Com muitas organizações lutando para encontrar candidatos suficientes para preencher as vagas, as novidades do produto HCM na abertura da conferência Oracle CloudWorld hoje estão focadas no recrutamento. Um novo complemento do Oracle Fusion Cloud Recruiting chamado Oracle Recruiting Booster visa automatizar e personalizar o processo de recrutamento. Aprendi mais em um pré-briefing com Yvette Cameron, SVP Global Cloud HCM Product Strategy da Oracle. Ela diz:
Sentimos que os recrutadores e as organizações têm um novo trabalho a fazer, um novo tipo de trabalho diferente, eles precisam se concentrar em encontrar os candidatos onde estão, precisam ser muito mais personalizados em sua abordagem e garantir uma experiência consistente.
O novo complemento visa substituir uma variedade de soluções pontuais que surgiram nos estágios iniciais do processo de recrutamento, para fornecer uma experiência mais simplificada e completa para os candidatos. Cameron detalha:
É importante entender que o mercado está repleto de fornecedores de tecnologia de nicho, que se concentram no processo de gerenciamento de entrevistas ou no gerenciamento de eventos – criando e comunicando os eventos de contratação de sua organização. [There are] diferentes ferramentas para o ATS real ou o processo de integração.
Cada um desses processos individuais, nos quais você precisa integrá-los, é um ponto de atrito para o candidato que introduz novas experiências e é um possível ponto de desistência para seu candidato. Toda vez que há um ponto de atrito, essa é outra oportunidade de perder o candidato em seu processo de contratação.
Os principais componentes do novo add-on incluem:
- A funcionalidade de eventos de contratação, incorporada ao portal de empregos do Oracle Recruiting, torna mais fácil para os recrutadores criar listas de eventos, páginas de registro e questionários de pré-triagem, ou promover para grupos de candidatos específicos e, em seguida, acompanhar o registro e a participação.
- Mensagens bidirecionais via SMS e e-mail, com total visibilidade do histórico de engajamento de cada candidato.
- Recursos expandidos de assistente digital para ajudar a automatizar as principais etapas do processo de contratação.
- Suporte para agendamento de entrevistas e um único local centralizado para visualizar todas as informações de candidatos e entrevistas.
Experiência conjunta
Ao mesmo tempo, outras ferramentas de suporte, como testes de aptidão e análise de comportamento em entrevistas, ainda podem ser integradas à solução. O importante é fornecer uma experiência mais integrada que flua desde o primeiro contato até a experiência do funcionário após o ingresso, como explica Cameron:
As ferramentas que estamos usando, a aparência, a interação, o uso do assistente móvel e digital, é a mesma experiência que eles terão quando forem contratados e integrados à organização e depois ao longo de sua carreira. Um dos desafios, eu acho, para as organizações hoje é que você tem essas experiências reunidas, você tenta colocar uma experiência única, atraente e envolvente para os candidatos. E então, quando eles entram na organização de RH, é diferente. Estamos unificando isso para uma melhor promoção de sua cultura e apenas para não ter essa diferença gritante entre pré e pós-contratação.
Um novo componente da experiência do funcionário é o Oracle ME, um novo conjunto de ferramentas apresentado no início deste ano para fornecer suporte contextual altamente personalizado de forma proativa, tudo dentro de uma experiência de usuário, tecnologia e estrutura de segurança consistentes. Comentários de Cameron:
Levamos informações aos indivíduos de forma proativa. Garantimos que as informações e o suporte sejam facilmente acessíveis. Esse suporte é tudo, desde transações a informações até conectar você a outras pessoas na organização com muita facilidade. Portanto, é uma experiência unificada consistente, totalmente segura, tudo nessa aparência e interação consistentes.
Check-ins mais frequentes
Um dos componentes do Oracle ME é um novo recurso de ‘pontos de contato’, que incentiva check-ins mais frequentes sobre o sentimento dos funcionários e feedback dos gerentes do que a tradicional revisão trimestral ou anual. A IA fornece cutucadas e sugestões oportunas para fazer conexões, e os gerentes podem acompanhar as tendências de sentimentos dos indivíduos e de toda a equipe. Cameron acrescenta:
Nosso motivador por trás dessa funcionalidade foi melhorar o relacionamento e a confiança entre funcionários e gerentes e ajudar os gerentes a serem mais responsáveis perante os funcionários, ao mesmo tempo em que entendem o sentimento diário de suas equipes na força de trabalho.
Juntamente com o anúncio de recrutamento de hoje, a Oracle também reiterou suas ofertas de HCM para clientes de saúde, como parte de um foco mais amplo no setor no Cloud World deste ano na sequência da aquisição da Cerner. Isso inclui melhorias no agendamento, que se concentram em uma necessidade específica dos profissionais de saúde no momento. Cameron detalha:
A maneira como você programa sua força de trabalho é muito diferente, é claro, de como programamos em alta tecnologia ou varejo, etc. Estamos aprimorando nossa capacidade de programação para atender às necessidades exclusivas dos clientes hospitalares. O agendamento eficaz não é apenas uma questão de conformidade, mas é uma questão de experiência do funcionário – a capacidade dos indivíduos de ter os turnos certos, ter o equilíbrio certo, ser capaz de trocar de forma adequada, mas tudo dentro da conformidade e dos requisitos de, digamos, contratos sindicais ou hospital política, etc. É uma grande parte e contribuidor para a experiência e bem-estar geral dos funcionários, mas também é uma necessidade incrível garantir que você esteja fornecendo as habilidades e os indivíduos certos para apoiar os pacientes.
Minha vez
Forte foco geral aqui da Oracle em melhorar a experiência de funcionários individuais e dar a eles mais agência em sua própria jornada de trabalho.