Haverá muitas vezes ao longo de nossa carreira, especialmente durante tempos tumultuados, em que a tomada de decisões éticas desempenhará um papel importante na forma como lideramos. A tomada de decisão ética começa com a auto-responsabilidade. Como profissionais de RH, temos a obrigação de fazer o que é certo para os funcionários, a organização e a sociedade em geral – tanto quando todos estão procurando e quando ninguém está olhando.
Ao longo da minha carreira, estive em situações em que fazer a coisa certa exigia que eu colocasse meu trabalho em risco. Essas não eram escolhas fáceis de fazer, mas eram necessárias para mudar a cultura, reconstruir uma organização ou garantir que a organização e seu pessoal agissem de forma ética.
- Não fale apenas de ética, ser sobre isso. A tomada de decisão ética começa no topo. Modele o comportamento com o qual você deseja que as pessoas se envolvam em toda a organização. Falar sobre ética e conduta não significa nada se os tomadores de decisão de alto nível não forem mantidos no mesmo padrão que todos os outros em níveis inferiores. Nem um membro do conselho de administração nem a recepcionista, por exemplo, devem receber ingressos grátis ou outras vantagens por fazer negócios com um fornecedor.
- Defina expectativas e crie responsabilidade. A tomada de decisões e os comportamentos éticos começam com as expectativas. Certifique-se de que essas expectativas sejam razoáveis. Há casos em todos os setores em que expectativas extremas ou excessivas levaram a decisões antiéticas. Espere responsabilidade para cima e para baixo no organograma. Incluir um componente de ética nas avaliações de desempenho, metas e objetivos.
- Fazer cumprir os códigos de ética, conduta e responsabilidade profissional. O código de ética da organização precisa ser mais do que apenas uma placa na parede da sala de conferências, uma política no manual do funcionário ou um módulo de treinamento de clique para ser assinado uma vez por ano. Todos precisam viver e respirar o código. A liderança deve comunicar as expectativas éticas da organização – e encontrar essas próprias expectativas.
- Definir o papel do RH na tomada de decisões éticas. Pratique o que você prega. Os profissionais de RH devem liderar e conduzir a tomada de decisões éticas em todos os locais de trabalho, modelando as expectativas e certificando-se de que haja responsabilidade. SHRM oferece grande modelos para desenvolver um código de ética e conduta empresarial, bem como kits de ferramentas para a compreensão e treinamento na disciplina de ética de RH. O próprio SHRM tem um Código de Ética que aborda responsabilidade profissional, desenvolvimento profissional, liderança ética, equidade e justiça, conflitos de interesse e uso de informações.
Um dos componentes mais importantes da SHRM Corpo de Habilidades e Conhecimentos Aplicados—a base para a certificação SHRM—é a competência comportamental do Prática Ética. Isto cobra dos profissionais de RH “manter altos níveis de integridade pessoal e profissional e agir como um agente ético que promove valores fundamentais, integridade e responsabilidade em toda a organização”.
Enquanto escrevo este artigo, acabei de concluir o ensino da seção de ética de uma aula preparatória para o exame de certificação SHRM. Também fiz recentemente uma apresentação sobre mau comportamento organizacional em uma conferência estadual. No meu curso de ética nos negócios, focamos em estudos de caso e cenários que impulsionam a discussão e a tomada de decisões. Incorporar histórias do mundo real e exemplos de nossas carreiras agrega valor a qualquer treinamento ou discussão sobre ética.
A ética terá impacto em todos os profissionais de RH. Fazer o que é certo sempre é o modelo que devemos abraçar e viver ao longo de nossas carreiras. A responsabilidade começa por nós mesmos. Manter a organização e os funcionários em um padrão mais alto inclui o RH, em primeiro lugar.
Matthew W. Burr, SHRM-SCP, é proprietário da Burr Consulting, LLC, Elmira, NY e McKinney, Texas, e coproprietário da Labor Love, LLC, consultor de RH, professor adjunto e mediador de plantão e – Finder para o Conselho de Relações de Emprego Público do Estado de Nova York.
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