário desejada. Assim, contratar engenheiros comprometidos com as necessidades de seus clientes é mais sábio do que contratar engenheiros DevOps.

Empacotando

Donovan Brown, Microsoft DevOps Program Manager, diz: “DevOps é a união de pessoas, processos e produtos para permitir a entrega contínua de valor aos nossos usuários finais. Você não pode comprar DevOps e instalá-lo. DevOps não é apenas automação ou infraestrutura como código. DevOps são pessoas seguindo um processo habilitado por subprodutos para entregar valor aos usuários finais.”

Zaidenwerg opina que, no futuro, todos os desenvolvedores precisarão entender e praticar DevOps. Segundo ele, os desenvolvedores seriam mais eficientes em seu trabalho se entendessem o que é preciso para executar seus aplicativos e como torná-los seguros e escaláveis.

Reconhecendo o papel do engenheiro de DevOps, Zaidenwerg diz: “As pessoas estão contratando engenheiros de DevOps. E as pessoas estão trabalhando como engenheiros de DevOps, e esse é o título, então sim, existem funções de engenheiro de DevOps. A questão é que deveria existir? Acredito que não deveria. Bem, porque derrota o propósito do DevOps. DevOps é sobre remover os silos entre desenvolvedores e operações e ter um engenheiro de DevOps para fazer as operações. Isso é apenas renomear o administrador do sistema, não remover nenhum dos silos.”

“Acredito que daqui a alguns anos teremos automação suficiente e serviços de terceiros em automação de nuvem para tornar a função de engenheiro de DevOps fácil o suficiente para ser feita pelos desenvolvedores sem que eles invistam muito tempo nisso”, conclui.

You may also like

Sobre nós

Contrate mais fácil, mais rápido e mais eficiente.

Nosso sistema testa e avalia a lógica de programação e o código fonte dos seus candidatos e retorna automaticamente para você com o perfil do profissional e o dashboard dos resultados.

@2022 – All Right Reserved. Designed and Developed by blog.testcode.dev.br